
-
Arquitetos: spaceworkers
- Área: 59 m²
- Ano: 2024
Fernando Guerra foi pioneiro na forma de fotografar e comunicar a arquitectura. Há quinze anos abriu o estúdio FG+SG em colaboração com seu irmão e juntos são responsáveis por grande parte da difusão da arquitectura contemporânea portuguesa, nos últimos quinze anos.







Recentemente, temos visto muitos projetos que fazem uso de fachadas permeáveis, incluindo alguns vencedores do Building of the Year Award, a ponto de se poder considerar esse elemento arquitetônico uma espécie de tendência ou "moda" na produção contemporânea.
Melhorias na iluminação e ventilação naturais e maior permeabilidade visual são algumas das vantagens proporcionadas por esse tipo de fachada. A seguir, compilamos 15 fotografias que mostram exemplos desse elemento, feitas por proeminentes fotógrafos, como Andrés Valbuena, Pedro Nuno Pacheco e Koji Fuji Nacasa & Partners Inc.

Linhas de visão da plateia, acústica e acessibilidade fazem da disposição dos assentos de teatros uma grande e precisa arte. Como parte de seu conjunto de recursos online para arquitetos e designers, a equipe do Theatre Solutions Inc (TSI) compilou um catálogo com 21 exemplos de layouts de assentos de teatro. Cada layout é bem detalhado, com informações sobre o número de assentos, área de piso destinada a eles e espaçamento entre filas. Estes layouts se dividem em três formas gerais; e para complementar esta informação, juntamente com diagramas da TSI, nós incluímos os prós e contras de cada tipo, bem como exemplos de projetos que utilizam cada formato. Saiba mais a seguir.

A possibilidade de modelar e criar formas complexas, assim como a diversidade de acabamentos e texturas, fazem do concreto um dos materiais favoritos dos arquitetos. Por este motivo, esta semana selecionamos 20 fotografias que impressionam pelo modo como retratam a beleza e expressividade deste material. A seguir, veja as imagens que escolhemos de fotógrafos como Brigida González, Bruno Candiotto, Élena Marini Silvestri e Raphael Olivier.

O Museu Nacional dos Coches, projetado por Paulos Mendes da Rocha em parceria com o MMBB e Bak Gordon Arquitectos, inaugurará seu novo projeto expográfico no dia 19 de maio. Para instalar os equipamentos que vão permitir ler - e conhecer - os coches e berlindas que fazem parte desta coleção, o edifício fechará suas portas ao público partir de 26 de abril.
O projeto expositivo também é de autoria de Paulo Mendes da Rocha e, segundo o arquiteto português Nuno Sampaio, "foi concebido ao mesmo tempo que o edifício." O aguardado projeto levará, ao todo, quase dois anos para sair do papel. O novo edifício do Museu Nacional dos Coches foi inaugurado no dia 23 de maio de 2015, dia em que completava 110 anos desde que a rainha D. Amélia, mulher de D. Carlos, inaugurou a exposição de veículos da Casa Real de Portugal. A ausência de informação que permitisse ler os objetos expostos foi a principal crítica ao projeto.

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem que irá premiar o arquiteto Álvaro Siza Vieira, no 25 de abril, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, "uma das poucas condecorações que não recebeu" e que assinala a vertente de pedagogo.
Durante o discurso inauguração da exposição "A Pressão da Luz - Uma Viagem de Nuno Cera pela Arquitetura de Álvaro Siza Vieira" e do lançamento do livro "Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal", na Galeria Millennium, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa revelou algo sobre o qual hesitou "até ao último minuto".

Este ano lançamos o Prêmio Obra do Ano 2017 ArchDaily Brasil para celebrar o melhor da arquitetura construída nos países de língua portuguesa. Realizamos um convite a todos os nossos leitores para reconhecer as obras publicadas durante 2016 que mais inspiraram e que representam a identidade de nossos contextos locais em um planeta globalizado, marcando a forma de fazer arquitetura ao redor do mundo.
Nosso júri de especialistas, isto é, vocês, nossos leitores, fez um excelente trabalho elegendo três obras que representam uma produção arquitetônica vinculada à exploração de materiais e uma estreita relação com o contexto natural, construído e social.
Para nós, foi muito gratificante reconhecer na escolha os 15 finalistas e na seleção dos três vencedores não apenas uma grande qualidade arquitetônica, como também um grande entusiasmo por parte da comunidade de arquitetos em reconhecer e compartilhar o trabalho de seus colegas. Esperamos que estas obras sirvam de inspiração para o trabalho de milhares de arquitetos em todo o mundo.
Conheça os projetos vencedores, a seguir!

Hoje apresentamos uma sessão de fotos da Casa da Música do Porto, por Fernando Guerra (Últimas Reportagens. Projetado pelo escritório holandês Office for Metropolitan Architecture (OMA), de Rem Koolhaas, o equipamento cultural resultou de um concurso realizado em 1999, nos preparativos à celebração do Porto como uma das capitais culturais da Europa em 2001.