O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Passarela
  4. Holanda
  5. Zones Urbaines Sensibles
  6. 2013
  7. Luchtsingel / ZUS + Hofbogen BV

Luchtsingel / ZUS + Hofbogen BV

Luchtsingel / ZUS + Hofbogen BV
Luchtsingel / ZUS + Hofbogen BV, © Ossip van Duivebode
© Ossip van Duivebode

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Luchtsingel é uma ponte de pedestres em Rotterdã que está sendo construída com a ajuda da população, por meio de uma iniciativa chamada de crowdfunding, um meio interessante de financiamento no qual a população doa dinheiro por meio de uma plataforma online (para uma ideia que está para ser realizada essencialmente) para tornar um projeto realidade. A Luchtsingel, da qual o slogan diz "quanto mais você doar, mais longa será a ponte", tem estimulado a imaginação pública e superado as metas iniciais de arrecadação de fundis, tornando-se uma das mais importantes áreas urbanas de Roterdã.

Cortesia de ZUS Cortesia de ZUS © Design at News © Ossip van Duivebode + 12

Saiba mais sobre o surgimento peculiar desta ponte a seguir.

Cortesia de ZUS
Cortesia de ZUS

Parte do projeto I Make Rotterdam, a ponte tem como intuito reconectar a área de Hofplein com os distritos ao norte de Roterdã, permitindo que os pedestres possam evitar o tráfego caótico no nível do solo. 

© Ossip van Duivebode
© Ossip van Duivebode

O projeto foi destacado em uma reportagem sobre crowdfunding pelo AIA:

"A iniciativa 'I Make Rotterdam' foi estabelecida para recriar o centro de Roterdã, Holanda, e proporcionar um ambiente mais apropriado para o pedestre. Os cidadãos de Roterdã vêm enfrentando por muito tempo a divisão presente na cidade, causada por vias de tráfego intenso e pela falta de acessos para pedestres e áreas de recreação. Devido a falta de meios para investir em infraestrutura, o grupo Luchtsingel decidiu criar uma tentativa via internet de crowdfunding para financiar uma ponte de pedestres no meio da cidade."

Cortesia de ZUS
Cortesia de ZUS

A ideia de uma passagem de pedestres nesta área tem origem no plano diretor do distrito central da cidade, que foi criado pela Prefeitura de Roterdã e pelo escritório Maxwan Architecten. No entanto, o plano diretor previa a construção da ponte para um período de 30 anos e, de acordo com os responsáveis pelo projeto I Make Rotterdam, "a área não pode esperar tanto tempo". A primeira fase da construção já foi concluída, porém apenas nas etapas seguintes que se atingirá todo o distrito, conectando áreas díspares para os pedestres. 

© Design at News
© Design at News

Com o objetivo de construir a Luchtsingel décadas antes do programado, a organização Zones Urbaines Sensibles decidiu ultrapassar os sistemas comuns de desenvolvimento imobiliário e optar pela arrecadação pública de fundos via internet. Este modelo permitirá que a melhoria deste espaço público, que será diretamente voltado para a população. A reportagem do AIA também aponta que parte do sucesso deste projeto pode ser atribuído ao fato de que "uma vez que os primeiros fundos sejam arrecadados, a construção pode começar e assim a imagem daquela ponte em processo torna-se um meio fácil para divulgar a campanha".

© Design at News
© Design at News

Em parte, o método de financiamento para a ponte influenciou seu design: construída com 17.000 placas de madeira, cada pessoa que contribuir terá o direito de escrever uma mensagem sobre a superfície da ponte. Esta mensagem poderá ser uma propaganda, uma mensagem para alguém amado ou simplesmente seu nome, tornando esta plataforma uma obra realmente pública.

© Design at News
© Design at News

A motivação por trás do I Make Rotterdam está no desafio de novas ideias de como podemos desenvolver a cidade. A equipe afirma: "Com a construção da Luchtsingel, I Make Rotterdam deseja testar a política estrutural e as visões de projeto para a cidade de Roterdã e experimentar estratégias alternativas de desenvolvimento para a cidade."

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Zones Urbaines Sensibles
Escritório
Cita: "Luchtsingel / ZUS + Hofbogen BV" [Luchtsingel / ZUS + Hofbogen BV] 02 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106305/luchtsingel-slash-zus-plus-hofbogen-bv> ISSN 0719-8906