O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em foco: Eliel & Eero Saarinen!

Em foco: Eliel & Eero Saarinen!

Em foco: Eliel & Eero Saarinen!
Em foco: Eliel & Eero Saarinen!

Talvez a mais famosa dupla de pai e filho no mundo da arquitetura, Eliel e Eero Saarinen dividem mais que o sobrenome. Os dois designers influenciaram profundamente as cidades onde trabalharam, ambos foram laureados com a AIA Gold Medal e, estranhamente, ambos comemoram aniversário no mesmo dia.

© Exothermic Em foco: Eliel & Eero Saarinen! Em foco: Eliel & Eero Saarinen! Em foco: Eliel & Eero Saarinen! + 7

©MWAA
©MWAA

Mas quando se trata de seus respectivos "estilos" arquitetônicos, cessam as comparações. Eliel Saarinen(1873 - 1950) era conhecido na Finlândia, local onde nasceu, pelos seus trabalhos inspirados no estilo art-nouveau (um estilo posteriormente batizado de Estilo Romântico Nacional), que tem na Estação Ferroviária Central de Helsinki o maior expoente.

Eero Saarinen (1910–1961), entretanto, foi reconhecido como um dos líderes do Estilo Internacional, com projetos orgânicos, curvos, que transformaram a paisagem americana. Nós, do ArchDaily Brasil e ArchDaily, já mostramos algumas de suas obras na seção de Clássicos da Arquitetura: o David S. Ingalls Skating Rink, o famoso TWA Terminal, a Capela do MIT, a Miller House e o Portal de St. Louis. A exibição Eero Saarinen: A Reputation for Innovationaberta em abril deste ano apresentou dois projetos essenciais obra de Saarinen: a não concluída Smithsonian Gallery of Art, que seria o primeiro museu de arte moderna de Washington D.C., e o Dulles International Airport.

Eliel, apesar de ser um arquiteto e urbanista respeitado na Europa (ele, de fato, ajudou a moldar algumas cidades na Finlândia, Hungria e Estônia), decidiu emigrar para os EUA após sua proposta para o Chcago's Tribune Tower - que ficou em segundo lugar - ter sido adotada em Houston, Texas. Saarinen, com sua esposa e família (Eero tinha 13 anos na época), se mudou para Michigan e se tornou presidente da Cranbook Academy of Art (projetando muitos dos edifícios do campus) e professor na University of Michigan.

Cadeira Tulipa, co-projetada por Eero Saarinen e seu amigo Charles Eames. Fotografia: CC <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/'>Wikimedia</a> Commons User Knoll.com.
Cadeira Tulipa, co-projetada por Eero Saarinen e seu amigo Charles Eames. Fotografia: CC Wikimedia Commons User Knoll.com.

Eero, que se tornaria mais tarde um dos mais importantes arquitetos americanos da metade do século XX, iniciou seus estudos de escultura e mobiliário na Cranbook Academy of Art, onde se tornou amigo de Charles e Ray Eames e Florence Knoll. Charles Eames e Eero atraíram olhares com seu trabalho em conjunto: a "Cadeira Tulipa", um clássico do design industrial que foi produzido em série pela companhia Knoll (fundada pelo marido de Florence)

Eero começou a receber credibilidade no mundo da arquitetura quando recebeu o primeiro prêmio na competição de 1948 para o projeto do Jefferson National Expansion Memorial (o Portal, concluído nos anos 60).

Após seu pai falecer em 1950, Saarinen fundou seu próprio escritório de arquitetura, “Eero Saarinen and Associates", estúdio que não apenas projetaria as sedes para a John Deere, GM, IBM, e CBS, mas também os clássicos mencionados acima. Curiosamente, Eero fez parte do júri do concurso para a Ópera de Sydney- e, sem surpresas, este projeto compartilha muitas das qualidades dos projetos de Eero: expressividade, formas curvas e cascas de concreto.

Eero faleceu com 51 anos, apenas 11 anos após seu pai, em decorrência de um tumor cerebral. Rememore sua imensurável contribuição à história da arquitetura através dos clássicos a seguir:

 

Via Wikipedia e The Huffington Post

Cita: Quirk, Vanessa. "Em foco: Eliel & Eero Saarinen!" [Spotlight: Eliel & Eero Saarinen] 20 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135330/em-foco-eliel-and-eero-saarinen> ISSN 0719-8906