Modelo 3D mostra os danos causados pelo ISIS ao Templo de Bel em Palmyra

Em agosto do ano passado, muitos preciosos monumentos da antiga cidade de Palmyra foram danificados ou completamente destruídos pelas forças do ISIS em uma violenta tentativa de mandar uma mensagem ao resto do mundo. A questão debatida agora pela comunidade de preservação do patrimônio é como reconstruir e preservar estes edifícios e monumentos. O processo exige, evidentemente, um reconhecimento completo dos danos causados.

Logo após Palmyra ter sido retomada da ocupação do ISIS, a Iconem, uma companhia francesa especializada na digitalização de sítios arqueológicos, chegou a Palmyra para liderar a pesquisa. Em parceria com a DGAM (Direction Générale des Antiquités et des Musées) da Síria, a Iconem recebeu acesso ao cidade para analisar a extensão dos danos causados aos templos de Bel e Baalshamin, ao Arco Monumental, ao Vale das Tumbas e ao museu - todos sítios do mais elevado valor cultural e, portanto, grandes alvos da violência do ISIS.

Modelo 3D mostra os danos causados pelo ISIS ao Templo de Bel em Palmyra - Mais Imagens+ 1

Templo de Bel em Palmyra antes da ocupação do ISIS. Imagem © Flickr User Jiří Suchomel, CC BY-NC-ND 2.0

Através de fotogrametria realizada por drones, a Iconem pôde produzir um modelo detalhado do Templo de Bel e ainda está produzindo os modelos dos demais sítios, que poderão ser usados por arqueólogos e preservacionistas de todo o mundo para propor estratégias para a reconstrução das obras. Além disso, uma versão em baixa resolução do modelo está disponível para visualização pública no Sketchfab, como pode ser visto acima.

Templo de Bel em Palmyra antes da ocupação do ISIS. Imagem © Flickr User Alessandra Kocman, CC BY-NC-ND 2.0

Embora os danos ao Templo de Bel possam parecer quase totais, a pesquisa da Iconem apresenta um motivo de esperança: "Os dois templos e o arco foram demolidos, mas a maioria de seus blocos ainda estão presentes", explicou o cofundador da companhia, Yves Ubelmann. "Eles estão espalhados pela área, mas alguns deles estão inteiros e não foram destruídos."

Templo de Bel em Palmyra antes da ocupação do ISIS. Imagem © Flickr User Jiří Suchomel, CC BY-NC-ND 2.0

Espera-se que com estes modelos, especialistas possa identificar as peças deste complexo e precioso quebra-cabeças e restaurar o sítio à sua qualidade de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO.

Templo de Bel em Palmyra antes da ocupação do ISIS. Imagem © Flickr User Alessandra Kocman, CC BY-NC-ND 2.0

Além do Templo de Bel e dos quatro outros monumentos de Palmyra, a Iconem e a DGAM estão documentando diversos outros monumentos sírios como parte de seu projeto "Syrian Heritage". Todos estes modelos serão disponibilizados como modelos do Sketchfab na página da Iconem.

Templo de Bel em Palmyra antes da ocupação do ISIS. Imagem © Flickr User Alessandra Kocman, CC BY-NC-ND 2.0
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Modelo 3D mostra os danos causados pelo ISIS ao Templo de Bel em Palmyra" [This 3D Model Shows the Damage Caused by ISIS to Palmyra's Temple of Bel] 13 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787091/modelo-3d-mostra-danos-causados-pelo-isis-no-templo-de-bel-em-palmyra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.