O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Nova Polêmica: Cobertura das Adegas Domecq / Santiago Calatrava

Nova Polêmica: Cobertura das Adegas Domecq / Santiago Calatrava

Nova Polêmica: Cobertura das Adegas Domecq / Santiago Calatrava
Nova Polêmica: Cobertura das Adegas Domecq / Santiago Calatrava, © L. Alberto Ramos
© L. Alberto Ramos

O Arquiteto e Engenheiro Santiago Calatrava é mais uma vez notícia. Infelizmente, não é sua arquitetura inovadora e atemporal que está sendo comentada. As páginas dos jornais mostram, dia após dia, as patologias, falhas e demandas de sua construção, e apontam a cifra estratosférica que terá que ser gasta na manutenção de sua obra.

Desta vez, o que se comenta é o polêmico processo movido pelas famosas Adegas Domecq, propriedade da empresa YSIOS de LaGuardia, na Rioja espanhola, contra o arquiteto valenciano, e todos aqueles que participaram da construção do edifício. Exige-se que eles assumam o custo de dois milhões de euros para o reparo da cobertura, que há algum tempo vem apresentando problemas de infiltrações, goteiras e, evidentemente, umidade no interior de um tipo de edifício em que tal controle é essencial para a qualidade do vinho que produzido e armazenado.

O edifício, inaugurado em 2001, foi projetado por Calatrava, juntamente com uma equipe de arquitetos, e executado pela gigante da construção civil, Ferrovial. É uma das construções mais chamativas da zona rural de Laguardia, exibindo contemporaneidade em meio a uma paisagem de vinhedos, com a Serra de Cantabria ao fundo. A construção é conformada basicamente por uma cobertura ondulada feita de peças de alumínio. Cobertura que, desde sua inauguração, tem apresentado múltiplas patologias e já fora reparada em diversas ocasiões, ainda que sem êxito. Até o momento de apresentar a reclamação, a proprietária manteve uma "boa relação" com todos os agentes que interviram na construção, aos numerosos reparos e remendos na cobertura. Entretanto, além dos problemas não terem sido solucionados, outros surgiram, como é o caso do enfraquecimento das estruturas da cobertura, segundo um informe técnico.

"Fomos obrigados a levar o assunto aos tribunais pois  todos os agentes envolvidos no projeto e construção do edifício fugiam das responsabilidades diante dos problemas", disse um dos responsáveis ​​pela Adegas Domecq.

O projeto de reforma que a empresa pretende executar consiste em posicionar uma nova cobertura sobre a atual,  após condicionamento prévio da estrutura, sempre mantendo a singularidade da construção, seu aspecto formal e visual e, inclusive, o acabamento em alumínio.

Começamos a nos perguntar até quando este tipo de notícias ocupará as manchetes e publicações. Algumas aparições negativas já foram publicadas aqui e na imprensa. Os problemas estão sempre relacionados à problemas sobre o correto funcionamento destas estruturas espetaculares e quase inimagináveis. Perguntamo-nos como um arquiteto e engenheiro, que conseguiu reconhecimento mundial precisamente por sua qualidade formal levada ao campo da engenharia mais ousada, cai a cada passo por seus próprios anseios experimentais, pesquisas e inquietudes. Talvez seja hora de repensar sua própria produção, a fim de restaurar a qualidade da arquitetura que o tornou famoso.

Sobre este autor
Ana Asensio
Autor
Cita: Asensio, Ana. "Nova Polêmica: Cobertura das Adegas Domecq / Santiago Calatrava" [Nueva polémica: Cubierta de las Bodegas Domecq / Santiago Calatrava] 13 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/113284/nova-polemica-cobertura-das-adegas-domecq-slash-santiago-calatrava> ISSN 0719-8906