VALEO – VEC / GCP Arquitetos

© Nelson Kon
Fachada principal

A reabilitação e o projeto de expansão para a planta da Valeo VEC buscaram solucionar os fluxos industriais e a atualização do uso, ajustando o conjunto industrial para as demandas atuais, mas também preparando a infraestrutura de produção para o crescimento futuro do mercado. Além da preocupação com o sistema de produção, uma das chaves dos aspectos do projeto de reabilitação é a solução das condições térmicas internas nos edifícios pré-existentes.

© Nelson Kon

Devido a este desafio, estudos de conforto térmico, iluminação natural e eficiência energética guiaram as soluções adotadas para uma melhor integração entre o clima e a arquitetura.

© Nelson Kon

O projeto arquitetônico considera os novos edifícios (ou reabilitados) como marcos, exibindo para a comunidade o comprometimento da Valeo com o ambiente e com os altos padrões de design e tecnologia.

© Nelson Kon

O uso de ventilação e iluminação natural, bem como o efeito dos espelhos d’água e da vegetação na fachada quadrada coberta e transparente, onde as salas de reunião estão dispostas, resume ao visitante o partido geral do projeto: eco eficiência, altos padrões estéticos de qualidade e projeto sustentável.

O novo edifício de administração volta-se para o Rio Atibaia, onde um desenho especial paisagístico recupera a magnificência da margem natural da floresta.

© Nelson Kon

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: GCP Arquitetos – Sergio Coelho e Mauricio Reverendo
  2. Equipe de projeto: Adriana Oliveira; Daniel Mariano; Daniela Vaz; Edgar Pompeu; Lucas Verroni; Izabella Queiroz; Ricardo Segantini; Silvio Diarte; Thais Ramaglia; Ubirajara Jarbas; Agnaldo Amaral e Renata Bernardino
  3. Coordenadora geral e de sustentabilidade: Alessandra Araújo
  4. Coordenador de projeto: Mauricio Reverendo
  5. Supervisão do terreno: Ubijara Jarbas, Silvio Diarte

 

 

 

 

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "VALEO – VEC / GCP Arquitetos" 24 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44725/valeo-vec-gcp-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.