O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. INTERIORS: Breaking Bad

INTERIORS: Breaking Bad

INTERIORS: Breaking Bad
INTERIORS: Breaking Bad, Cortesia de INTERIORS Journal
Cortesia de INTERIORS Journal

Interiors é um jornal online de cinema e arquitetura, publicado por Mehruss Jon Ahi e Armen Karaoghlanian. Interiors tem uma coluna exclusiva na página ArchDaily, onde analisa e diagrama espacialmente alguns filmes e séries.

A Era de Ouro da televisão abriu caminho para programas que vão contra os modelos narrativos tradicionais. Ao longo de seus cinco anos, Breaking Bad efetivamente transformou seu protagonista em um antagonista, colocando seu herói/anti-herói em um cenário distinto. Neste sentido, o uso dos espaços e locações em Breaking Bad, filmado em Albuquerque, é digno de atenção, desde o uso de locações reais que servem de pano de fundo para os negócios (lava carros, Los Pollos Hermanos) até a construção de cenários para as casas dos personagens (a casa de Walter White e de Jesse Pinkman).

Em nossa análise, focamos em três diferentes espaços onde Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul) produzem sua metanfetamina: o RV, o Superlab e os laboratórios improvisados em Albuquerque. Estes espaços, que têm muito do caráter do próprio Walter White - um professor de química que sua sua profissão como fachada para sua nova vida de senhor das drogas -, são dissimulados por suas aparências exteriores, misturando-se com seus arredores.

Os diagramas a seguir mostram um momento em que Walter e Jesse cozinham metanfetamina. Estes espaços se baseiam, respectivamente, nos episódios "4 Days Out" (RV), "Fly" (Superlab) e "Hazard Play" (os laboratórios improvisados). Além de representar diferentes locais onde Walter e Jesse cozinham, cada diagrama foca em diferentes etapas do processo: medir os ingredientes (RV), cozinhar (Superlab), e esperar a metanfetamina secar (laboratórios improvisados). 

Medindo no RV. Cortesia de INTERIORS Journal
Medindo no RV. Cortesia de INTERIORS Journal

O RV

O RV, uma motorhome de 1986 que aparece pela primeira vez no primeiro episódio, define um aspecto importante de Breaking Bad. É o local onde Walter e Jesse cozinham metanfetamina juntos pela primeira vez, mas é também um lugar de encontro para estes dois personagens ao longo da série. 

O RV se camufla enquanto veículo, escondendo o laboratório construído em seu interior. O veículo proporciona aos protagonistas a liberdade de se deslocar enquanto cozinham, tornando-os "evasivos". Walter e Jesse cozinham em áreas isoladas, no meio do deserto e, como donos do veículo, são seus próprios chefes e podem levar seu laboratório a qualquer parte. 

Contudo, seu "laboratório móvel" está longe de algo profissional. É um espaço de trabalho decente apenas devido aos conhecimentos de Walter em química, mas ambos ficam bastante restritos espacialmente, o que prejudica seu fluxo de trabalho. 

Há dois RVs usados para Breaking Bad; um veículo inteiro para as cenas externas e outro, desmontado e reconstruído para as cenas internas. Isto proporcionou maior liberdade durante as filmagens; divisórias removíveis davam à produção controle completo sobre o espaço.

Em "Más", descobrimos mais sobre o RV, incluindo o fato de Jesse tê-lo comprado de Combo, que o roubou de sua mãe. Em "Sunset", Hank Schrader (Dean Norris) relaciona Jesse ao veículo, quando, então, Walter o destrói, cortando os laços com o motorhome. Ao fazer isso, percebemos que este "espaço" é descartável. Ao contrário de um edifício real, um veículo pode facilmente desaparecer, se necessário. 

O dono do ferro-velho comenta que o RV será destruído a ponto de ficar irreconhecível e será despachado de navio para a China, onde será vendido como mobiliário externo. Mesmo após ser completamente destruído, ainda há um propósito para o RV. Evidentemente, nenhum dos veículos foi realmente destruído na cena; na realidade, o RV aparece novamente em um flashback em “Ozymandias.”

Em nossa análise, observamos o espaço do RV no episódio "4 Days Out". Neste, Walter e Jesse estão presos no deserto após a bateria do RV descarregar. Este episódio confina os personagens, assim como os espectadores, no espaço do RV. Embora passemos o episódio inteiro dentro do laboratório, nossa análise foca na relação entre os dois personagens, e não na relação deles com a produção de metanfetamina.

Cozinhando no Superlab. Cortesia de INTERIORS Journal
Cozinhando no Superlab. Cortesia de INTERIORS Journal

O Superlab

O Superlab - um local físico - um laboratório que vale milhões de dólares localizado sob uma lavanderia industrial, é um avanço significativo em termos de espaço para Walter e Jesse. Neste ponto de suas carreiras, os protagonistas são parte de um complexo império das drogas, e não é apenas seu espaço de trabalho que foi atualizado. O RV refletia a insipidez da vida de Walter; quando ele se torna um lorde das drogas, seu espaço de trabalho reflete seu papel neste império. 

Nesta cena, Walter e Jesse tornam-se cozinheiro profissionais, não mais amadores. São agora empregados por outra pessoa. O Superlab aparece pela primeira vez em "Más", um episódio em que Gustavo apresenta a Walter as instalações. 

