O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sítio De Conservação Patrimonial
  4. Espanha
  5. Republica DM
  6. 2011
  7. Intervenção Castelo de Cala / Republica DM

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Intervenção Castelo de Cala / Republica DM

Intervenção Castelo de Cala / Republica DM
Intervenção Castelo de Cala / Republica DM, © Jesús Granada
© Jesús Granada

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 24

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O castelo de Cala é uma das fortificações medievais da região serrana de Huelva; e o estado inicial de ruína levantava várias questões sobre determinados aspectos construtivos e funcionais. A intervenção passa pela valorização do conjunto monumental, através de sua recuperação volumétrico-espacial e a reparação dos danos, entendendo-o como um elemento patrimonial inserido na "paisagem cultural" que, portanto, deve ser tratado a partir de parâmetros relativos a sua atuação nela. Para tanto, foram levados em conta critérios baseados na Carta de Cracóvia de 2000, consequência da multiplicidade de textos, determinações e debates que, desde a Carta do Restauro, foram convergindo sob a perspectiva altamente não ortodoxa que pressupõe qualquer pensamento ou ação no campo arquitetônico do patrimônio.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Neste contexto, o termo "intervenção" deveria ser entendido, a rigor, como processo de pensamento e atuação para a re-habilitação com fins culturais e a recuperação social do BIC. Ou seja: o estudo, a investigação, a discussão, o processo interativo...Em resumo, o trabalho realizado por uma multiplicidade de pessoas provenientes de diversas disciplinas, além da execução final do trabalho construtivo, conduzindo à configuração formal de um dos recintos murados da faixa galega. É esta a visão mista que se pretende oferecer no presente artigo. Por isso, por exemplo, as referências à "ficha técnica" no início, como causa - não efeito - da intervenção arquitetônica, refletindo a característica interdisciplinar do processo mais do que uma concepção piramidal e hierárquica. Tudo isso no contexto da situação econômica e social de crise...

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Embora o estado geral de ruína do castelo  levantasse numerosas questões a respeito de determinados aspectos construtivos, existiam suficientes dados para levar à sua restauração integral, que passava fundamentalmente pela reparação dos danos e pela valorização do conjunto monumental com a recuperação volumétrica em grande escala do conjunto, assim como o resgate dos níveis de uso documentados.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

É prioritário destacar que, mesmo pretendendo recuperar as linhas gerais do conjunto, se tratava de um elemento patrimonial inserido em uma paisagem que, portanto, deve ser tratado a partir de critérios de intervenção nela. Foi colocado realizar, entre outras, as seguintes ações: tratamento para eliminar material estranho nas paredes e cobertura, consolidação de paredes muradas com perdas e degradações, recuperação dos níveis de uso, e escavação em área aberta do interior do recinto, definindo o nível original fixado nas últimas intervenções arqueológicas.

Croquis
Croquis

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção Castelo de Cala / Republica DM" [Intervención Castillo de Cala / Republica DM] 06 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/118502/intervencao-castelo-de-cala-slash-republica-dm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.