Museu dos Coches inaugurará novo projeto expográfico

O Museu Nacional dos Coches, projetado por Paulos Mendes da Rocha em parceria com o MMBB e Bak Gordon Arquitectos, inaugurará seu novo projeto expográfico no dia 19 de maio. Para instalar os equipamentos que vão permitir ler - e conhecer - os coches e berlindas que fazem parte desta coleção, o edifício fechará suas portas ao público partir de 26 de abril.

O projeto expositivo também é de autoria de Paulo Mendes da Rocha e, segundo o arquiteto português Nuno Sampaio, "foi concebido ao mesmo tempo que o edifício." O aguardado projeto levará, ao todo, quase dois anos para sair do papel. O novo edifício do Museu Nacional dos Coches foi inaugurado no dia 23 de maio de 2015, dia em que completava 110 anos desde que a rainha D. Amélia, mulher de D. Carlos, inaugurou a exposição de veículos da Casa Real de Portugal. A ausência de informação que permitisse ler os objetos expostos foi a principal crítica ao projeto.

© Fernando Guerra | FG+SG

A partir de 19 de maio haverá filmes projetados nas paredes internas do museu, informação em torno dos veículos e vitrines com objetos relacionados ao universo dos coches - acessórios ornamentais, fardas e armas -, confirmou Nuno Sampaio. 

Outro recurso que será usado para compartilhar informações com os visitantes são as barreiras brancas, que a partir de maio serão colocadas em volta dos coches. "São barreiras baixas, levantadas do chão, parece que levitam", disse o arquiteto. "Aproveitamos esse objeto para colocar toda a informação que necessitamos".

© Fernando Guerra | FG+SG

Quando a exposição inaugurar plenamente, só ficará faltando um detalhe do programa inicial: a conclusão da ponte pedonal que cruza linha do comboio, prevista para março de 2016, no entanto, segundo o Ministério da Cultura, as obras desse elemento já estarão em andamento quando o museu reabrir.

Via DN.pt

Museu dos Coches / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos + Bak Gordon Arquitectos

Construído pelo Paulo Mendes da Rocha,MMBB Arquitetos, Bak Gordon Arquitectos na Lisboa, Portugal na data 2015. Imagens do Fernando Guerra | FG+SG. Um projeto para as novas instalações do Museu dos Coches levanta, primordialmente para a arquitetura, duas questões b...

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Museu dos Coches inaugurará novo projeto expográfico" 07 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868595/museu-dos-coches-inaugurara-novo-projeto-expografico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.