O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Bélgica
  5. Urban Platform
  6. 2008
  7. Habitação BAT 021 / Urban Platform

Habitação BAT 021 / Urban Platform

Habitação BAT 021 / Urban Platform
© Georges de Kinder + Serge Brison
© Georges de Kinder + Serge Brison

© Georges de Kinder + Serge Brison © Georges de Kinder + Serge Brison © Georges de Kinder + Serge Brison © Georges de Kinder + Serge Brison + 13

© Georges de Kinder + Serge Brison
© Georges de Kinder + Serge Brison

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto anseia criar, por um lado, uma fachada contínua ao longo do lote para consolidar o caráter da rua e, por outro, liberar o pátio interno antes ocupado e torná-lo mais vegetado. Quatro residências de gabarito baixo são integradas a esse ambiente verde.

© Georges de Kinder + Serge Brison
© Georges de Kinder + Serge Brison

A porção elevada do projeto garantirá uma continuidade de gabarito, ultrapassando os quatro pavimentos das estruturas vizinhas e igualando-se aos cinco pavimentos mais característicos dos edifícios das ruas adjacentes. Para tanto, o sexto andar é afastado do alinhamento. Empregando um termo do vocabulário arquitetônico de Bruxelas, as "bow-windows" (janelas arqueadas para fora do alinhamento da parede) agregam ênfase vertical à fachada. Como a rua é relativamente estreita, as janelas constituem elementos destacados que proporcionam vistas frontais da mesma.

© Georges de Kinder + Serge Brison
© Georges de Kinder + Serge Brison

Esse componente arquitetônico dá à fachada um caráter vibrante, uma inter-relação dinâmica enquanto mantém certa homogeneidade geral. Entretanto, pela proporção das aberturas, os espaços que as recebem são os de uso prolongado nos períodos sem sol. A face oposta, por outro lado, é voltada para o sul e generosamente aberta para o jardim.

As salas de estar se prolongam pelas varandas, que criam desenhos horizontais e verticais, como um labirinto, de acordo com as vistas e a insolação, estabelecendo um ritmo variado, como na fachada da rua.

© Georges de Kinder + Serge Brison
© Georges de Kinder + Serge Brison

As casas voltadas ao pátio interno, naturalmente mais introspectivas, afastam-se do espaço comum e possuem seus jardins. Seus terraços marcam o exterior e ampliam as vistas, revelando o paisagismo do local.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Habitação BAT 021 / Urban Platform" [BAT 021 Housing / Urban Platform] 06 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/125103/habitacao-bat-021-slash-urban-platform> ISSN 0719-8906