Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição

Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 1 de 5
Foto de Andriyko Podilnyk no Unsplash. ImageLviv

A invasão russa da Ucrânia desencadeou uma grande crise humanitária e de refugiados, com 4,2 milhões de pessoas fugindo para os países vizinhos e 6,5 milhões de deslocamentos internos. Conforme o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (UNOCHA), 18 milhões de pessoas devem ser afetadas em um futuro próximo com a atual escala e direção da violência militar em curso. Além da ameaça à vida humana, a cultura da Ucrânia também está em risco, pois cidades e edifícios históricos estão sendo destruídos. Em março, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) expressou preocupação com os danos causados a marcos históricos na Ucrânia e apelou para a proteção de seu patrimônio cultural.

A seguir reunimos alguns dos marcos arquitetônicos mais importantes da Ucrânia, que agora correm o risco de serem destruídos em meio ao conflito.

Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 2 de 5Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 3 de 5Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 4 de 5Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 5 de 5Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Mais Imagens

Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 2 de 5
Rbrechko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons. Catedral de St.Sophia, Kiev. Image St. Catedral de Sofia

A Catedral de Santa Sofia em Kiev data do século XI e é um dos sete patrimônios mundiais da UNESCO na Ucrânia. O marco é um dos poucos edifícios sobreviventes da Rússia de Kiev, o primeiro estado eslavo oriental e um testemunho da arte e arquitetura bizantina. O interior preserva uma coleção única de afrescos e mosaicos do século XI. Edifícios monásticos construídos nos séculos XVII e XVIII no estilo barroco ucraniano rodeiam a Catedral, formando o conjunto arquitetônico de Kiev-Pechersk Lavra, integrando edifícios e estruturas subterrâneas dos séculos XI-XIX. Juntos, eles são uma prova da interação cultural entre a Rússia de Kiev, o Império Bizantino e a Europa Ocidental.

Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 5 de 5
Via Shutterstock. Image Residência dos Metropolitas Bukovinianos e Dálmatas

A Residência dos Metropolitas da Bucovina e da Dalmácia em Chernivtsi é outro patrimônio mundial da UNESCO. Construída no século XIX pelo arquiteto tcheco Josef Hlávka, a edificação é um exemplo de arquitetura historicista que combina elementos bizantinos, góticos e barrocos. O local compreende a antiga Residência dos Metropolitas com a Capela de São Ivan de Suceava, o antigo Seminário e Igreja do Seminário, e o antigo mosteiro com a torre de relógio dentro de um jardim e parque. O conjunto de edifícios agora faz parte da universidade da cidade.

Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 4 de 5
Via Shutterstock. Image Igreja de madeira ucraniana

A Ucrânia também abriga inúmeras igrejas de madeira dos séculos XVI a XIX conhecidas como Tserkvas. Embora muitas ainda estejam localizadas em áreas rurais em toda a região dos Cárpatos, algumas foram realocadas para museus populares ao ar livre perto de Kiev e Lviv. Estas estruturas são um reflexo da tradição eclesiástica ortodoxa e do conhecimento de construção vernacular. Apresentando um plano tripartite com cúpulas octogonais, os tserkvas são características da região dos Cárpatos dentro da Ucrânia e Polônia, e um aspecto importante do patrimônio arquitetônico da região.

Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição - Imagem 3 de 5
Via Shutterstock. ImageDerzhprom

Derzhprom, ou o Palácio da Indústria, é um edifício construtivista que data de 1928 e está atualmente na lista provisória da UNESCO de futuros sítios patrimoniais. Localizado na Praça da Liberdade de Kharkiv, a extensa estrutura de nove edifícios dispostos radialmente em forma de H, é uma das maiores do mundo, além de ser o maior projeto construtivista já construído. O projeto apresenta pontes suspensas e ruas interinas e é uma expressão da arquitetura de vanguarda. A Praça da Liberdade foi bombardeada em 1º de março, e a Ópera Acadêmica Estadual de Kharkiv, o Teatro de Ballet e a Filarmônica de Kharkiv adjacentes foram destruídos ou severamente danificados.

A guerra ameaça a cultura da Ucrânia não só pelo perigo que representa para seu patrimônio artístico e arquitetônico, mas também pela interrupção da educação. A Escola de Arquitetura de Kharkiv tomou a decisão de continuar seus programas e relocou seus funcionários e alunos para Lviv. A escola está determinada a criar uma estrutura para a reconstrução pós-guerra da Ucrânia e está buscando a colaboração internacional com instituições acadêmicas europeias e o apoio intelectual de especialistas que poderiam ajudar a consolidar o conhecimento e a experiência profissional no país. No momento, o objetivo da universidade é equipar a jovem geração de arquitetos com as ferramentas necessárias para enfrentar adequadamente o cenário do pós-guerra.

Conheça a lista de organizações e grupos de ajuda que podem contribuir para aliviar a atual crise humanitária.

Check the list of organizations and aid groups you can contribute to and help alleviate the humanitarian crisis.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição" [Ukrainian Architectural Landmarks Face the Threat of Destruction] 01 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979822/marcos-arquitetonicos-ucranianos-enfrentam-ameaca-de-destruicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.