Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem materializam os sonhos de quatro inspiradores

Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem materializam os sonhos de quatro inspiradores - Mais Imagens+ 18

Sob o título de "A oficina dos Sonhos", as arquitetas Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem (RCR Arquitectes), junto com Jacob Benbunan, co-fundador de Saffron, foram desafiadas a materializar os sonhos de quatro criadores locais, personalidades inspiradoras no âmbito da arquitetura, da culinária, da literatura e da paleoantropologia, respectivamente.

Em uma iniciativa criada por American Hardwood Export Council (AHEC), a IE School of Architecture & Design e HAY Festival Segovia, os arquitetos e designers convidados trabalharam lado a lado com seus inspiradores, sempre levando em conta a principal condição: as peças deveriam ser desenhadas unicamente em madeira, a partir do amplo catálogo de árvores dispostas pela AHEC e seriam fabricadas pelos artesãos da legendária carpinteira espanhola La Navarra.

Benedetta Tagliabue, inspirada na sabedoria técnica dos shakers de Nova York, desenhou um conjunto de mesas para Martha Thorne. Izaskun Chinchilla criou uma 'nuvem' de utensílios para a dupla de cozinheiros vascos Juan Mari e Elena Arzak. Carme Pigem desenhou uma poltrona especialmente adaptada para as atividades (e o corpo) do escritor Javier Cercas, enquanto Jacob Benbunan concebeu uma cabana móvel para o paleoantropólogo Juan Luis Arsuaga.

"O primeiro passo foi que eles se conhecessem, para caminharem juntos quebrando barreiras e explorando novas ideias. Os objetos resultantes são os sonhos do inspirador e do designer, explica Martha Thorne, diretora executiva do Prêmio Pritzker, sobre El Taller de los Sueños, como é chamado na sua língua original. As peças estavam sendo expostas até o dia 16 de outubro na Capela do Museu de Arte Contemporânea Esteban Vicente de Segóvia (Espanha).

Durante a etapa de elaboração, todo o consumo de energia e volume de desperdícios foi registrado a fim de avaliar o impacto ambiental de cada objeto apoiado nos dados de AHEC com a ferramenta LCA (Life Cycle Environmental Assessment). Os resultados mostraram que os bosques - extrapolando sua velocidade de crescimento - demoram menos de 30 segundos para recuperar toda a madeira consumida neste projeto, equivalente a 5 metros cúbicos deste material.

Carmen Pigem (esq), Martha Thorne, Benedetta Tagliabue e Izaskun Chinchilla. Imagem © Diego Sánchez

Uma janela ao universo Arzak / Izaskun Chinchilla para Juan Mari e Elena Arzak

'Uma janela ao universo Arzak', desenhada por Izaskun Chinchilla e inspiradonos cozinheiros Juan Mari e Elena Arzak. Imagem © Uxio Da Vila

Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem materializam os sonhos de quatro inspiradores - Mais Imagens+ 18

Designer: Izaskun Chinchilla, arquiteta espanhola
Inspiradores:
Juan Mari e Elena Arzak, referências da cozinha espanhola contemporânea.
Madeiras:
tulipwood, carvalho vermelho, maple duro, maple macio, cerejeira e aliso estadounidense.
Tempo de recuperação da madeira utilizada: 8 segundos

"Enquanto você cozinha, seria maravilhoso ter ao alcance da mão todos os instrumentos que fazem um grande prato", comentou Elena Arzak no momento de explicar seu sonho. "Que chegassem até você, que esperassem para que você volte a utiliza-los, que sua visão sugerisse um novo passo", adicionou. Izaskun condensou as práticas com os renomados espanhóis em uma ideia: uma grande nuvem de utensílios ao alcance dos cozinheiros. Diante da aguda constatação de que o plano horizontal na cozinha estava saturado, a ideai foi desenhar unicamente no eixo vertical, reforçando a ideia da nuvem.

Pensando em potencializar a relação cozinheiro-comensal, a equipe de Izaskun transformou esta nuvem em uma peça que se converte em uma janela para ambos, com seis espécies de madeiras diferentes, todas especificadas pelos designers. "O cozinheiro encontra tudo que precisa ao alcance da sua mão. Os utensílios não ocupam espaço sobre a mesa e caminham com ele [enquanto] o comensal pode ver como os pratos foram feitos e suas propriedades nutricionais em um tablet".

