18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça

Espaços domésticos desarrumados e bagunçados podem ser mentalmente exaustivos, tornando-se impossível relaxar nesses ambientes internos. Assim como diz o ditado "espaço arrumado, mente arrumada", ambientes domésticos onde prevalecem linhas limpas (seja com um estilo de vida minimalista, organização ou sistemas de armazenamento retráteis e bem organizados) promovem uma mentalidade mais meditativa. Talvez, no entanto, a demonização dessa desordem crie espaços sem caráter que podem vir a ser um pouco entediantes.

No entanto, a chamada "bagunça" ainda pode despertar alegria quando uma oportunidade é dada. É possível criar elementos decorativos, texturas e, mais importante, superfícies personalizadas, através de espaços de armazenamento abertos como prateleiras, ganchos ou armários sem portas. Podendo guardar memórias preciosas, histórias, conquistas, equipamentos inspiradores ou itens funcionais.

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 8 de 1918 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 3 de 1918 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 16 de 1918 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 4 de 1918 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Mais Imagens+ 14

Os 18 projetos a seguir utilizam diferentes formatos de armazenamento aberto em toda a casa – alguns funcionais, outros puramente decorativos – para manter suas celebradas vidas à vista:

Livros

Por um lado, as estantes podem ser uma das partes mais fáceis e simples da casa para organizar, cheias de livros indesejados ganhados como presentes ou livros lidos. Com o leitor médio lendo apenas 12 livros por ano, a maioria deles nunca será aberto. Mas só porque um livro não será lido, não significa que ele não seja útil.

Do outro lado da página, a aparência de uma parede forrada de livros pode proporcionar tanto calor e conforto visual quanto uma lareira quando combinada com uma cadeira confortável. Enquanto isso, os designers não devem se sentir limitados pela funcionalidade ao decidir o quão alto o armazenamento de livros pode ir. Essas prateleiras acima da altura da cabeça podem ser alcançadas com escadas de biblioteca ou um banquinho, mas mesmo as prateleiras impossíveis de alcançar ainda adicionam uma sensação aconchegante ao interior quando forradas com livros ilegíveis.

Old Shed New House / Tonkin Liu

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 8 de 19
© Greg Storrar

House for Booklovers and Cats / Barker Associates Architecture Office

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 14 de 19
© Francis Dzikowski

6House / Zooco Estudio

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 2 de 19
© Imagem Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Casa Estante / Shinsuke Fujii Architects

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 3 de 19
© Tsukui Teruaki

Porta-retratos 

Porta-retratos de entes queridos e memórias felizes são um sinal de um relacionamento saudável com o passado e de um futuro pronto e disposto a fazer mais. Mas permitir que as molduras se empoerem nas mesas laterais e de centro, e até mesmo obstruam o espaço da parede, pode parecer como ser atacado em vez de confortado. Ao manter as memórias em espaços de prateleira abertos ou combiná-los com outras memórias diversas, os porta-retratos podem oferecer suporte quando necessário, em vez de intrusão quando não.

Casa Golgota / Floret

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 4 de 19
© Ivo Tavares Studio

Villa T House / Taillandier Architectes Associés

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 15 de 19
© Luc Boegly

Coleções

Sobre os escombros após a guerra moderna contra a desordem está a queda da popularidade de colecionar coisas. Eu me lembro muito bem da minha própria infância, por exemplo, a tendência de meus pais para horrorizar Jarros Toby - enquanto até mesmo as coleções mais comuns de objetos menores como selos (filatelia) e moedas (numismática) parecem ter diminuído em número. Mas se nossos itens colecionados são grandes ou pequenos, apresentando-os com orgulho, realçando sua cor e forma com paredes contrastantes ou mantendo-os iluminados com iluminação de prateleira, podemos celebrar uma parte importante de nossas personalidades com dignidade

Haitang Villa / ARCHSTUDIO

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 5 de 19
© Magic Penny

Kew House / John Wardle Architects

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 6 de 19
© Trevor Mein

Artesanatos

Manter tesouros caseiros visíveis em prateleiras abertas é importante para garantir que o prazer de fazer artesanato continue presente em nossas vidas, lembrando-nos de nossas conquistas e realizações. Ao posicionar produtos criativos acabados ao lado de materiais e objetos inspiradores, incentivamos a continuação da criatividade, seja nosso estilo de vida profissional ou pessoal.

