James Taylor-Foster

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Como o Renascimento influenciou a arquitetura

Após um período prolongado de escassez cultural e intelectual conhecido como Idade das Trevas, a Europa precisava urgentemente de um renascimento. Um desejo crescente de estudar e imitar a própria natureza começou a surgir, com uma vontade descobrir e explorar o mundo. Entre 1400-1600, a Europa testemunhou um renascimento das belas artes, da pintura, da escultura e da arquitetura.

Antes do alvorecer do Renascimento, a Europa era dominada pela arquitetura gótica, ornamentada e assimétrica. O período inaugurou uma nova era da arquitetura após uma fase da arte gótica, com o surgimento do “Humanismo”: a ideia de dar muita importância à essência do individualismo e minimizar os temas religiosos. O efeito do Humanismo incluiu o surgimento da figura individual, maior realismo e atenção aos detalhes.

Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Image 1 of 4Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Image 2 of 4Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Image 3 of 4Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Image 5 of 4Como o Renascimento influenciou a arquitetura - Mais Imagens+ 7

Em foco: Aldo Rossi

Ada Louise Huxtable o descreveu uma vez como "um poeta que por acaso é um arquiteto." Aldo Rossi (1931 - 1997) completaria hoje 89 anos.

Partículas subatômicas serão usadas para revelar os segredos da cúpula de Brunelleschi

Mais de 500 anos depois de ter sido construída, a cúpula de Santa Maria del Fiore, de Filippo Brunelleschi, em Florença, na Itália, continua a ser a maior cúpula de alvenaria já feita. Mas os métodos de construção da cúpula ainda são um segredo, já que nenhum desenho ou esboço foi descoberto. A única pista que Brunelleschi deixou era um modelo de madeira e tijolo. Embora a cúpula tenha sofrido com rachaduras durante séculos, novas descobertas realizadas com imagem de múons podem ajudar os preservacionistas a descobrir como salvar a icônica estrutura e revelar novas pistas sobre sua construção.

Veneza não está afundando, está inundando - E é preciso aprender a nadar

"Você vai olhar para isso? A praça São Marcos está inundada! "Um viajante australiano está surpreso. "Este lugar está realmente afundando," seu amigo exclama casualmente. Eles, como tantos que eu ouvi nos vaporetti, estão convencidos de que as ilhas venezianas existem num precipício entre a fragilidade de sua atual condição e nada além da iminente submersão.

Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi

Situado em um antigo bairro industrial da cidade holandesa de Maastricht, o Bonnefantenmuseum, com sua planta em forma de 'E' e suas torres abobadadas, é um dos ícones proeminentes ao longo do rio Meuse que corre ao redor do centro da cidade. A rica história cultural da Europa foi o ímpeto chave para o projeto do arquiteto Aldo Rossi, que empregou diversos gestos arquitetônicos históricos para inserir o Bonnefantenmuseum dentro de um cânone europeu colapsado.

Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi - Image 1 of 5Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi - Image 2 of 5Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi - Image 3 of 5Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi - Image 4 of 5Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi - Mais Imagens+ 11

Clássicos da Arquitetura: Casa da cultura / Alvar Aalto

Originalmente construída como a sede do Partido Comunista Finlandês, a Casa da Cultura (Kultuuritalo em finlandês) se estabeleceu desde então como uma das mais populares salas de concerto de Helsinki. [1] Composta por um bloco retilíneo de escritórios revestido em cobre, um auditório curvo de tijolos e uma grande cobertura que os une, a Casa da Cultura representa o auge do trabalho de Alvar Aalto com a arquitetura em tijolos vermelhos na década de 1950.

Clássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects

Situado no cume da Montanha Bergisel, sobre a pitoresca cidade alpina de Innsbruck, Áustria, a Rampa de Esqui Bergisel representa a encarnação contemporânea de um marco histórico. Projetado por Zaha Hadid entre 1999 e 2002, o edifício é um estudo de expressão formal: suas linhas fluidas e estética minimalista criam um senso de graça e movimento de alta velocidade, refletindo a sensação dinâmica de um salto de esqui em uma estrutura monumental que se destaca acima do centro histórico de Innsbruck e das encostas das montanhas ao redor.

Clássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects - Centro De EsquiClássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects - Centro De EsquiClássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects - Centro De EsquiClássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects - Centro De EsquiClássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 22

10 projetos de Alvar Aalto que mostram a abrangência de sua obra

Alvar Aalto nasceu em Alajärvi, na região central da Finlândia, e cresceu em Jyväskylä. Após a conclusão de seus estudos na Universidade de Tecnologia de Helsinki, fundou seu próprio escritório em Jyväskylä em 1923. Embora muitos de seus primeiros projetos sejam exemplos do "Classicismo Nórdico", após casar-se com a arquiteta Aino Marsio-Aalto, sua obra assume a estética modernista. De edifícios cívicos a casas de cultura, centros universitários, os dez projetos compilados aqui - construídos entre 1935 e 1978 - celebram a abrangência da obra de Aalto.

Superfície como escultura: os relevos de tijolos de Henry Moore em Roterdã

Em 1954 o escultor britânico Hanry Moore foi contratado para projetar e instalar um grande relevo na parede do novo bouwcentrum [Centro de Construção] de Joost Boks em Roterdã, Países Baixos. O projeto, constituído por aproximadamente 16 mil tijolos produzidos à mão, permanece como única obra concluída do autor feita com este humilde material. Em um documentário produzido por ARTtube, o historiador de arquitetura Wouter Vanstiphout narra a fascinante história por trás de Wall Relief No.1.

Superfície como escultura: os relevos de tijolos de Henry Moore em Roterdã - Imagem de DestaqueSuperfície como escultura: os relevos de tijolos de Henry Moore em Roterdã - Image 1 of 4Superfície como escultura: os relevos de tijolos de Henry Moore em Roterdã - Image 2 of 4Superfície como escultura: os relevos de tijolos de Henry Moore em Roterdã - Image 3 of 4Superfície como escultura: os relevos de tijolos de Henry Moore em Roterdã - Mais Imagens+ 1

Uma joia da Renascença precisando de restauro

A Capela Pazzi é um marco da arquitetura na cidade que foi um dia o berço da Renascença Italiana: Florença. Localizada próximo à Santa Croce, a maior igreja franciscana do mundo, a capela foi projetada por Filippo Brunelleschi - o ourives que se tornou arquiteto e construiu o domo da famosa Santa Maria del Fiore. Essa capela é um "excelente exemplo da decoração arquitetônica do século XV, feita de pietra serena, maiolica e terracota."

Seus 550 anos de existência estão cobrando a fatura. As preocupações com o estado do alpendre da capela são tamanhas que a instituição sem fins lucrativos a cargo da administração da igreja - Opera di Santa Croce - angariou 50% dos fundos necessários para o restauro da capela - com início previsto para 2015. A instituição está também buscando a outra metade do dinheiro necessário através de uma campanha de financiamento coletivo (US$ 95 mil) e, ao iniciar essa campanha, convida pessoas de todo o mundo a fazerem parte dos 720 longos anos de história da Santa Croce.

Vídeo: os mistérios do domo de Brunelleschi

O novo documentário da série PBS, Building the Great Cathedrals, explora o mistério de como, no século XV, o arquiteto florentino Filippo Brunelleschi construiu um dos maiores domos que o mundo já viu. Vencendo o que se pode chamar de uma das primeiras competições de arquitetura, Brunelleschi desenvolveu um sistema único que permitia a construção do domo simultaneamente à construção do resto da obra, 100 metros abaixo. A equipe do documentário criou um modelo para tentar compreender como Brunelleschi alcançou tamanha façanha de engenharia.

Saiba mais sobre o filme aqui.