'Uma janela ao universo Arzak' / Izaskun Chinchilla. Imagem © Uxio Da Vila

Família de mesas / Benedetta Tagliabue para Martha Thorne

Familia de mesas [detalhe] / Benedetta Tagliabue. Imagem © Uxio Da Vila

Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem materializam os sonhos de quatro inspiradores - Mais Imagens+ 18

Designer: Benedetta Tagliabue, arquiteta, Diretora de EMBT e da Fundação Enric Miralles.
Inspiradora:
Martha Thorne, Diretora Executiva do Prêmio Pritkzer e Reitora da IE School of Architecture
Madeiras:
 carvalho vermelho, tulipwood, nogal e gum.
Tempo de recuperação de madeira utilizada: 3 segundos

"A princípio eu não tinha uma ideia clara", explica Martha Thorne. "Começamos a falar sobre meu estilo de vida [...] e chegamos a conclusão de que o que mais valorizo é o tempo com meus amigos. E onde é possível compartilhar melhor - seja uma comida, um livro, uma xícara de café ou um conversa agradável - do que ao redor de uma mesa". Benedetta realizou uma minuciosa pesquisa inspirada nas técnicas, estilos e tradições dos shakers, comunidade novaiorquina - onde nasceu Martha.

O desenho é um set de dois modelos de mesas de café: as chapas de madeira rementem as linhas sinuosas presentes na arquitetura de EMBT, fabricadas com sanduíches de chapas de 0,4 mm que tomaram forma nos moldes de La Navarra. Enquanto os perfis combinam literalmente com os perfis de Martha e Benedetta em um único desenho, materializando sua grande amizade.

Desenhos preliminares de 'Familia de mesas'. Imagem © Uxio Da Vila

Território Cercas / RCR Arquitectes para Javier Cercas

'Territorio Cercas', desenhado por Izaskun Chinchilla e inspirado no escritor Javier Cercas. Imagem © Uxio Da Vila

Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem materializam os sonhos de quatro inspiradores - Mais Imagens+ 18

Designer: Carme Pigem, co-fundadora de RCR Arquitectes
Inspirador: Javier Cercas, escritor

O sonho de Javier Cercas, escritor de "Soldados de Salamina", era ter uma poltrona para as atividades diárias: ler e escrever. Na conversa com Carme, o sonho foi mudando até transformar a poltrona em uma peça ergonômica que permitiria múltiplas ações. Não somente ler e escrever mas também meditar, refletir ou relaxar.

Diante da complexidade do requerimento, RCR Arquitectes complementou as formas naturais (estruturas naturais como pétalas) com métodos de fabricação a laser (um modelo 3D, escâner corporal de Javier e a fabricação em máquinas CNC). Após a fabricação nestas máquinas, os artesãos de La Navarra "realizaram uma série de costuras e acabamentos manuais para obter um jogo de texturas na superfície da cadeira que remetesse a natureza".

Maquete de 'Territorio Cercas'. Imagem © Uxio Da Vila

Fator limitante / Jacob Benbunan para Juan Luis Arsuaga

Jacob Benbunan e Juan Luis Arsuaga presentando 'Fator limitante'. Imagem © Uxio Da Vila

Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem materializam os sonhos de quatro inspiradores - Mais Imagens+ 18

Designer: Jacob Benbunan, co-fundador e CEO de Saffron
Inspiradores:
Juan Luis Arsuaga, paleoantropólogo e co-diretor da "Equipo Atapuerca"
Madeiras:
tulipwood
Tempo de recuperação de madeira utilizada: 8 segundos

Juan Luis chama Fator limitante aqueles elementos ou condições sem os quais a vida dos seres humanos seria inviável. Este conceito, ao calor das conversas preliminares com Jacob, definiu seu sonho: uma cabana portátil que abrigasse todos estes fatores limitantes, ou seja, que contasse com os elementos básicos necessários para que uma pessoa pudesse sobreviver nela durante alguns dias, no caso de uma catástrofe natural, por exemplo, como comentou Jacob na conferência celebrada em HAY Festival Segóvia.

A ideia da peça é criar refúgios capazes de ser transportados, abandonados e fundir-se com a natureza, devido ao fato de que a madeira de tulipwood muda de cor pela exposição a luz e outros fatores ambientais, tornando-se cada vez mais cinza. Esta cabana converte-se no manifesto de Juan Luis sobre nossos tempos. "(Hoje em dia) sendo nossos lares cada vez mais intangíveis nos empenhamos em construir gigantes de concreto, que muitas vezes acabam convertendo-se em esqueletos abandonados".

Croquis de 'Fator limitante'. Imagem © Uxio Da Vila

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla e Carme Pigem materializam os sonhos de quatro inspiradores" [Benedetta Tagliabue, Izaskun Chinchilla y Carme Pigem materializan los sueños de cuatro inspiradores] 17 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797391/benedetta-tagliabue-izaskun-chinchilla-e-carme-pigem-materializam-os-sonhos-de-quatro-inspiradores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.