Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã

Projetada por Rotterdam Rooftop Days e MVRDV, a Rotterdam Rooftop Walk finalmente abriu ao público. A instalação proporciona aos visitantes uma nova perspectiva da cidade, com uma passarela aérea de 30 metros de altura que se estende pelos telhados da cidade, desde a cobertura da loja de departamentos The Bijenkorf até o topo do embasamento do World Trade Center. O projeto tem como objetivo mostrar como as coberturas podem fornecer uma camada adicional de infraestrutura pública em uma cidade densa, onde o espaço público é escasso. A Rotterdam Rooftop Walk fica aberto de 26 de maio a 24 de junho, das 10h às 20h.

Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 2 de 19Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 3 de 19Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 4 de 19Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 5 de 19Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Mais Imagens+ 14

No final de 2021, o MVRDV apresentou o seu projeto para a intervenção temporária que leva turistas e moradores da cidade a passear pelos telhados de Roterdã, destacando um potencial inexplorado de expansão do espaço público. A Rotterdam Rooftop Walk começa na rua comercial Koopgoot, de onde as escadas levam os visitantes a uma série de terraços. Nesses telhados, ONGs e empresas privadas expõem suas inovações e projetos relacionados a ecologização, geração de energia e armazenamento de água. O caminho também dá acesso aos pátios abertos no topo do complexo de lojas de departamento De Bijenkorf, projetado por Marcel Breuer em 1957, de onde escadas levam os visitantes de volta ao nível do solo.

Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 3 de 19
© Ossip / MVRDV
Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 15 de 19
© Ossip / MVRDV

A extensa programação visa aumentar a conscientização dos visitantes sobre o potencial dos telhados, que podem se tornar uma “segunda camada” que torna a cidade “mais habitável, biodiversa, sustentável e saudável”. A implementação de programas em terraços pode ajudar a esclarecer as principais questões ambientais e sociais, como as mudanças climáticas, a crise habitacional e a transição para energia renovável. A Rooftop Walk chama a atenção para esses problemas, especialmente em uma cidade como Roterdã, onde 18,5 km2 de telhados planos permanecem sem uso.

Destacando um recurso espacial inexplorado, o MVRDV também produziu um catálogo de 130 ideias inovadoras para aproveitar os telhados planos vazios de Roterdã, apresentando uma potencial nova fase no desenvolvimento da cidade. Encomendado pela cidade de Roterdã e desenvolvido em conjunto com Rotterdam Rooftop Days, o Rooftop Catalog ilustra como a reprogramação de telhados pode ajudar em questões como escassez de terras e mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que aborda o lado prático da reutilização desses espaços em termos de opções e locais adequados de construção.

Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 9 de 19
© Ossip / MVRDV
Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã - Imagem 18 de 19
© Ossip / MVRDV

No início deste mês, o MVRDV e a Fundação Fugger comemoraram o 500º aniversário do projeto social de habitação Fuggerei, o conjunto habitacional mais antigo do mundo, com um pavilhão cerimonial e três propostas para o “Fuggerei do Futuro”. A celebração apresenta um programa de 5 semanas de discussões interdisciplinares e eventos sobre habitação social e os desafios globais atuais. Em homenagem à ocasião, o MVRDV projetou o pavilhão 'NEXT500', que exibe um estudo do MVRDV sobre o “Fuggerei do Futuro”, apresentando um novo código Fuggerei e três propostas para novos complexos Fuggerei em todo o mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Rooftop Walk do MVRDV é aberta ao público em Roterdã" [MVRDV's Rotterdam Rooftop Walk has Opened to the Public] 08 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983093/rooftop-walk-do-mvrdv-e-aberta-ao-publico-em-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.