O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em Construção: Avanços do Museu Jumex por David Chipperfield Architects

Em Construção: Avanços do Museu Jumex por David Chipperfield Architects

Em Construção: Avanços do Museu Jumex por David Chipperfield Architects
Em Construção: Avanços do Museu Jumex por David Chipperfield Architects, Cortesia de Colección Jumex, México
Cortesia de Colección Jumex, México

Apresentamos a seguir os avanços até agora nas obras do Museu Jumex, projeto realizado por David Chipperfield Architects  na Cidade do México. 

De acordo com a  Fundación de la Colección Jumex, o escritório britânico foi selecionado graças a sua ampla experiência no desenho de espaços para museus ao redor do mundo e da qualidade de seus projetos, que combina sobriedade e pragmatismo.

O terreno de 2.500 m², que receberá o edifício, está localizado entre as ruas Boulevard Miguel de Cervantes Saavedra, Ferrocarril de Cuernavaca e Lago Zurich na Colonia Granada, da Delegación Miguel Hidalgo; o edifício possui um formato triangular e estará ao lado do futuro Museu Soumaya; ambos formam parte de um plano urbano para o desenvolvimento da região.

Mais informação sobre o projeto a seguir.

O projeto está distribuído em 5 plantas (sub-solo -1, térreo, primeiro, segundo e terceiro pavimentos) o que gera um total de  6.660 m² construídos, dos quais, 2.264 m² encontram-se abaixo do nível do solo e 4.396 m² acima.

Este novo espaço busca destinar a maior parte da edificação à  exposição de arte e à recepção de seus visitantes. As operações do escritório responsável referentes especificamente à função de museu do edifício se caracterizaram pelo trabalho dinâmico da luz natural e a fluidez de seus espaços.

A construção, que ampliará significativamente o tamanho das instalações existentes em Ecatepec, começou em Março de 2010 e abrirá as portas ao público no fim de 2013.

Courtesy of David Chipperfield Architects
Courtesy of David Chipperfield Architects

Com um acervo de mais de 2.500 obras que foi recentemente enriquecido com a aquisição de peças de célebres artistas, a nova sede estabelecerá uma programação que inclua ao menos três grandes exibições por ano, combinando interpretações do acervo da Coleção Jumex realizadas por curadores convidados, mostras internacionais itinerantes organizadas por outros museus e outros projetos artísticos.

Esta nova localidade na Cidade do México permitirá a que instituição alcance mais pessoas, logo, o planejamento das atividades acadêmicas e educativas se fortalecerá, sem dúvida, graças ao novo edifício que contará com espaços mais flexíveis e adequados para conferências, mesas redondas, projeções, cursos e oficinas.

Cortesia de Colección Jumex, México
Cortesia de Colección Jumex, México

Este espaço significará uma nova maneira de pensarmos como instituição, uma organização que sem abandonar seu caráter experimental, alcançará a estrutura administrativa e o valor reflexivo que correspondem a um museu.

Desta maneira, a Coleção Jumex espera converter-se em uma opção de qualidade para a cultura e para a disseminação do público especializado e daqueles que tenham a inquietude de conhecer a criação contemporânea através de umas das coleções privadas mais importantes da América Latina, alternando sua missão e programas junto à importantes lugares de grande trascendência na vida cultural do México. 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Alexandra Molinare
Autor
Cita: Molinare, Alexandra. "Em Construção: Avanços do Museu Jumex por David Chipperfield Architects" [En Construcción Noticias: Avance del Museo Jumex por David Chipperfield Architects] 16 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102567/em-construcao-avancos-do-museu-jumex-por-david-chipperfield-architects> ISSN 0719-8906