O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. Estados Unidos
  5. Gluck+
  6. 2008
  7. Escola do East Harlem / GLUCK+

Escola do East Harlem / GLUCK+

Escola do East Harlem / GLUCK+
Escola do East Harlem / GLUCK+, © Erik Freeland
© Erik Freeland

© Erik Freeland © Erik Freeland © Theo Morrison © Erik Freeland + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    309 103rd Street, New York, NY 10029, Estados Unidos
  • Equipe

    Shannon Bambenek, Kees Brinkman, Kathy Chang, Steven Chen, A.B. Moburg-Davis, Marc Gee, Peter L. Gluck, Bethia Liu, Jill Reinecke , Elaine Sun, Stacie Wong
  • Área

    2582.7 m²
  • Ano do projeto

    2008
  • Fotografias

© Erik Freeland
© Erik Freeland

"Nosso sonho era ter um espaço que demonstrasse que defenderíamos os interesses de nossas famílias [e] as apoiaríamos... Em uma democracia, acreditamos que... os espaços compartilhados e não os domínios privados devem ser os mais belos nas nossas vidas... Há uma calma ao entrar aqui... uma inspiração quando se realiza que é assim que as coisas deveriam ser".

- Ivan Hageman, Co-fundador e Diretor da Escola.

© Erik Freeland
© Erik Freeland

A Escola do East Harlem é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que oferece o segundo ciclo do ensino fundamental para famílias de baixa renda na região do East Harlem. A escola proporciona bolsas a todos os alunos matriculados. É a primeira escola independente a ser construída na comunidade do Harlem em décadas. O novo edifício de 2582.7 m², finalizado no outono de 2008 permitiu à escola triplicar de tamanho para atender às urgentes demandas educacionais do bairro. A escola se compromete a manter um senso de grupo entre os estudantes, mas também reconhecer cada aluno  como indivíduo e cidadão.

© Erik Freeland
© Erik Freeland

O duplo propósito ecoa no projeto do edifício. Os andares inferiores, interligados por uma escadaria visível da rua, contêm os espaços públicos: um grande refeitório, ginásio e átrio. Esses pavimentos são envolvidos por uma pele de vidro translúcido através da qual as atividades cotidianas de estudantes e professores são visíveis do exterior. Os pavimentos superiores englobam salas de aula e demais espaços acadêmicos, revestidos por uma composição de janelas e painéis de cores e graus de refletividade variados. A textura, como um tecido, marca o resguardo necessário para os trabalhos de aprendizado, estudo e disciplina ocorrendo nesses espaços. A fachada pixelada compreende aberturas dispostas em relação ao desenho dos interiores, e não como uma imposição da lógica formal exterior. As áreas de circulação também são elaboradas como extensões informais que permitam o encontro dos professores e alunos fora das salas de aula. Atribuindo propósitos diversos além da circulação e um senso de lugar.

Corte
Corte

Considerando o futuro da escola, trabalhou-se para manter a flexibilidade por todo o edifício. As salas podem ser reconfiguradas para acomodar as suas necessidades variáveis, conforme sua pedagogia evolui. Os amplos vãos da estrutura possibilitam que todas paredes das salas de aula sejam divisórias não-estruturais. A concentração das tubulações e equipamentos nos forros das circulações também proporcionam flexibilidade na configuração, até mesmo na fachada.

© Erik Freeland
© Erik Freeland

A instituição tinha um orçamento limitado devido tanto ao custo elevado da construção que afeta as escolas no interior da cidade, quanto à época do projeto, durante um período de alta da construção civil e também ao fato do terreno estar localizado em uma zona originalmente alagável. As fundações requereram complicadas estacas de atrito lateral para ancorar o edifício e os pavimentos inferiores tiveram de ser completamente impermeabilizados. A laje do subsolo teve de ser elevada, ficando logo acima do nível da água e deixando o pavimento térreo quase um metro acima do nível da calçada. Essa elevação exigiu uma rampa de acesso, de acordo com as normas de acessibilidade, criando assim um caminho para a chegada dos estudantes, monitorada desde a sala da direção.

Planta
Planta

O escritório atuou tanto no projeto arquitetônico quanto na construção, em um processo denominado "Construção de Projeto Liderada pelos Arquitetos" (ALDB, na sigla em inglês), provendo um alto controle da qualidade e economia em todas as etapas. Esse duplo papel permitiu a participação plena na construção e o envolvimento dos fornecedores e construtores na concepção. Ao envolver as partes nas suas áreas específicas, estas contribuíram criativamente. Como exemplo, a parceria no desenho dos armários dos alunos resultou em um produto novo ao preço regular. A racionalização da construção e dos processos de aquisição de materiais resultou em custos finais significativamente menores que o custo máximo estabelecido, permitindo o uso de materiais de acabamento mais duráveis e o retorno de mais de meio milhão de dólares do investimento para os fundos da instituição.

© Erik Freeland
© Erik Freeland

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola do East Harlem / GLUCK+" [The East Harlem School / GLUCK+] 28 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/116442/escola-do-east-harlem-slash-gluck-plus> ISSN 0719-8906