O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Escola da Cidade discute Hidroanel em Seminário Internacional de Projeto Urbano.

Escola da Cidade discute Hidroanel em Seminário Internacional de Projeto Urbano.

  • 21:01 - 22 Janeiro, 2014
Escola da Cidade discute Hidroanel em Seminário Internacional de Projeto Urbano.
Escola da Cidade discute Hidroanel em Seminário Internacional de Projeto Urbano., Courtesy of Escola da Cidade
Courtesy of Escola da Cidade

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove, de 7 a 12 de abril, Seminário para desenvolvimento de projeto urbano na cidade de São Paulo, a partir da proposta já bastante divulgada do Hidroanel Metropolitano.

O Hidroanel Metropolitano é um projeto de grande abrangência, solicitado pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo implementar o transporte aquaviário através de uma rede de canais navegáveis composta por rios e represas existentes na região metropolitana, além de um canal artificial, totalizando um anel de 170 km de hidrovias urbanas que, integrado ao sistema de drenagem e ao uso múltiplo das águas, visa o desenvolvimento econômico e urbano da metrópole paulistana. O projeto está em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais - Grupo Metrópole Fluvial, pertencente ao Laboratório de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

O objetivo do VIII Seminário Internacional de Projeto Urbano é aprofundar o estudo do potencial transformador desta proposta, principalmente no que se refere às possibilidades de desenvolvimento urbano a partir da compreensão do conceito de uso múltiplo das águas e do acesso público às suas margens, o que possibilitaria a criação de um espaço público estruturador e fundamental à cidade. 

A área de estudo do workshop compreende uma faixa do Rio Tietê, entre a foz do Córrego Jacu e a foz do Córrego Três Pontes, no extremo leste do município de São Paulo. Os participantes terão como tarefa o desenvolvimento de uma proposta de intervenção para esta área de estudo.

Courtesy of Escola da Cidade
Courtesy of Escola da Cidade

Para este Seminário, a Escola da Cidade convidou 12 arquitetos estrangeiros, de países diversos, como Itália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Dinamarca e Portugal. Os arquitetos brasileiros e estudantes da Escola da Cidade trabalharão em conjunto com os arquitetos convidados ao longo de uma semana.

Dentre os convidados está Alejandro Echeverri, que foi diretor de Projetos Urbanos da Prefeitura de Medellín (Colômbia) e responsável por projetos importantes como um conjunto de bibliotecas nas áreas periféricas e o Metrocable, um teleférico de alta capacidade, que conecta a malha metroviária existente às regiões mais altas e periféricas da cidade.

Outro participante é o arquiteto Josep Maria Llop Torné, que foi Diretor de Planejamento e Gestão e Coordenador da Área de Urbanismo da Prefeitura de Barcelona (Barcelona'92 - Jogos Olímpicos). Atualmente é diretor da Cátedra UNESCO sobre "Cidades médias, urbanização e desenvolvimento". Em 2010 recebeu a medalha de ouro do Colégio Oficial de Arquitetos da Catalunha, pela projeção nacional e internacional do seu trabalho em urbanismo.

Já o italiano Aldo Aymonino é consultor do Consórcio Veneza Nova para realização dos sistemas de barreiras móveis, para proteção da Laguna de Veneza (Projeto MOSE). Participou da Bienal de Veneza em 1991, 2002 e 2006, além da Trienal de Milão, em 1995. Desde 2000 é professor no Departamento de Desenho Arquitetônico, na Universidade de Veneza, e professor visitante em diversas universidades, tais como as Universidades de Washington e Cornell.

Voltado aos estudantes da Escola e aberto a estudantes de outras faculdades, arquitetos, e demais interessados, o Seminário se propõe a complementar e qualificar a formação de estudantes e arquitetos, em projeto urbano. 

O VIII Seminário Internacional de Projeto Urbano tem o apoio do Grupo Metrópole Fluvial (FAUUSP), e contará com a participação da Faculta de Arquitectura Diseño y Urbanismo de Buenos Aires (Argentina), Escuela de Arquitectura da Universidad de Talca (Chile), Universidad EAFIT (Colômbia), Università Iuav di Venezia (Itália), Universidad de Lleida (Espanha), Universidade Hochschule Konstanz (Alemanha), Royal Danish Academy of Fine Arts - School and Architecture (Dinamarca), Università di Sassari (Itália), Universidad Mayor (Chile), Universidad Finis Terrae (Chile) e, ainda, do Escritório de Arquitetura Al Borde (Equador).

O Seminário é gratuito e contará com palestras ministradas por professores da Escola da Cidade e por convidados das diversas universidades parceiras do evento. As vagas para o workshop são limitadas e as palestras abertas ao público. Informações, inscrições e o programa completo do Seminário podem ser acessados no site www.escoladacidade.edu.br.

  • Título

    Seminário Urbano sobre Hidroanel
  • Organizadores

  • De

    07 de Abril de 2013, 17:58
  • Até

    12 de Abril de 2013, 17:58
  • Onde

    Escola da Cidade

A palestras são abertas ao público, gratuitas e as vagas são limitadas.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: "Escola da Cidade discute Hidroanel em Seminário Internacional de Projeto Urbano." 22 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106319/escola-da-cidade-discute-hidroanel-em-seminario-internacional-de-projeto-urbano> ISSN 0719-8906