Como projetar assentos para teatro: 21 layouts detalhados

Linhas de visão da plateia, acústica e acessibilidade fazem da disposição dos assentos de teatros uma grande e precisa arte. Como parte de seu conjunto de recursos online para arquitetos e designers, a equipe do Theatre Solutions Inc (TSI) compilou um catálogo com 21 exemplos de layouts de assentos de teatro. Cada layout é bem detalhado, com informações sobre o número de assentos, área de piso destinada a eles e espaçamento entre filas. Estes layouts se dividem em três formas gerais; e para complementar esta informação, juntamente com diagramas da TSI, nós incluímos os prós e contras de cada tipo, bem como exemplos de projetos que utilizam cada formato. Saiba mais a seguir.

Como projetar assentos para teatro: 21 layouts detalhados  - Mais Imagens+ 27

1. Palco Italiano

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

No Palco Italiano, a plateia inteira está virada para o palco na mesma direção. As linhas de visão são simples, o que torna esta organização excelente para a projeção de filmes, palestras e apresentações. Este layout se encaixa bem em plantas retangulares convencionais.

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

No entanto, esta forma não permite estabelecer uma relação mais próxima entre artista e espectador. Teatros assim também não podem ser muito grandes devido aos limites de acústica.

Como projetar assentos para teatro: 21 layouts detalhados  - Mais Imagens+ 27

Exemplos:

Centro de Artes Performáticas Blyth / Stevens Lawson Architects

Centro de Artes Performáticas Blyth / Stevens Lawson Architects. Imagem © Mark Smith

Teatro Agora / UNStudio

Teatro Agora / UNStudio. Imagem © Iwan Baan

Teatro Municipal de Guarda / AVA Architects

Municipal Theater of Guarda / AVA Architects. Image

2. Organização Radial

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

Nesta organização, os assentos do teatro são posicionados dentro de um ângulo de 130 graus. Isso traz o público para mais perto do artista, estabelecendo uma experiência mais íntima.

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

Esta angulação torna a organização mais adequada a apresentações com base na fala. Projeções de filmes seriam complicadas nestes espaços, com telas que exigem posicionamento adequado. 

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

Como projetar assentos para teatro: 21 layouts detalhados  - Mais Imagens+ 27

Exemplos:

Grande Teatro Nacional da China / Paul Andreu

Grande Teatro Nacional da China / Paul Andreu

Teatro Ulumbarra / Y2 Architecture

Teatro Ulumbarra / Y2 Architecture. Imagem © Peter Clarke

Sala de Concertos Limoges / Bernard Tschumi Architects

Sala de Concertos Limoges. Imagem Cortesia de Bernard Tschumi Architects

3. Arena ¾

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

Arenas ¾ permitem um ângulo de visão entre 180 e 270 graus. Os contatos auditivo e visual entre o espectador e o artista são melhorados, e já que os membros da plateia podem ver uns aos outros, a sensação de inclusão é ainda maior.

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

No entanto, apresentações de filmes convencionais são quase impossíveis e exigiria um posicionamento de tela alternativo, como uma série de telas menores dispostas por todo o espaço.

Cortesia de Theatre Solutions Inc.

Exemplos:

Teatro Han Show / Stufish Entertainment Architects

Han Show Theatre / Stufish Entertainment Architects. Image via Stufish Entertainment Architects

Teatro Dee and Charles Wyly / REX + OMA

Teatro Dee and Charles Wyly / REX + OMA. Imagem © Iwan Baan

Teatro Hardelot / Studio Andrew Todd

Teatro Hardelot / Studio Andrew Todd. Imagem © Martin Argyroglo

4. Outras opções de layout

Enquanto os três tipos acima tendem a ser as formas mais comuns de disposição dos assentos, eles não são de forma alguma os únicos. Outras opções incluem arenas com assentos em 360° em torno do palco, comuns em teatros de grande escala como o Royal Albert Hall, e o estilo escalonado, em que os assentos estão dispostos blocos em cascata de diferentes níveis, incluindo a parte traseira do palco, como pode ser visto na Elbphilharmonie de Hamburgo.

Elbphilharmonie de Hamburgo / Herzog & de Meuron. Imagem © Iwan Baan

Ou ainda mais diferente, o Teatro Bijlmer Park é um híbrido entre o Palco Italiano e a Arena ¾, com assentos flexíveis e removíveis, enquanto que o projeto A Onda apresenta uma organização interna que combina com seu nome.

Para mais detalhes sobre projetar auditórios, incluindo informações tais como espaçamento de assentos e a inclinação do auditório, veja artigo completo do TSI aqui.

Publicado originalmente em 16 de novembro de 2016; atualizado em 4 de novembro de 2019.

Sobre este autor
Cita: Lam, Sharon. "Como projetar assentos para teatro: 21 layouts detalhados " [How to Design Theater Seating, Shown Through 21 Detailed Example Layouts] 25 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799627/como-projetar-assentos-para-teatro-21-layouts-detalhados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.