O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Encontros Regionais de Estudantes de Arquitetura 2013

Encontros Regionais de Estudantes de Arquitetura 2013

Encontros Regionais de Estudantes de Arquitetura 2013
Encontros Regionais de Estudantes de Arquitetura 2013, Regionais da FeNEA
Regionais da FeNEA

Os Encontros são os maiores e mais conhecidos projetos idealizados, organizados e promovidos pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, a FeNEA, e possuem um caráter amplo por abordarem temas relativos a arquitetura e urbanismo, assim como seu ensino, pesquisa e extensão.

Os Encontros têm como principal objetivo promover a troca de experiências e o debate entre os estudantes de arquitetura e urbanismo do país, e por serem momentos de grande concentração de pessoas, o resultado desse convívio não poderia ser diferente: um grande diálogo vivo, frutífero e aberto entre os diferentes estudantes e suas diferentes culturas e realidades. A programação destes Encontros conta com atividades que possibilitam efetivamente essa experiência coletiva, como oficinas, visitas guiadas pela cidade, workshops, palestras, plenárias, grupos de discussão, os Conselhos de Entidades Estudantis, o CICAU, atividades culturais, entre outros.

A seguir, a lista de Encontros Regionais que acontecerão ao decorrer deste ano.

EREA SUL - Cascavel

EREA Cascavel 2013
EREA Cascavel 2013

A evolução da humanidade se dá pela capacidade do homem chegar a resultados novos e não convencionais para uma determinada questão. E esse processo evolutivo provém da capacidade de fazer da revolução uma evolução, livre das soluções convencionais e de visões do senso comum, chegando a uma solução inovadora para um determinado problema.

Estamos em uma época onde a transformação virou rotina. O ritmo com que a tecnologia, a cidade, e nós mesmos nos transformamos faz com que banalizemos grande parte de nosso entorno, e o esforço realizado para construí-lo. Nada melhor para exemplificar este período que a trilogia Qatsi do diretor Godfrey Reggio, uma montagem visual de nosso mundo contemporâneo, dominado pela globalização da tecnologia e da violência.​

O avanço tecnológico traz muitas comodidades para a vida e o trabalho, entretanto a um preço alto. A dependência da tecnologia pode ser vista como uma evolução em muitos sentidos, mas também um retrocesso em muitos outros.

Acreditando na dualidade da vida, pode-se pensar que o tema "A quantas anda sua evolução" poderia muito bem ser chamado de "a quantas anda sua revolução", onde o grande exercício não é somente questionar sobre as coisas por fazer, mas também as conquistas realizadas, que não devem ser deixadas de lado em detrimento do novo.

O EREA Cascavel apresenta como proposta o questionamento do modus operandi de diversas frentes da realidade arquitetônica atual, desde o ensino de arquitetura até o possível fim do papel como meio de representação; do questionamento da tradição projetual até o questionamento da tradição construtiva. O grande objetivo não é somente criar questionamentos, mas, principalmente, fazer com que possamos entender o comportamento atual para melhor projetar o futuro.

Para acessar o site do encontro clique aqui.   

OBSERVAÇÕES: É o segundo encontro do ano. Acontece entre os dias 10 a 14 de abril. As inscrições de isentos (apoios/diretores/oficiantes/delegados/CICAU) já estão abertas. E as inscrições de participantes começam dia 03 de março.

EREA LESTE - Niterói

EREA Niterói 2013
EREA Niterói 2013

O EREA Niterói 2013 tem como temática a retomada das cidades. Coisa séria, né? Pois é, e é mesmo. A gente sabe que todo encontro tem discussão de cidade e que muita coisa bonita se fala e se ouve por aí. No EREA Manifesto queremos não só discutir, pensar, dialogar, mas agir.

O encontro tem como base a cidade de Niterói, apenas como plataforma para discussões e ações, mas as problemáticas abordadas são comuns a todas as grandes cidades contemporâneas. Segregação, mecanismos de controle e punição, falta de espaços livres públicos, padronização espacial, grandes eixos de mobilidade, rupturas, fluxos engarrafados, vazios urbanos... Nesse ambiente, arte e cultura sofrem repressão, de forma direta e indireta. É aí que observamos fenômenos e movimentos de resistência, luta e contracultura. 

