O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. MECANO: Módulo de Emergência para Catástrofes Naturais / IGEO-UM FADAU

MECANO: Módulo de Emergência para Catástrofes Naturais / IGEO-UM FADAU

MECANO: Módulo de Emergência para Catástrofes Naturais / IGEO-UM FADAU
MECANO: Módulo de Emergência para Catástrofes Naturais / IGEO-UM FADAU , Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos
Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos

O Instituto de Investigación en Diseño y Georeferenciación, (IGEO) conduzido pelo arquiteto Alejandro Borrachia, pertencente a Facultad de Arquitectura, Diseño, Arte y Urbanismo da Universidad de Morón apresentou MECANO (módulo de emergência para catástrofes naturais) em BATIMAT 2013.

Como eles explicam: "Após os recentes acontecimentos na cidade de Buenos Aires, na área de Ciudad de la Plata, em relação às fortes chuvas e, consequentemente, a terríveis inundações que se seguiram; Ficamos comovidos pelo o que aconteceu - pelas imagens transmitidas em todo o mundo, pelos testemunhos, e por uma campanha de solidariedade que atraiu centenas de milhares a colaborar - e nos propusemos, desde o instituto de pesquisa, a criar e construir um modelo de moradia transitória que dá ao público uma solução rápida frente a esse tipo de desastre. Nós pensamos que devemos atender não só à falta de abrigo para todas as pessoas que foram desprovidas de suas casas, mas também incorporar à proposta seus objetos, roupas, utensílios, ferramentas, memórias e tudo o que acompanha o viver de uma família. Portanto, esta casa também é um ótimo lugar para armazenamento."

Mais detalhes desta proposta a seguir.

Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos
Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos

Acreditamos que, desta forma, proporcionaremos um abrigo confortável ao mesmo tempo que preservaremos a identidade do indivíduo, sua possibilidade de trabalho, suas afeições, não só em relação ao material, mas a todos os aspectos psicológicos que são mobilizados diante da impotência das perdas incontroláveis que dominam esses tipos de acontecimentos.

Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos
Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos

O módulo MECANO  foi projetado para gerar uma resposta rápida, econômica e de fácil implementação, que sirva para preencher os espaços de habitação, saúde, educação, centros de bem-estar, etc..., nos campos desabrigados e em situações de emergência provocadas por desastres naturais ou quaisquer outros problemas com características semelhantes.

Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos
Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos

"O módulo também está em conformidade com certas questões que acreditamos que são fundamentais. A primeira tem a ver com a sua tecnologia: foi construído com materiais baratos e muito leves, fáceis de encontrar em qualquer região do país, e seu processo de fabricação e montagem é extremamente eficiente, e o uso de máquinas, quase nulo. Os seus módulos, anéis de madeira de 60 centímetros de largura compostos  de placas de uma polegada de espessura (por 29 cm), funcionam como um sistema de elementos pré-fabricados que são encaixados uns aos outros, criando o espaço necessário para acomodar uma família em algumas horas. São projetados para serem descarregado de um caminhão à mão por alguns poucos operários, sem a necessidade de mecanismos de levantamento ou máquinas de qualquer tipo.

Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos
Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos

A segunda questão tem a ver com economia de energia. Cada módulo MECANO se transforma, ao abrir pequenas aberturas, em um decantador de ar fresco que ajuda a melhorar o condicionamento interno em climas quentes e a manter o ar quente gerado no ambiente em climas frios. Também interferem nesta questão o isolamento térmico - onde os bens dos habitantes são utilizados como enchimento final nas paredes - a circulação e ventilação cruzada e outros sistemas: coletores solares para aquecimento de água e calefação, ventilação geotérmica, coleta de águas pluviais, etc...

Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos
Cortesia de Estudio Borrachia arquitectos

"Finalmente, e além de todas essas possibilidades, MECANO é ao mesmo tempo mais um exemplo das ações que a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Morón vem desenvolvendo para demonstrar o imenso potencial que a academia - unida ao estado e iniciativas privadas, e com a gestão necessária - tem de resolver os problemas da sociedade.

- Reitor da Universidad de Morón: Dr. Héctor Norberto Porto Lemma
- Diretor IGEO: Arquitecto Oscar A. Borrachia
-Projeto e ideia - Equipe de colaboradores IGEO: Matías Carloni, Pace Totorica, Marisol Romay, María del Carmen, Valeria Torterollo, Juan Ignacio Traverso
- Projeto gráfico integral: Nicolás Dubini
-Colaboradores Associados: Empresa INSUMA SRL Curvin





Ver a galeria completa

Sobre este autor
Constanza Cabezas
Autor
Cita: Cabezas, Constanza. "MECANO: Módulo de Emergência para Catástrofes Naturais / IGEO-UM FADAU " [MECANO: Módulo de Emergencia para Catástrofes Naturales / IGEO-UM FADAU ] 06 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/131962/mecano-modulo-de-emergencia-para-catastrofes-naturais-slash-igeo-um-fadau> ISSN 0719-8906