O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Primeiro Lugar no Concurso Fundación Konecta: projeto "Se Vende"

Primeiro Lugar no Concurso Fundación Konecta: projeto "Se Vende"

Primeiro Lugar no Concurso Fundación Konecta: projeto "Se Vende"
Primeiro Lugar no Concurso Fundación Konecta: projeto "Se Vende", Cortesia de SMXL
Cortesia de SMXL

O resultado do Segundo Concurso de Arquitetura Social da fundação Konecta foi divulgado no último 16 de julho. Com o lema "Arquitetura para uma crise", o júri, composto por uma banca de renomados arquitetos espanhóis, elegeu um vencedor dentre as 61 propostas recebidas.

A proposta vencedora foi "Se Vende", por Marta Mellado e Xavier Fontanet, do escritório SMXL. A proposta visa a reutilização das estruturas abandonadas de obras inacabadas - produtos da crise - para fornecer um espaço provisório a famílias desalojadas, vítimas da crise financeira.

A seguir, a lista de membros do júri e a descrição do projeto pelos autores.

Mariano Aísa, Vice presidente da Fundación Konecta
Enrique Polanco, Presidente Art Fairs S.L.
Concha Dominguez de Posada, Arquiteta
Fuensanta Nieto, Arquiteta
Juan Navarro Baldeweg, Arquiteto
Andrés Jaque, Arquiteto
Julio Jiménez, Arquiteto
Pedro Feduchi, Arquiteto
Ariadna Cantis, Arquiteta
Rocío Bardín, Secretário de júri

SE VENDE

Seguindo a onda de construção que afetou todo o país, restam, como após um tsunami, as ruínas de um sistema de crescimento desenfreado sob a aparência de esqueletos vazios de edifícios inacabados. Estes espaços, novos resíduos de um sistema econômico incapaz de assimilá-los, representam por um lado o território com que a arquitetura dos anos seguintes terá que enfrentar e, por outro, um valioso recurso a partir do qual pode-se responder as demandas sociais emergentes do cenário de crise atual.

Cortesia de SMXL
Cortesia de SMXL

Nossa proposta compreende estes esqueletos, edifícios públicos e privados que permanecem vazios, ao invés de serem usados como espaços de oportunidade para o desenvolvimento de novos focos que permitam aos cidadão acesso direto a gestão coletiva de novas formas de habitação.

Proposta

Os desalojamentos são um problema atual que afetam muitas famílias na Espanha. A proposta pretende criar moradias modulares, flexíveis e sustentáveis para as famílias desalojadas pelas consequências da crise. Serão alojamentos temporários onde cada família permanecerá o tempo que for necessário para que a sua situação financeira seja restabelecida.

Onde

Estas novas estruturas habitacionais serão implantadas onde houver a infraestrutura necessária, ou seja, locais com estruturas abandonadas de obras inacabadas. As vantagens da apropriação desses gigantes abandonados tem a ver com o fato destas estruturas serem projetos de vários quarteirões, por isso capazes de gerar uma nova comunidade que já dispõe de pisos e lajes; os módulos que necessários são apenas de fachada e de instalações. Sendo estruturas que abrigarão várias casas, o aproveitamento energético acontece coletivamente, tornando o projeto mais sustentável.

Cortesia de SMXL
Cortesia de SMXL

Estrutura

Deve-se condicionar a estrutura existente para gerar uma nova vida em seu interior. Será utilizado um sistema de andaimes para delimitar o perímetro da fachada, que servirá de suporte para os módulos que definem os usos funcionais das novas moradias.

Módulos

Os módulos conterão as instalações prediais, ou seja, os sistemas de água e luz, além de abrigar as cozinhas e banheiros das unidades. Cada usuário possuirá quantos módulos considerar necessário.

Montagem

Cortesia de SMXL
Cortesia de SMXL

O sistema construtivo por meio de andaimes permite uma montagem rápida e fácil. O projeto será executado com base na quantidade de unidades necessárias dentro de cada estrutura. Os módulos também são de fácil montagem.

Habitação

Cada estrutura abrigará um número diferente de casas, que será determinado pelas necessidades das famílias. A organização de cada casa será flexível e definida pelo próprio usuário.

Autores: Marta Mellado Crespo, Xavier Fontanet Adrover

Sobre os autores:

Mellado Marta Crespo, Málaga. Estudou Arquitetura na ETSA de Granada e na Ecole d'Architecture et du Paisaje de Bordeaux, obtendo seu título em 2011. Durante a graduação realizou pesquisas em Málaga, Granada e Madrid. Em 2009, trabalhou no estúdio Van Mourik de Rotterdam, na Holanda, onde ampliou sua experiência a nível internacional. Em 2011 trabalhou na FM arquitectos (CBRE) e, desde que terminou a graduação, trabalha em Madrid no Holarquitectura, participando de concursos e realizando projetos residenciais e de escritórios.

Xavier Fontanet Adrover, Felanitx (Mallorca). Estudou arquitetura na ETSAV em Barcelona e arquitetura técnica em EPSEB entre 2000 e 2008. Trabalhou em vários escritórios nacionais como o Labb arquitectura (Barcelona), Holarquitectura e FM arquitetos (Madri) e internacionais como 24h Architecture (Rotterdam), onde expandiu sua experiência a nível internacional, participando de concursos e grandes projetos.

Em 2013, Marta Mellado e Xavier Fontanet criaram a SMXL, definido como uma ateliê de design e arquitetura, onde, além de participar de vários concursos públicos, realizam projetos habitacionais e reformas.

Cita: Pastorelli, Giuliano. "Primeiro Lugar no Concurso Fundación Konecta: projeto "Se Vende"" [Primer Lugar Concurso Fundación Konecta: Se Vende, por Marta Mellado y Xavier Fontanet] 15 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/134002/primeiro-lugar-no-concurso-fundacion-konecta-projeto-se-vende> ISSN 0719-8906