O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arquitetos apresentam projeto de Píer para zona portuária do Rio de Janeiro

Arquitetos apresentam projeto de Píer para zona portuária do Rio de Janeiro

Arquitetos apresentam projeto de Píer para zona portuária do Rio de Janeiro
Arquitetos apresentam projeto de Píer para zona portuária do Rio de Janeiro

Em abril foram apresentados os detalhes do projeto do Píer em forma de “E”, feito pelo arquiteto João Pedro Backheuser, do escritório brasileiro Blac, em parceria com o espanhol Alonso-Riera-Balaguer, para a nova zona portuária do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

A proposta é uma alternativa ao projeto da Companhia Docas - Píer em “Y” - criticado pelos impactos que seriam causados ao ambiente. O projeto prevê a construção de três atracadouros perpendiculares para seis navios e um terminal de passageiros elevado, que liberaria o espaço do entorno para a criação de um bulevar, da Praça Quinze à Avenida Francisco Bicalho.

Backheuser afirma que o Píer em “Y” não se harmoniza com a orla e seria implantado muito próximo a patrimônios tombados, como o Mosteiro de São Bento e o casario da Praça Mauá. Um barco ou navio atracado encobriria parte da paisagem e, além disso, o terminal de passageiros cortaria o bulevar, criando uma descontinuidade no passeio.

Por outro lado, o Píer em E, localizado entre os armazéns 3 e 6, deixará livre uma faixa de 120 metros entre a linha d’água e os píeres. Nesse espaço o arquiteto pretende criar uma marina, com capacidade para até 250 barcos de cerca de 30 pés, que servirá como um ponto de atração para o local.

O presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães, disse que esta é uma resposta funcional muito inteligente, e que se deve ponderar as perdas para a paisagem e para a orla causadas pela proposta em “Y”.

Também presente no debate, a presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembléia do Rio, deputada Aspásia Camargo, entrou com uma ação popular contra o Píer em Y, que, segundo ela, afronta o Plano Diretor da cidade.

Via CAU/BR


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetos apresentam projeto de Píer para zona portuária do Rio de Janeiro" 23 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/116181/arquitetos-apresentam-projeto-de-pier-para-zona-portuaria-do-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.