Bloco de Alojamento de Sargentos / Filipe Xavier Oliveira

 

O edifício para o alojamento de sargentos busca o mundo contemporâneo através da resolução de necessidades funcionais, programáticas e culturais da construção de sua época, escapando do design mimético existente, propondo-se como uma alternativa que interpreta os valores atemporais dos militares como as regras, a sobriedade, o rigor e a disciplina, incorporados na arquitetura através do ritmo e dos volumes puros. O bloco de acomodação dos sargentos enfatiza a estrutura como um elemento que forma a arquitetura, tradição esta presente na gênese da cultura militar.

Cortesia de Filipe Xavier Oliveira

Buscar uma solução que oferecesse condições decentes a baixo custo, impondo-se como um edifício contemporâneo, foi uma das premissas na qual o projeto foi baseado.

Cortesia de Filipe Xavier Oliveira

A tipologia deveria ser uma “galeria”, na busca de uma continuidade histórica, com valores já provados. Logo, no bloco de acomodação existem fatos da própria cultura da arquitetura portuguesa, como o árcade que confere dignidade por seu desenho ao entrar no edifício, sendo também espaço de encontro.

Cortesia de Filipe Xavier Oliveira

Usufrui-se das formas arquiteturais em uma coerência funcional, estrutural e de lógica estética, materializada através da combinação de volumes que a correspondem e simboliza certas funções, ou seja: o volume cilíndrico como uma forma dinâmica que representa o acesso vertical; a tipologia de “galeria” é afirmada por linhas horizontais e o ritmo dos vãos, culminando nas escadas de emergência que desmaterializam o volume e assumem um valor adequado para a forma arquitetônica.

Cortesia de Filipe Xavier Oliveira

Esta opção é coerente com os valores sustentados por Vitruvius quando ele menciona que quando o significado do trabalho refere-se a algo tangível e concreto, enquanto o que significam diz respeito “(…) com a evidência baseada na lógica dos conceitos”.

Cortesia de Filipe Xavier Oliveira

A noção de economia em arquitetura é sempre o resultado de um compromisso entre estrutura e arquitetura. A estrutura é entendida como algo que possui capacidade funcional, espacial e estética, além de sua função primária de suporte de cargas.

Cortesia de Filipe Xavier Oliveira

Havia uma preocupação em encontrar a beleza através da exposição das coisas simples, baseada na crença de que a arquitetura começa quando a necessidade acaba. A busca da beleza em arquitetura é o que atribui seu caráter atemporal, não só proporcionando o valor de novo, mas também buscando um caráter de permanência.

Cortesia de Filipe Xavier Oliveira

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Filipe Xavier Oliveira
  • Ano: 2011
  • Área construída: 837 m²
  • Área do terreno: 1080 m²
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Sintra, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Filipe Xavier Oliveira

Informação Complementar:

  1. Estruturas: Tenente-coronel José Melo; Capitão João Correia
  2. Proprietário do empreendimento: Exército português

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Bloco de Alojamento de Sargentos / Filipe Xavier Oliveira" 18 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-38339/bloco-de-alojamento-de-sargentos-filipe-xavier-oliveira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.