O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. A arquitetura pode atuar no controle de armas?

A arquitetura pode atuar no controle de armas?

A arquitetura pode atuar no controle de armas?
A arquitetura pode atuar no controle de armas?, Render do projeto New Utopia na Noruega, que redesenhará a ilha de Utopia onde o massacre de 2011 aconteceu. Imagem, cortesia de Fantastic Norway.
Render do projeto New Utopia na Noruega, que redesenhará a ilha de Utopia onde o massacre de 2011 aconteceu. Imagem, cortesia de Fantastic Norway.

Com os Estados Unidos abrindo o debate sobre a legislação de controle do porte de armas, sentimos que era o momento de voltar a uma questão que nos colocamos há algum tempo: o que a arquitetura pode fazer para prevenir a violência?

Laia mais sobre o recente debate sobre o potencial do projeto na prevenção da violência causada por armas após o intervalo...

Um artigo recente, escrito por Chris Sullivan do Smart Planet, coloca de forma muito clara o potencial do projeto em relação à segurança contra as armas: (1) Fortalecer e excluir - projete enclaves como citadelas, com paredes reforçadas, preferencialmente em comunidades fechadas; (2) Melhore a visibilidade interior - ao invés de pequenas janelas, torne fácil enxergar e monitorar quem entra e sai; (3) Decore - projetos com "símbolos de atenção" que nos lembre as tragédias causadas pela armas.

Explicando este terceiro tópico, Sullivan cita o artigo de Thomas de Monchaux para o The New Yorker: "Disparos, eventos definidos por trajetórias balísticas, são um tipo especial de violeência espacial e arquitetônica. A tarefa arquitetônica após tais eventos não se detém apenas em reparar danos estruturais, mas calibrar o balanço entre a lembrança e o esquecimento do evento para que a vida continue - e pensar como as formas, materiais e detalhes dos edifícios podem participar desta calibragem. 

Este é um ponto de vista fascinante que eu utilizei em meu editorial "Post - Traumatic Design" no qual eu discuto como, no projeto de escolas, os arquitetos devem equilibrar a necessidade de lembrar da violência passada e, ao mesmo tempo, proporcionar os espaços que melhor de adaptem às necessidades dos estudantes (e assim, possivelmente, prevenir a violência futura). Eu sugeri que "arquitetos devem projetar escolas com medidas de segurança em mente - não criar estruturas semelhantes à prisões, mas pensar em espaços que reduzam o stress, ajudem a curar traumas, e se tornem centros de engajamento comunitário, ajudando a reduzir as condições que resultam em violência.

Você acha que o projeto pode ter um papel na prevenção da violência? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Sobre este autor
Cita: Quirk, Vanessa. "A arquitetura pode atuar no controle de armas?" [Can Design Act as Gun Control?] 02 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/111456/a-arquitetura-pode-atuar-no-controle-de-armas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.