O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Mies van der Rohe
  6. 1953
  7. Clássicos da arquitetura: Museu de Belas Artes de Houston - Mies van der Rohe / Houston - Texas

Clássicos da arquitetura: Museu de Belas Artes de Houston - Mies van der Rohe / Houston - Texas

Clássicos da arquitetura: Museu de Belas Artes de Houston - Mies van der Rohe / Houston - Texas
Clássicos da arquitetura:  Museu de Belas Artes de Houston - Mies van der Rohe / Houston - Texas,  Wikimedia Commons / Arquivos de MFAH
Wikimedia Commons / Arquivos de MFAH

O edifício original do Museu foi projetado em 1924 por William Ward Watkin em estilo neo-clássico, sua fachada sul é adornada com expressivas colunas gregas. Em contraponto, a adição desenhada por Mies van der Rohe na fachada norte do Museu, é um clássico exemplo do estilo internacional.

Usuario de Flickr: yan.da

Logo de finalizar o projeto em 1953, o Museu de Belas Artes de Houston (MFAH) solicitou a van der Rohe, realizar duas novas ampliações ao Edifício Caroline Wiess(nome da edificação): no Cullinan Hall e no Salão Brown que foram realizados em 1953 e 1974, respectivamente.

Conjuntamente com a Galeria Nacional de Berlim, as ampliações do MFAH, são os únicos museus projetados pelo reconhecido arquiteto Mies van der Rohe.

Usuario de Flickr: yan.da

Com 30 pés de altura e 6.800 pés quadrados de espaço aberto, o Cullinan Hall é o maior e mais flexível espaço para eventos do Museu. Neste setor, exibem-se as coleções permanentes selecionadas de arte moderna e contemporânea.

A galeria concebida com curvas suaves é utilizada para eventos formais específicos. Ao total, o Cullinan Hall e o Salão Brown possuem mais de 10.000 metros quadrados de galerias e espaços de recepção.

Usuario de Flickr: yan.da

A volumetria proposta por Mies van der Rohe amplia os ambientes, enquanto que a construção feita em aço radial gera uma imponente fachada voltada para a rua. O uso de materiais modernos para a época, como o aço industrializado e o grande painél de vidro, permitiu ao arquiteto definir a aparência de “pele e ossos”.

Usuario de Flickr: yan.da

Através desta intervenção mínima para o Museu de Belas Artes, se produziu um amplo espaço fluído dentro do interior da edificação.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Mies van der Rohe
  • Ano: 1953
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: Houston, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Clássicos da arquitetura: Museu de Belas Artes de Houston - Mies van der Rohe / Houston - Texas" 01 Out 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/1085/classicos-da-arquitetura-museu-de-belas-artes-de-houston-mies-van-der-rohe-houston-texas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.