Edifício de Escritórios Rua Alfonso Gomez / PPST Arquitectura

O edifício insere-se em uma área industrial de Madri, que vem passando por um processo de transformação em que as antigas instalações industriais estão sendo substituídas por novos edifícios de uso misto, abrigando atividades como pequenas empresas de desenvolvimento de software, de design e produtoras de filmes.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

O entorno industrial se reflete nos materiais utilizados: vidro e chapas perfuradas de aço.

O edifício assume uma forma relativamente compacta que se estende e ocupa a profundidade do lote.

Planta térreo
Planta tipo

Para fornecer luz natural a todos os ambientes de trabalho foi criado um pátio com formas irregulares que multiplicam as reflexões e as percepções do espaço, em um interessante contraste com o exterior austero. Este pátio funciona como um grande átrio, com elevadores panorâmicos, que dão acesso a cada piso através de galerias abertas.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Cada piso é organizado como um espaço aberto cuja forma, dimensões e proximidade com a fachada permitem diferentes layouts. Todas as áreas de serviço localizam-se alinhadas na parede norte, enfrentando o edifício vizinho.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

A fachada exterior, com seu revestimento de chapas de aço perfurado, conferem ao edifício luz natural, boa proteção solar e senso de privacidade. Durante a noite, a edificação que parece não ter janelas, revela as luzes e o movimento do interior.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: PPST Arquitectura
  • Ano: 2008
  • Área construída: 6638 m²
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Concreto

Equipe:

  1. Arquitetos: Samuel Ruiz Torres de Carvalho, Pedro Palmero Cabezas
  2. Equipe de Projeto: Alfonso Górriz Figuera, Laura Peique Simón, Elena Gómez Agüero, Oscar Poveda Pérez, Oscar Pozuelo López, Javier Romero
  3. Assistentes Administrativos: Mar Secades Pérez, Gema Esteban Abad

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Jesús Hierro Sureda
  2. Equipamentos Técnicos: Senorsa
  3. Construção: Konin 22

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Edifício de Escritórios Rua Alfonso Gomez / PPST Arquitectura" 11 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-63674/edificio-de-escritorios-rua-alfonso-gomez-ppst-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.