É interessante notar que o RV é imediatamente destruído após sermos apresentados ao Superlab, como se estes dois espaços não pudessem coexistir. Neste sentido, o Superlab substituiu o primeiro laboratório como locação principal.

O Superlab é construído por Gustavo Fring (Giancarlo Esposito), com a ajuda de Gale Boetticher (David Costabile), com o propósito de lidar com quantidades industriais de metanfetamina. A mercadoria é, então, despachada nos caminhões de Los Pollos Hermanos. 

O Superlab é extremamente limpo e moderno, um local de trabalho profissional que atende aos padrões de Walter. No entanto, permanece oculto devido à sua aparência exterior, que se assemelha a um negócio qualquer.

Cenas do RV (acima), Superlab (centro) e um laboratório improvisado (abaixo). Cortesia de INTERIORS Journal
Cenas do RV (acima), Superlab (centro) e um laboratório improvisado (abaixo). Cortesia de INTERIORS Journal

Contudo, Walter e Jesse, não estão mais no controle total de seu espaço de trabalho. Isto é posteriormente enfatizado em "Madrigal", quando Gustavo instala câmeras de segurança para monitorar suas atividades no laboratório. Gustavo também tem um sócio, Mike (Jonathan Banks) e Tyrus (Ray Campbell), que eventualmente aparecem. Walter e Jesse agora estão sendo observados e perderam sua liberdade. Tornaram-se "ratos de laboratório".

O laboratório consiste em uma escadaria que leva ao principal espaço de trabalho. Na primeira aparição do laboratório, todos os equipamentos estavam ainda embalados, mostrando que o local fora construído especialmente para Walter. Gustavo comenta sobre o espaço, dizendo que os sistemas de filtragem são de ponta e que seus vapores não terão odor algum e serão conduzidos pelas mesmas instalações da lavanderia. Isto nos deixa cientes de quão impecável é o lugar - desde seu projeto, sua construção e sua camuflagem, o Superlab é indetectável ao público.

O Superlab é destruído em "Face Off". Walter mata Gus e destrói, juntamento com Jesse, o laboratório. Neste episódio, químicos inflamáveis queimam o lugar, enquanto Walter e Jesse tentam não deixar pistas, limpando suas impressões digitais. O laboratório aparece novamente em "Live Free or Die", quando Hank Schrader e Steven Gomez (Steven Michael Quezada) investigam o caso.

O Superlab foi construído no Albuquerque Studios (Q Studios), mas suas cenas externas foram filmadas em uma locação real, Delta Uniform & Linens. No entanto, o nome da lavanderia que aparece na série é Lavandería Brillante.

Em nossa análise, observamos o espaço do Superlab no episódio "Fly", inteiramente dedicado ao espaço do laboratório. Neste episódio, Walter e Jesse procuram desesperadamente por uma mosca presa neste local esterelizado. Novamente, os personagens e os espectadores estão confinados e, como no RV, buscamos melhor compreender a relação entre estes dois personagens.

Esperando a metanfetamina secar em um laboratótio improvisado. Cortesia de INTERIORS Journal
Esperando a metanfetamina secar em um laboratótio improvisado. Cortesia de INTERIORS Journal

Os Laboratórios Improvisados (Makeshift Labs)

Nas temporadas finais da série, Walter e Jesse retomam a produção para sobreviver. Mike se junta aos dois em uma nova sociedade. Esta nova empreitada consiste em cozinhar na casa de outras pessoas, disfarçados como uma empresa de controle de pestes, conhecida como  Vamonos Pest Control.

Ao usar a casa das pessoas para a produção de metanfetamina, Walter e Jesse constroem uma tenda na sala de estar, que serve de local de trabalho. Estes "laboratórios improvisados" são significantes em termos de espaço pois, ao contrário do RV e do Superlab, não são uma locação única. Estes laboratórios "provisórios" são usados apenas por poucos dias. 

Os laboratórios improvisados criam espaços dentro de espaços. São montados dentro de tendas no interior da sala de estar de uma casa. Neste sentido, o espaço é, novamente, oculto pela aparência externa da casa. Também é interessante notar que os proprietários da casa não estão cientes de que um laboratório de metanfetamina foi construído em suas casas. Este laboratórios aparecem, pela primeira vez, em "Hazard Play". Episódio que mostra a construção e a posterior desconstrução de um destes ambientes. 

Walter e Jesse estão novamente no controle da situação. Trabalham por si e são seus próprios chefes, mas não têm controle físico do espaço pois dependem das casas onde se instalam e estão sempre trabalhando contra o tempo.

Em um plano aéreo da vizinhança, observamos tendas instaladas em várias casas, enfatizando como seu trabalho (e a própria metanfetamina) está se espalhando pelas residências das pessoas. As casas usadas para estas cenas dos laboratórios improvisados são reais. Em nossa análise, observamos a primeira vez que Walter e Jesse cozinham em uma destas casas.

Estes e outros diagramas estão disponíveis para compra em nossa Loja Oficial.

Cortesia de INTERIORS Journal
Cortesia de INTERIORS Journal

Interiors é um jornal online, publicado dia 15 de cada mês, que analisa filmes e séries em termos espaciais. É dirigido por Mehruss Jon Ahi e Armen Karaoghlanian. Dê uma olhada em sua página oficial.

Cita: INTERIORS Journal. "INTERIORS: Breaking Bad" [INTERIORS: Breaking Bad] 10 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/145662/interiors-breaking-bad> ISSN 0719-8906