O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Polêmica sobre o corredor cultural e turístico Tacubaya Luis Barragán

Polêmica sobre o corredor cultural e turístico Tacubaya Luis Barragán

Polêmica sobre o corredor cultural e turístico Tacubaya Luis Barragán
Polêmica sobre o corredor cultural e turístico Tacubaya Luis Barragán, Cortesia de La Jornada
Cortesia de La Jornada

No dia 19 de agosto foi anunciado o resgate da "Vieja Tacubaya" através do projeto do corredor turístico e cultural Luis Barragán, que converteria o bairro em um destino turístico e recuperaria os espaços públicos ao incorporar a casa de Barragán, o centro histórico e a alameda Tacubaya.

Mais informações a seguir.

O projeto incluirá o resgate dos comércios, melhorará as condições das residências e criará diretrizes para o comércio ambulante, além de resgatar mercados, lanchonetes, bares e cafés. O projeto também considera as casas Amarilla e de La Bola, os mercados Cartagena, Peña Manterola e El Chorrito, a explanada cívica e a praça Charles de Gaulle, e contará, para isso, com o investimento de 140 milhões.

No dia seguinte, 20 de agosto, foi divulgada a notícia através do jornal La Jornada, mas, diferentemente do dia anterior, a notícia contava com uma imagem do projeto.

A polêmica não tardou. A página Arquine publicou dois artigos sobre o tema. O mais recente coloca em dúvida a origem e a existência de uma convocatória de concurso, um projeto administrado "na mais absoluta opacidade". Também se colocou em questão a qualidade formal do projeto que, ao que parece, terá um passeio peatonal que passa pelo interior de um espaço que se assemelha a um estacionamento.

O outro artigo referencia o projeto como "uma cópia mal feira de versões anteriores que se repetiram até à caricatura: um derivado de má qualidade. O edifício, ao que tudo indica de tamanho inadequado ao local onde será construído, repete o gesto de Barragán - próximo à rua - porém desajeitado, e é acompanhado, supõe-se, de projetos que visam transformar a rua onde está a casa de Barragán em um passeio peatonal, ampliar o mercado, e algumas outras coisas que não foram mostradas mas que, se forem tão ruins quanto o que foi divulgado, antecipam um desastre. Por que fazer assim as coisas?

O concurso de arquitetura surge como um mecanismo democrático e necessário tanto para abrir o projeto à esfera cidadã quanto para ampliar a participação da comunidade de arquitetos. 

Sobre este autor
Javiera González
Autor
Cita: González, Javiera. "Polêmica sobre o corredor cultural e turístico Tacubaya Luis Barragán" [Polémica por el proyecto corredor turístico y cultural Tacubaya Luis Barragán] 06 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/144085/polemica-sobre-o-corredor-cultural-e-turistico-tacubaya-luis-barragan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.