Casa Curada / Mustard Architects

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 11 de 19
© Tim Crocker

Casa no norte de Vancouver / Scott & Scott Architects

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 7 de 19
Cortesia de Scott & Scott Architects

Confiança e a independência das crianças

As crianças podem ser uma das bombas de bagunça mais eficientes do mercado, produzindo um catálogo impressionante de desenhos rabiscados e objetos de Play-doh não denominativos de cores berrantes que você deve guardar e valorizar para sempre. Mas, por mais difícil que seja encontrar espaço consistentemente para uma coleção crescente de criações, o tempo tem um efeito poderoso na percepção. Alguns anos depois, as memórias de obras rejeitadas o enchem de culpa e arrependimento.

Dar às crianças suas próprias áreas de armazenamento específicas para guardar e exibir seus trabalhos oferece não apenas orgulho e encorajamento de suas realizações criativas, mas também promove a independência ao estabelecer limites na seleção. Enquanto isso, se o espaço permitir, encher uma casa com prateleiras abertas oferece um espaço de exposição abundante para uma família crescer.

Residência em Tezukayama / Fujiwaramuro Architects

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 13 de 19
© Toshiyuki Yano

Residência na Chivalry Road / Sketch Architects

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 12 de 19
© Adam Scott

Residência Parênteses / SAI Architectural Design Office

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 17 de 19
© Norihito Yamauchi

Cozinhas

Da mesma forma que manter brinquedos e livros visíveis para as crianças os mantêm frescos na memória e incentiva brincadeiras e leituras de forma independente, manter uma cozinha visivelmente abastecida com ingredientes frescos e aparatos estéticos também os mantêm em jogo. Outra vantagem dos armários abertos e sem portas nas cozinhas é a facilidade com que utensílios de mesa como louças e copos podem ser recuperados. Quando os armários abertos são utilizados em uma ilha ou península de cozinha, por exemplo, eles fornecem acesso de ambos os lados da cozinha e de ambos os lados das refeições – antes do uso e após a limpeza.

Polychrome House / YSG.Studio

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 10 de 19
© Prue Roscoe

Axis House / LCGA Design

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 19 de 19
© Hey! Cheese

Casa MDN / Nook Architects+Amomicasa

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 16 de 19
© Del Rio Bani

Entradas

A entrada de uma casa é normalmente uma das menores áreas e têm as formas mais estreitas da planta baixa. Por isso é muitas vezes negligenciada nas considerações de projeto. Nas famílias mais ativas, no entanto, essas áreas têm uma grande quantidade de passos e requisitos de armazenamento. Com uma enorme variedade de itens necessários para atender a condições climáticas variadas, atividades e hobbies. Sobretudo porque varandas e corredores alcançam a desordem terminal com rapidez e facilidade. Ao guardar os itens em locais específicos ao lado da porta, no entanto, eles são fáceis de encontrar na correria para sair de casa. E mesmo objetos esquecidos estão sempre a poucos passos de distância.

Bright House / HAO Design

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 18 de 19
© Hey! Cheese

nr1977 / mihadesign

18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça - Imagem 9 de 19
© Sadao Hotta

Este artigo é parte de uma série do ArchDaily que explora recursos da arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, iremos destacar como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços internos em todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, apreciamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar ideias específicas, envie suas sugestões.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "18 Projetos de interiores que usam estantes abertas para esconder a bagunça" [18 Interior Projects that Use Open Storage to Hide Clutter in Plain Sight] 07 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995228/18-projetos-de-interiores-que-usam-estantes-abertas-para-esconder-a-bagunca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.