E é aí que reconhecemos nosso espaço de ação.

MANIFESTO ZEBRA

A cidade do capital, o capital-cidade.
Sufocando multiculturas, 
Resta apenas ausência. 

Não cantarei essa cidade vazia. 
Do vazio, sai o grito. 
O grito calado, reprimido, oprimido! 

Quero pintar essa cidade cinza, 
Criar diversidade na unidade. 
Quero cores! 

A vida não está numa prateleira, 
Ao alcance de uma nota fria. 
Fria indiferença nossa. 

O que faz da sua cidade o seu lar? 
Até onde vão seus muros? 
Todo muro tem dois lados. 

A zebra quer dobrar as barras dos códigos, 
Torcer as grades 
E rasgar as redes. 

Retomemos as cidades 
Como um incêndio que se alastra 
E não escolhe a quem atinge. 

Entre pangarés e baluartes, 
Seja zebra!

Para acessar o site do encontro clique aqui.   

OBSERVAÇÕES: É o terceiro encontro do ano. Acontece entre os dias 16 a 21 de abril. As inscrições de isentos (apoios/diretores/oficiantes/delegados/CICAU) começaram no dia 18 de fevereiro. E as inscrições de participantes começam em março.

EREA SP - Campinas

EREA Campinas 2013
EREA Campinas 2013

Sediar o XXVI EREA da Regional São Paulo em Campinas, que acontece entre os dias 29 de Abril e 4 de Maio de 2013, é oportunizar aos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo a inserção da questão dialética entre o crescimento metropolitano e a realidade interiorana convivendo paralelamente no mesmo espaço. Dividimos a temática “onde os paralelos se encontram” em subtemáticas que vão ser abordadas a cada dia de encontro, são questões que, em diferentes escalas, podemos encontrar em muitas, senão na maioria das cidades brasileiras.  Os quatro paralelos que vão ser abordados durante o encontro são os seguintes: 

METRÓPOLE x INTERIOR

Não importa o tamanho ou a localização, a característica fundamental é que elas funcionam como um imã. Grandes, médias ou pequenas, seus habitantes tem os mesmos hábitos, são presos ao cotidiano. Podem não ter as mesmas atividades, mas a essência de rotina monótona é a mesma. Consequentemente, os mesmos problemas são encontrados, as mesmas soluções podem ser aplicadas, em diferentes escalas.

CENTROS x PERIFERIAS

Com o processo de expansão das cidades, novos territórios são formados. Independente da sua característica visual, são periferias.Estes territórios, cada vez mais distantes dos já consolidados centros, vão criando novas centralidades. Possuem usos diversos, oferecem serviços, proporcionam trabalho, formando centralidades autônomas em relação aos centros tradicionais. Entretanto, não suprem todas as necessidades, afinal as gestões não oferecem o devido suporte.

PÚBLICO x PRIVADO

Espaços coletivos estão cada vez mais escassos. Os poucos espaços com características semelhantes são restritos a alguns públicos. Nem todos tem permissão para usufruir de determinados espaços. Este ciclo implica na não diversidade de pensamentos, de ideias e na falta de convívio entre diferentes.

FORMAL x INFORMAL

Formal é tudo aquilo que respeita e obedece, tudo aquilo que diz as leis. Habitações, comercios que não respeitam este sistema, são chamados de informais. É curioso ver a relação destes dois sistemas, a forma como um completa o outro. Como tudo aquilo que é informal, apesar de não obedecer as regras da sociedade, é utilizado pela mesma, gerando conflitos, discriminação e dinheiro.

OBSERVAÇÕES: É o quarto encontro do ano. Acontece entre os dias 29 de abril a 04 de maio. As inscrições de isentos (apoios/diretores/oficiantes/delegados/CICAU) já estão abertas. E as inscrições de participantes começam em março.

EREA NORTE - Pará

EREA Pará 2013
EREA Pará 2013

No período de 01 à 05 de maio de 2013 irá acontecer o 1° Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura da Regional Norte, o EREA PARÁ , sendo sediado na cidade de Santa Bárbara, região metropolitana da capital Belém.

