O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Concurso de Alternativas ao Viaduto, aberto a profissionais e estudantes de todo o país

Concurso de Alternativas ao Viaduto, aberto a profissionais e estudantes de todo o país

  • 07:00 - 17 Julho, 2013
  • por Colaborador
Concurso de Alternativas ao Viaduto, aberto a profissionais e estudantes de todo o país
Concurso de Alternativas ao Viaduto, aberto a profissionais e estudantes de todo o país

Estudantes da Universidade Federal do Ceará lançam concurso para captar ideias e propostas como alternativas ao viaduto de três níveis proposto pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para o cruzamento entre as avenidas Antonio Sales e Engenheiro Santana Júnior, em pleno Parque do Cocó. O concurso não tem como objetivo julgar a melhor proposta, mas armar um conjunto de alternativas a serem apresentadas à prefeitura.

© Prefeitura de Fortaleza/Divulgação
© Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

O viaduto proposto pela prefeitura é uma adequação de um projeto de 2003. Não visa em nenhuma instância os percursos dos pedestres ou qualquer medida em relação a meios alternativos e eficientes de transporte, como a bicicleta. Esta original iniciativa por parte de estudantes de arquitetura insere-se no atual contexto brasileiro de manifestações em prol da mobilidade urbana. O mesmo grupo de estudantes escreveu uma Carta Aberta sobre Mobilidade Urbana à Prefeitura Municipal de Fortaleza, juntamente com um abaixo-assinado. Ela pode ser lida e assinada aqui. Enquanto o mundo parece ir ao encontro dos parques e das ciclovias, a Prefeitura de Fortaleza parece voltar aos anos 1950, ainda sonhando que as grandes vias expressas e viadutos são as soluções para a cidade do futuro.

Por que?

Este concurso vem da necessidade de se propor alternativas à proposta retrógrada e rodoviarista que está sendo implantada pela prefeitura de Fortaleza. A partir dele queremos fomentar a produção de projetos que prezem por uma cidade mais humanizada, sustentável, com mais espaços públicos e modais coletivos. Criando-se assim maior qualidade de vida para a população.

Como?

A proposta para a área deverá ser feita a nível de partido arquitetônico em uma (01) prancha de tamanho A3 no formato pdf. A forma de representação é livre. O concurso é aberto tanto para graduandos quanto para arquitetos formados, além de outros profissionais envolvidos na melhoria dos espaços públicos e da mobilidade urbana.

Quando?

As propostas devem ser enviadas para o e-mail: cacau@arquitetura.ufc.br até o dia 10 de agosto de 2013. Não há limite para o número de participantes por projeto enviado. As melhores proposições serão expostas nos corredores da faculdade de arquitetura da UFC e disponibilizadas num caderno digital a ser produzido pelo grupo Direitos Urbanos | Fotaleza. Este caderno será direcionado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA). Além disso, o mesmo será disponibilizado livremente na internet.

Mais sobre o viaduto proposto pela Prefeitura Municipal de FortalezaG1 e O Povo Online.

Mais sobre o Concurso de Alternativas ao Viaduto: G1 e O Povo Online.

Cita: Colaborador. "Concurso de Alternativas ao Viaduto, aberto a profissionais e estudantes de todo o país" 17 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/128482/concurso-de-alternativas-ao-viaduto-aberto-a-profissionais-e-estudantes-de-todo-o-pais> ISSN 0719-8906