O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Parque H3O + Beco São Vicente / M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos + MAch Arquitetos

Parque H3O + Beco São Vicente / M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos + MAch Arquitetos

Parque H3O + Beco São Vicente / M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos + MAch Arquitetos
Parque H3O + Beco São Vicente / M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos + MAch Arquitetos , Cortesia Arquitetos
Cortesia Arquitetos

A favela da Serra é uma das mais populosas de Belo Horizonte e ocupa uma área de 1.5 milhão de m2. O aglomerado abriga cerca de 50.000 habitantes alojados em 15.000 casas.

Vista Aérea

O Parque da Terceira Água (ou “H3O”) é parte de uma grande obra em toda a favela, sendo considerada a maior intervenção em favela já feita no Brasil. As intervenções incluem, além da implantação do Parque, obras de urbanização de becos, construção de dezenas de blocos residenciais, erradicação de áreas de risco, recuperação de nascentes, rede de esgoto em 100% dos domicílios e implantação de rede de interceptores ao longo dos córregos e no entorno do Parque. O projeto foi criado com participação intensa da população através do programa de ouvidoria pública conhecido como Orçamento Participativo. Um dos seus pontos principais é a realocação de famílias que vivem em áreas de risco para as novas moradias do projeto, que se encontram na mesma região (ao invés de removê-las para novos assentamentos em locais distantes do centro da cidade, conforme ocorria em projetos anteriores).

Masterplan

O Parque H3O tem sua implantação espremida em um talvegue no meio da favela. O centro comunitário, as praças e as quadras foram todos locados sobre as pouquíssimas áreas planas das encostas do talvegue. O córrego que divide o Parque em dois, antes um esgoto a céu aberto, hoje é usado pela população como área de lazer. 800 unidades de habitação social foram construídas para abrigar a população retirada das áreas de risco ou que estavam na rota da nova avenida, construída exatamente no meio da favela. Hoje, a avenida conecta os dois bairros de classe média vizinhos (antes absolutamente separados pela favela) e provê linhas de ônibus para os moradores que, antes, levavam até 40 minutos até o ponto de ônibus mais próximo.

Trecho Centro Comunitário

O Parque H3O inclui também áreas de lazer, quadras esportivas, equipamentos de ginástica, pistas de caminhada, x-park (parque de esportes radicais – não construído), jardim comunitário e o centro comunitário.

Centro Comunitário

Batizado de BH Cidadania, o centro comunitário abriga cursos profissionalizantes, programas de educação ambiental, cozinha coletiva, academia de ginástica, creche, sala de brinquedos e centro de inclusão digital, além de oficinas de marcenaria e tipografia. Devido ao baixo orçamento, o conceito da edificação é simples: blocos de atividades separados por circulações e pátios internos, cobertos por um invólucro de telha metálica verde perfurada.

Centro Comunitário

O prédio mantém-se aberto e acessível assim como uma praça coberta, convidativo ao usuário e integrado na paisagem existente feita de “vegetação de quintal” – bananeiras, mangueiras, goiabeiras etc.. A cobertura de metal possui diversas aberturas que enquadram a paisagem do bairro e clarabóias que garantem ventilação e luz natural devidamente amortizada.

A Praça da Academia é uma das quatro praças do Parque, que ainda conta com a Praça da Nascente, a Praça dos Brinquedos Musicais (não construída) e a Praça de Parkour (construída parcialmente). Seu principal elemento, o Muro de Atividades (o muro amarelo), reflete a estreitíssima área disponível para sua implantação (uma rara área plana que acompanha uma curva de nível); daí a concentração dos aparelhos de ginástica em um único elemento.

Praça da Academia

Construído fora do Parque H3O, o Beco São Vicente trata da ocupação estratégica de uns dos poucos espaços vazios que ainda existem entre o emaranhado de habitações que compõem o Aglomerado da Serra.

Beco São Vicente

São três cilindros ao longo do Beco, sobre os quais há espaços públicos para a prática de skate, brincadeiras infantis e capoeira. O espaço interno abriga a associação das costureiras, mantendo todo o conjunto constantemente apropriado pela população local.

Beco São Vicente

Ficha técnica:

  • Arquitetos:M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos + MAch Arquitetos
  • Ano: 2011
  • Endereço: Favela da Serra Belo Horizonte Brasil
  • Tipo de projeto: Urbanismo
  • Status:Construído
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Favela da Serra, Belo Horizonte , Brasil

Equipe:

  1. Parque H3O:
  2. Arquiteto Coordenador: Alexandre Campos
  3. Plano Diretor: M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos
  4. Praças: Vazio S/A, Alexandre Campos, Ana Assis.
  5. Centro Comunitário: M3 Arquitetura, Silvio Todeschi, Alexandre Campos
  6. Beco São Vicente:
  7. Arquitetos: MAch Arquitetos - Mariza M Coelho, Fernando Maculan, Rafael Yanni



Cliente: Cliente: Urbel / Consórcio Camargo Correa & Santa Bárbara

Fotógrafos: Eduardo Eckenfels, Leonardo Finotti, Márcio Gibram, Pedro Meyer, Flavio Agostini, Carlos Teixeira.


Sobre este escritório
M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos + MAch Arquitetos
Escritório
Cita: Gica Fernandes. "Parque H3O + Beco São Vicente / M3 Arquitetura, Vazio S/A, Silvio Todeschi, Ana Assis, Alexandre Campos + MAch Arquitetos " 28 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/11784/parque-h3o-mais-beco-sao-vicente-m3-arquitetura-vazio-s-a-silvio-todeschi-ana-assis-alexandre-campos-mais-mach-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.