O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Concurso Internacional "Baltic Sea Art Park"

Concurso Internacional "Baltic Sea Art Park"

Concurso Internacional "Baltic Sea Art Park"
Concurso Internacional "Baltic Sea Art Park", Cortesia de EAL
Cortesia de EAL

“O Museum of New Art, em cooperação com a União de Arquitetos da Estônia e o Governo da Cidade de Pärnu, anunciaram o Concurso Internacional de Arquitetura para o projeto do Baltic Sea Art Park em Pärnu. O objetivo do concurso é encontrar a melhor proposta arquitetônica e urbanística para o futuro desenvolvimento do Parque das Artes dos países do Mar Báltico. A data limite das entregas é dia 10 de Outubro de 2013. O prêmio total é de 12.000 euros.”

A idea do arquiteto Jaak Huimerind era que os pavilhões fossem navios ou embarcações. De acordo com os termos do concurso os pavilhões flutuantes serão construídos como estruturas móveis, de modo que poderão ser levados a Talvesadam durante o inverno rigoroso.

Mais detalhes depois na continuação.

CONTEXTO DO CONCURSO

A área do concurso se encontra na localidade de Pärnu, na margem esquerda do rio de mesmo nome, no bairro próximo à única ponte de veículos e a histórica Suursild (Big Bridge - marcada com o círculo vermelho no esquema). No plano de desenvolvimento da cidade de Pärnu para 2012-2025 foi estabelecido o objetivo de desenvolver uma rede de comunicação entre as nações e os Estados do Mar Báltico, reanimando o meio ambiente através da incorporação de pessoas e novas ideias. A ideia do concurso é estabelecer um Parque das Artes em Pärnu, onde cada Estado tenha seu próprio pavilhão. Portanto, haveria nove pavilhões dos Estados do Mar Báltico, e mais um das comunidades autônomas de Åland, no centro de Pärnu.

Cortesia de EAL
Cortesia de EAL

De acordo com a visão de hoje, o Baltic Sea Art Park se estableceria em duas partes: Uma parte em terra para os edifícios de uso público em geral, e outra parte por sobre a água com os pavilhões nacionais flutuantes. Os edificios que estarão na terra serão usados durante todo o ano, enquanto que os pavilhões flutuantes serão de uso sazonal e terão que ser rebocados ao porto durante o inverno.

O concurso se divide em três partes:

1.  O primeiro objetivo é encontrar uma solução espacial para a margem esquerda do rio Pärnu, no encontro do parque com o acesso da ponte Suursild, o molhe e as antigas garagens que datam da época soviética.

2. O segundo objetivo é solucionar arquitetonicamente os edifícios de uso público. Esses estarão situados em terra firme, e sua função é servir a "frota de arte", reunindo as diferentes partes do Parque das Artes.

3.  O terceiro objetivo é oferecer um possível exemplo de pavilhão (um dos dez). O pavilhão deve ser elaborado como parte da rede de pavilhões flutuantes. Estes devem ser projetados e construídos como barcos, para que possam ser transportados por via aquática para outros portos.

Cortesia de EAL
Cortesia de EAL

PARTICIPANTES

- Este é um concurso internacional de arquitetura de apenas uma fase.
- Podem participar equipes em que pelo menos um membro seja arquiteto com direito de exercer a profissão na União Europeia.

DATAS

Início do concurso: 01 de julho 2013
Data limite para as entregas: 10 de outubro 2013
Divulgação dos resultados: 15 de novembro 2013

* Os projetos, de acordo com os requisitos, devem ser enviados ao diretório da União dos Arquitetos da Estônia, e devem chegar até o dia 10 de outubro no seguinte endereço: Eesti Arhitektide Liit, Lai St. 31, Tallinn, 10133, Estônia.

PREMIAÇÃO

Primeiro prêmio: 5.000 euros, a administração da cidade de Pärnu usará as ideas da obra premiada para a construção do Baltic Sea Art Park.
Segundo prêmio: 3.000 euros
Terceiro prêmio: 2.000 euros
Duas menções honrosas: 1.000 euros

* Os autores da obra vencedora serão convidados a contribuir no desenvolvimento posterior do projeto.

JÚRI

• Edward Lucie-Smith - Historiador de arte, Inglaterra
• Toomas Kivimägi - Prefeito de Pärnu
• Kim Utzon - Arquiteto, Dinamarca
• Pekka Vapaavuori - Arquiteto, Finlândia
• Ilmar Reepalu, - Arquiteto-Urbanista, Suécia
• Indrek Nakk - Arquiteto, representante da União de Arquitetos da Estônia
• Marcar Soosaar - Diretor de arte do Museum of New Art, Pärnu
• Jaak Huimerind - Arquiteto, representante do Museum of New Art, Pärnu
• Karri Tiigisoon - Arquiteto da cidade de Pärnu

PERGUNTAS

Os participantes estão convidados a enviar suas dúvidas ao email: info@arhliit.ee

Podem ser enviadas perguntas durante todo o período do concurso. Os organizadores do concurso responderão as perguntas no prazo de uma semana, publicando-as na página da União dos Arquitetos da Estônia.

Mais informações, favor consultar o link.

Sobre este autor
Cita: Alberto Marcías. "Concurso Internacional "Baltic Sea Art Park"" [Convocatoria: Concurso Internacional "Baltic Sea Art Park"] 18 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/131598/concurso-internacional-baltic-sea-art-park> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.