O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: "A Roma de Fellini"

Cinema e Arquitetura: "A Roma de Fellini"

Cinema e Arquitetura: "A Roma de Fellini"
Cinema e Arquitetura: "A Roma de Fellini", Cinema e Arquitetura "A Roma de Fellini"
Cinema e Arquitetura "A Roma de Fellini"

Além do construído - o objetivo -, as cidades são uma soma de imagens, experiências, cores, luzes, atmosferas, situações, pessoas, cheiros, gostos...cada pessoa percebe a cidade de acordo com sua experiência pessoal e subjetiva...Como é a Roma de Fellini?

Essa semana, Cinema e Arquitetura volta com o filme "Roma" (1972) do reconhecido  diretor italiano Federico Fellini. Também conhecida como "A Roma de Fellini", é um filme semi autobiográfico que transita entre a comédia, a nostalgia, a sátira e o drama, relatando a juventude do diretor a partir de sua chegada à estação de Termini, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

Sem uma trama definida ou facilmente compreendida, o filme é um retrato enérgico de Roma e sua carga histórica, o caos da concentração excessiva de obras de arte, escavações e ruínas. O filme se apresenta como uma soma de histórias, realidades, fantasias, sonhos, memórias...A cidade mostrada através de resquícios que aparecem sem transições e que expressam a visão pessoal que Fellini tinha da Cidade Eterna, derrubando seus mitos imperiais e adiantando-se ao futuro.

Mais informações a seguir.

Cinema e Arquitetura "A Roma de Fellini"
Cinema e Arquitetura "A Roma de Fellini"

FICHA TÉCNICA

Título original: Roma Ano: 1972 Duracão: 128 min. Origem: Itália, França Direção: Federico Fellini Producão: Turi Vasile Música: Nino Rota, Carlo Savina

Cinema e Arquitetura "A Roma de Fellini"
Cinema e Arquitetura "A Roma de Fellini"

SINOPSE

Durante a construção do metrô de Roma, as escavações deixam descoberta uma casa antiga cheia de pinturas e murais ao ar livre. Uma delas é de uma velha senhora da aristocracia romana, que organiza em sua casa desfiles de moda muito originais.

O filme recorre às casas da época e aos espetáculos da noite romana. Pouco depois, é Fellini quem recorda seus anos de escola, em cenas que evocam Júlio César e Nero.

Você pode ver o filme completo neste link.

Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: "A Roma de Fellini"" [Cine y Arquitectura: "La Roma de Fellini"] 14 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/120155/cinema-e-arquitetura-a-roma-de-fellini> ISSN 0719-8906