O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. CVDB Arquitectos e MODULAR Architects vencem o Setor de Educação do WAN AWARDS 2013

CVDB Arquitectos e MODULAR Architects vencem o Setor de Educação do WAN AWARDS 2013

CVDB Arquitectos e MODULAR Architects vencem o Setor de Educação do WAN AWARDS 2013
CVDB Arquitectos e MODULAR Architects vencem o Setor de Educação do WAN AWARDS 2013 , Cortesia de CVDB Arquitectos
Cortesia de CVDB Arquitectos

Os vencedores deste ano do WAN AWARDS - Setor de Educação de projetos futuros e construídos - apresentaram projetos que demonstram a real natureza internacional da competição. O juri buscava um vencedor que apresentasse uma proposta inovadora mas que levasse em consideração as limitações econômicas do sistema educacional atual.

O ‘projeto construído’ vencedor é a Escola Secundária Braancamp Freire, em Lisboa - Portugal, do CVDB Arquitectos; um projeto que mostra “uma nova abordagem em projetos de retrofit” [Richard Hyams, Astudio] e uma “resposta elegante à topografia local” [Javier Quintana, Dean of IE school of Architecture and Design].

O ‘projeto futuro’ vencedor é Chameleon: Jardim de Infância Flexível, em Ljubljana, Slovênia, proposto pelo MODULAR architects. O Jardim de Infância foi projetado em módulos que podem ser utilizados em qualquer lugar do mundo; “uma ideia simples, porém inteligente” [Stefan Jakobek, HOK] que oferece uma grande variedade de arranjos espaciais para melhor se adaptar ao local.

A escola secundária Braancamp Freire propõe a reestruturação de uma série de pavilhões existentes ao redor da escola, conformando uma unidade uniforme. O edifício custou 798 euros por m², um orçamento extremamente baixo para a qualidade dos acabamentos que o edifício apresenta. Richard Hyams ficou impressionado com a habilidade do CVDB em combinar as estruturas existentes de modo tão harmonioso em um projeto novo e ousado, dizendo que “criar um todo requintado, sem nenhum compromisso, é extremamente complicado”.

Javier Quintana elogiou as qualidades estéticas do projeto do CVDB, afirmando que a obra é uma “abordagem artesanal do projeto”, e que “eles estão combinando arte e arquitetura neste projeto. A equipe lidou muito bem com o rearranjo dos edifícios pré-existentes”.

Stefan Jakobek resume o projeto vencedor como um “projeto simples, robusto e bem executado, construído com um orçamento incrivelmente baixo”. Além disso, Peter Barret declara que “a cor acrescenta um toque inteligente, ela muda a luz ao longo do dia, o que é  muito agradável”.

O projeto Chameleon, do MODULAR architects venceu devido ao seu “desenho flexível” [Javier Quintana] e “interessante lógica material” [Richard Hyams]. O projeto modular mantém o rigor arquitetônico através da criação de “uma variedade de qualidades lumínicas, oferecendo um espaço realmente encantador” [Stefan Jakobek]. Stefan Jakobek fez comentários muito positivos a respeito deste trabalho, afirmando que o projeto “lida com todos os níveis; ele é um exemplo a ser seguido”.

Em suma, o juri se mostrou impressionado com projetos que encaravam situações difíceis sem comprometer os detalhes de desenho ou o caráter educacional da proposta. Os vencedores da competição foram bem sucedidos em ambos os requisitos, apresentando meios inventivos da educação evoluir juntamente com a arquitetura.

Parabéns para CVDB Arquitectos e MODULAR Architects!

Via World Architecture News

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "CVDB Arquitectos e MODULAR Architects vencem o Setor de Educação do WAN AWARDS 2013 " 09 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/112778/cvdb-arquitectos-e-modular-architects-vencem-o-setor-de-educacao-do-wan-awards-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.