Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Trienal de Lisboa / Close, Closer

Trienal de Lisboa / Close, Closer

Trienal de Lisboa / Close, Closer
Trienal de Lisboa / Close, Closer, Cortesia de Close, Closer
Cortesia de Close, Closer

Hoje, 12 de setembro, acontece a abertura da Trienal de Lisboa Close, Closer.

A curadoria proposta por Beatrice Galilee (Londres), em conjunto com José Esparza (México), Mariana Pestana (Londres) e Liam Young (Londres) não busca celebrar a beleza, qualidade e consciência das obras expostas, algo que para os arquitetos é fundamental; sua intenção é, por outro lado, abrir o debate para a reconsideração dos aspectos da prática arquitetônica que são importantes aos 99% restantes, examinando as formas políticas, tecnológicas, emocionais e institucionais da prática espacial. Buscando estar perto, mais perto.

© Lynton Pepper
© Lynton Pepper

Mais informações a seguir.

"De setembro a dezembro de 2013, a Trienal de Arquitetura de Lisboa será uma plataforma fundamental para a pluralidade da prática espacial contemporânea. Os eventos e exposições apresentarão a arquitetura como uma disciplina que não é exclusiva aos profissionais, ou definida apenas por edifícios, mas como um campo cada vez mais amplo ao qual sociólogos, cientistas, curadores e artistas estão vinculados de forma dinâmica".

“Close, Closer contará com três exposições, um programa público, uma série de publicações digitais, um prêmio para estudantes, o Prêmio Debut para jovens arquitetos, e um prêmio para a Trajetória. Nesta edição há, também, um novo tipo de competição, chamada Crisis Buster, que concede um número limitado de bolsas de estudo às equipes que apresentarem projetos de curto a longo prazo para Lisboa." 

México na Trienal:

Cortesia de Close, Closer
Cortesia de Close, Closer

A América Latina está presente em Close, Closer através de José Esparza, arquiteto mexicano que tem trabalhado como curador e correspondente da revista Domus em Nova Iorque.

Cortesia de Frida Escobedo
Cortesia de Frida Escobedo

Seu trabalho foca no New Publics, "um programa público de três meses de duração que pretende ser o cenário central da pluralidade na produção da prática espacial contemporânea, com o objetivo de proporcionar uma plataforma para a articulação de agendas claras com maiores ambições cívicas. O programa se apresenta como um foro para materializar a multiplicidade de argumentos e criar coletivamente estratégias efetivas de mudança estrutural."

Cortesia de Frida Escobedo
Cortesia de Frida Escobedo

Outra representante da arquitetura mexicana, Frida Escobedo, propõe o Civic Stage, um palco circular localizado em uma das praças principais cuja inclinação muda de acordo com a quantidade e posição das pessoas.

Cortesia de Frida Escobedo
Cortesia de Frida Escobedo

Chile:

O escritório de arquitetura chileno Pezo & von Ellrichshausen realizou uma instalação intitulada "Crux pavilion" como parte do projeto Kairos, idealizado pelos arquitetos Tim Simons (Alemanha) e João Quintela (Portugal) para o espaço cultural Lx Factory de Lisboa.

© Diana Quintela
© Diana Quintela

Francisca Benitez, chilena residindo em Nova Iorque, também estará participando da seção New Publics.

Sobre este autor
Cita: González, Javiera. "Trienal de Lisboa / Close, Closer" [Trienal de Lisboa / Close, Closer] 12 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/140328/trienal-de-lisboa-slash-close-closer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.