Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes

Muitas vezes, ao morar no Japão, seja ocupando uma casa compartilhada ou alugando seu próprio apartamento, você terá uma quantidade limitada de espaço. Isso decorre principalmente da escassez de terrenos no país: 73% das terras disponíveis são montanhosas e outra grande porcentagem das terras planas é usada para agricultura. Além disso, há também a questão da superlotação nas áreas urbanas. Devido a esses fatores, o preço da terra é muito elevado, obrigando a maioria das pessoas a viverem em residências pequenas.

Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 2 de 43Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 3 de 43Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 4 de 43Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 5 de 43Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Mais Imagens+ 38

O mês de abril normalmente marca novos começos no Japão, dando as boas-vindas ao início do ano financeiro e acadêmico, além de ser um momento em que os novos graduados começam a trabalhar. Nesse período muitos estão procurando se mudar como pré-requisito para um novo começo. Para tanto, mostraremos a seguir alguns pequenos espaços de convivência no Japão e como esses ambientes foram bem-sucedidos na otimização dos espaços, sem comprometer o conforto.

Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 17 de 43
Casa em Kuramae / Kawakubo Tomoyasu Architects & Associates. Imagem © Toshihiro Sobajima

A Casa Compacta em Kuramae por Kawakubo Tomoyasu Architects & Associates, localizada na cidade de Taito, está voltada para a rua estreita do centro de Kuramae, cercada por muitas comunidades. A casa estimula a troca local pela extensão da rua, já que o primeiro andar está ligado à ela.

O desenho da habitação permite que os moradores se movimentem eficientemente nas escadas entre os espaços comuns e nos quartos privados situados nos diferentes andares, garantindo a privacidade. A escada funciona como um poço de luz permitindo a entrada de iluminação natural a partir das janelas dos andares superiores. Para maximizar a área útil, as estruturas de aço e os materiais de acabamento são finos e leves.

Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 7 de 43
Casa em Kuramae / Kawakubo Tomoyasu Architects & Associates. Imagem © Toshihiro Sobajima

A Pequena Casa por Takuro Yamamoto Architects, localizada em Tóquio, é um exemplo lúcido de uma micro residência urbana equipada com grande espaço externo. A casa está ligada a um grande terraço, pois o cliente solicitou um local para praticar ioga livremente sob o sol, por isso, conectar o terraço à sala e ao quarto com grandes janelas foi a forma ideal de oferecer ar fresco e luz natural aos ambientes internos.

Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 37 de 43
Cortesia de Takuro Yamamoto

A casa cria espaços internos confortáveis, conectando-os à extensão ilimitada do ambiente externo. A maneira mais eficaz de alcançar a amplitude real da moradia urbana em áreas de alta densidade é incorporar espaços externos ao projeto, em vez de tentar aumentar os espaços internos.

Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 5 de 43
Casa / Takuro Yamamoto Architects. Imagem Cortesia de Takuro Yamamoto
Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 41 de 43
Casa / Takuro Yamamoto Architects. Imagem Cortesia de Takuro Yamamoto

A Casa em Nada por FujiwaraMuro Architects está localizada em um pequeno terreno medindo 36,95 m², em uma área residencial no centro da cidade. Os pisos ripados do primeiro ao terceiro andar dialogam com as mesas, escada e claraboias, permitindo que a luz do sol penetre até o fundo da casa. As lacunas e buracos tridimensionais no campo visual agem para eliminar qualquer sensação de estreiteza espacial bidimensional, aumentando o conforto dentro da casa.

Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 2 de 43
Casa / FujiwaraMuro Architects. Imagem © Toshiyuki Yano

A Small House por UNEMORI ARCHITECTS está localizada em Meguro, uma área densamente povoada em Tóquio. O interior é uma estrutura simples separada por quatro placas de piso em madeira unidas por uma escada em espiral. O espaço ao redor da casa serve para trazer luz e ventilação. As paredes da sala fazem fronteira com o exterior, por isso as janelas foram estrategicamente posicionadas a fim de harmonizar com o ambiente, com cada vista mudando drasticamente e ampliando a imagem da casa.

Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 32 de 43
Small House / UNEMORI ARCHITECTS. Imagem © Ken Sasajima
Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes - Imagem 8 de 43
Small House / UNEMORI ARCHITECTS. Imagem © Ken Sasajima

Embora a ideia de morar em espaços minúsculos possa inicialmente parecer esmagadora e induzir a sensação de claustrofobia, esses projetos mostraram a importância de uma generosa entrada de luz natural e ventilação para aumentar cada um dos espaços residenciais. Ao viver em ambiente limitado, você eventualmente se adapta e aprende o que deve ser valorizado. Seja buscando um estilo de vida minimalista ou um modo de vida economicamente sustentável, com um pouco de engenhosidade, qualquer pessoa pode fazer um pequeno espaço parecer um lar.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Micro espaços no Japão: como otimizar ambientes" [Tiny Living in Japan: How to Optimize Tiny Living Spaces] 15 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983692/micro-espacos-no-japao-como-otimizar-ambientes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.