As suas atividades serão desenvolvidas de acordo com a sua temática: ''Por quê? Pra quê? Pra quem?''  . Esta foi dividida em 3 eixos, para o melhor entendimento dos participantes. Cada uma das perguntas foi direcionada para uma linha da arquitetura, resultando da seguinte maneira:

-Por quê?: ''Raízes da Arquitetura'' - Mostra as origens da arquitetura''. Esse eixo busca entender por que e como chegamos até aqui em relação a métodos construtivos, divisão de espaços, ornamentações, dentre outras características. Remete também a importância de manter e preservar a historia das mesmas.

-Pra quê?: ''Nova forma de edificar'' - Leva as novas técnicas construtivas, arquitetura sustentável. A pergunta "pra quê?" surge a partir do momento em que nos perguntamos para que seja necessária uma nova forma de construir. Entra na questão da preservação dos materiais naturais, como água (utilizada para fabricação de tijolos, argamassa, dentre outras técnicas), utilização da luz solar, dentre outras formas. Assim levando o arquiteto a novas alternativas de materiais construtivos. 

-Pra quem? : ''Arquitetura para todos'' - Remete a arquitetura para todas as classes sociais, e a forma como essa diversidade está sendo construída, se é somente para aqueles que têm condições financeiras de bancar ou para todos que necessitam da arquitetura.

O objetivo da temática é tentar envolver as principais abordagens da arquitetura, assim, no EREA PARÁ, cada dia do encontro será referente a uma pergunta do tema, consequentemente a um eixo. Tendo as oficinas, vivências e palestras para desenvolver e fazer o participante entender e absorver da melhor forma possível à temática como um todo. 

O EREA PARÁ 2013 tem como maior objetivo mostrar um pouco da arquitetura como um todo e o modo como está inserida em seu meio, se está cumprindo o papel que o projetista que a criou tinha ou se o meio o transformou. 

Para acessar o site do encontro clique aqui

OBSERVAÇÕES: É o quinto encontro do ano. Acontece entre os dias 01 a 05 de maio. As inscrições de isentos (apoios/diretores/oficiantes/delegados/CICAU) já estão abertas. E as inscrições de participantes começam no início de março. Este EREA é o primeiro da regional Norte.

EREA CENTRO - Barra do Bugres

EREA Barra 2013
EREA Barra 2013

Ao abrir os olhos, entramos em contato visual com o mundo exterior, fazendo com que ocorra uma captação de formas e luzes que instantaneamente são processadas pela mente e cruelmente são somadas aos conceitos e tabus aprendidos ao longo da vida. Dentro deste contexto o EREA Barra joga aos ventos todos os tipos de pré-conceitos e busca dentro de pequenas trilhas, grandes estradas rumo ao desconhecido mundo de culturas e tradições dessa gente cheia de esperanças e sonhos.

Desta forma, apresentamos uma gama MULTICULTURAL de costumes e soluções arquitetônicas que, mesmo ocorrendo sem um estudo prévio, sem um PLANEJAMENTO URBANO, possuem grande importância já que abrigaram e fizeram parte daqueles que hoje são a história desta cidade; porém junto a isto encontramos um DESCASO populacional e governamental, que deve ser desfeito, perante o patrimônio histórico.

 Sendo assim, em um súbito de coragem, arriscamos tentar ABRIR O OLHAR de todos, e na somatória de caráter e respeito ao próximo, plantar sementes de novas ideias para que a paisagem de amanhã esteja repleta de novos frutos.

Para acessar o site do encontro clique aqui.

OBSERVAÇÕES: É o sexto encontro do ano. Acontece entre os dias 01 a 05 de maio. As inscrições de isentos (apoios/diretores/oficiantes/CICAU) já estão abertas. E as inscrições de participantes começam dia 23 de março. 

Todos os textos foram fornecidos pelas respectivas comissões organizadoras de cada encontro.
O EREA Nordeste 2013 aconteceu no começo do ano, por isso não consta na lista.
Agradecimentos à Mariana Dias, Diretora de Finanças da FeNEA, por colaborar com este post. 

Cita: Victor Delaqua. "Encontros Regionais de Estudantes de Arquitetura 2013" 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100343/encontros-regionais-de-estudantes-de-arquitetura-2013> ISSN 0719-8906