Nova Galeria Leme / Paulo Mendes da Rocha + Metro Arquitetos

Nova Galeria Leme / Paulo Mendes da Rocha + Metro Arquitetos

© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti+ 32

São Paulo, Brasil
  • Colaboradores:Alfonso Simelio, Antonia Peña, Bruno Kim, Filipe Barrocas, Isadora Marchi, Luis Tavares, Marina Ioshii, Pedro Mesquita
  • Construção:SM3
  • Iluminação:Ricardo Heder
  • Estrutura:Cia. de Projetos – Heloísa Maringoni
  • Elétrica:PHE
  • Autores:Paulo Medes da Rocha, Martin Corullon e Gustavo Cedroni, Anna Ferrari
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova galeria leme foi construída em 2011 a duas quadras da galeria original, de 2004. É uma reconstrução do primeiro edifício, com projeto de Paulo Mendes da Rocha e Metro arquitetos, demolido no final de 2011. Além da reprodução do projeto original foi acrescentado um anexo, um cubo de 9 x 9 metros, ligado ao edifício principal por uma ponte no pavimento superior.

Corte 2Planta TérreoVista 3Detalhe+ 32

Esse novo conjunto é fruto da negociação do proprietário com uma grande empresa construtora que comprou toda a quadra em que se localizava a antiga galeria para a construção de um empreendimento comercial, como parte do processo de rápida transformação urbana típica da cidade de São Paulo. 

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Entre outras alternativas resolvemos reproduzir o mesmo projeto. Além de esse espaço ser já uma marca da galeria, a ideia de manter o edifício tal qual era apresentava uma oportunidade de problematizar as ideias de preservação do patrimônio arquitetônico, da prevalência do projeto sobre a matéria construída e criar a possibilidade de uma experiência espacial inusitada: considerando que a demolição se deu depois do novo edifício concluído, durante alguns meses era possível visitar os dois em seguida, a poucos passos um do outro. Considerando que eram edifícios tão particulares e com uma especialidade tão característica um curioso efeito de déja-vu automático se produzia. 

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Tanto o edifício principal quanto o anexo são inteiramente construídos em concreto armado. A intenção foi de manter a mesma matriz formal e material do projeto original de Paulo Mendes da Rocha inclusive na ponte de ligação, como se fosse uma continuação, um crescimento a partir do volume original. O anexo abriga uma grande área de acervo no pavimento superior e uma nova sala de exposição no piso térreo. Através da ponte e do pátio aberto a conexão entre os espaços acrescentados e os espaços que já faziam parte do programa original é bastante fluido.

Planta 1° Pavimento
Planta 1° Pavimento

Esse pátio criado com a decisão de manter as adições de área como um corpo separado do volume principal é efetivamente um espaço importante de articulação e comprova a riqueza da ideia de anexo como tipo, mesmo quando não criado posteriormente, como adição. 

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

As áreas de apoio estão todas concentradas em uma faixa lateral, facilitando a distribuição das instalações elétricas e hidráulicas. Os espaços administrativos contam com claraboias e janelas estão dispostos sobre os espaços expositivos, que tem entre seis e nove metros de altura, também com iluminação zenital. O edifício é fechado com grandes portas metálicas e vidro.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Valdemar Ferreira, 130 - Butantã, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Galeria Leme / Paulo Mendes da Rocha + Metro Arquitetos" [New Leme Gallery / Metro Arquitetos Associados + Paulo Mendes da Rocha] 06 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101117/nova-galeria-leme-slash-paulo-mendes-da-rocha-plus-metro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.