Vídeos: Quatro propostas para transformar vias para automóveis em ciclovias

O arquiteto e planejador urbano, Jeff Speck, dedica-se a elaborar propostas que têm um objetivo em comum: fazer das cidades lugares mais sustentáveis.

A partir desse enfoque, a maioria de suas ideias convergem na necessidade de que as cidades devem primar pela mobilidade sustentável, tal como aborda em seu livro “Walkable Cities”, em que, dentre outros temas, apresenta oito técnicas para que as cidades sejam mais transitáveis.

Dessa maneira, busca evitar a expansão urbana e mudar a mentalidade, passando de uma cultura centrada nos automóveis a uma que privilegie as caminhadas e o uso da bicicleta como meio de transporte. Seguindo essa ideia, produziu uma série de quatro vídeos onde mostra como pode-se redesenhar as ruas para dar mais espaço aos ciclistas.

A seguir mostramos cada uma das quatro propostas em vídeos.

1. De três pistas para automóveis para duas em um só sentido

No vídeo acima é mostrado como pode-se transformar uma rua com três pistas para automóveis em uma com duas pistas para automóveis e uma ciclovia bidirecional.

Para isso, Speck propõe que a pista destinada aos ciclistas fique em um dos lados da rua e que seja segregada dos veículos motorizados por uma pista onde pode-se estacionar os carros.

No Brooklyn, em Nova Iorque, essa redistribuição do espaço foi implementada na rua Prospect Park West e trouxe consigo notórios benefícios, sendo um deles a diminuição da velocidade dos automóveis em 77% e a redução dos acidentes em 64%, criando um entorno mais seguro para todos, principalmente para os ciclistas e pedestres.

2. De quatro pistas para automóveis a duas pistas

Diferente da proposta anterior, essa reduz as vias para automóveis pela metade, passando de duas por sentido a uma em cada direção. Dessa maneira pode-de destinar uma pista central para as conversões dos automóveis e obter espaço livre em ambos lados para construir uma ciclovia.

3. Ciclovias protegidas

Jeff Speck aponta que se pode aproveita ainda mais para demarcar ciclovias nas ruas onde não há nenhum tipo de infraestrutura destinada aos ciclistas, já que ao redesenhar as vias pode-se projetar ciclovias mais seguras que não requerem mais espaço.

Não obstante, Speck considera que para garantir a segurança tanto dos ciclistas, como de qualquer usuário do espaço viário, é necessário dar ênfase às intersecções com uma demarcação que chame a atenção, distinguindo-a do restante das sinalizações.

4. Ciclovia em um só sentido

As ruas com aproximadamente 40 metros de largura incentivam os motoristas a deslocarem-se em maior velocidade, segundo Speck. Por esse motivo, considera que implementar uma ciclovia nesse tipo de rua converte-as em espaços mais seguros.

No entanto, pelas dimensões da rua, o aconselhável é que somente tenha um só sentido e que em uma rua próxima possa absorver parte do fluxo de ciclistas mediante a criação de outra ciclovia, que dê continuidade aos deslocamentos.

*As animações 3D foram realizadas pelo designer Spencer Boomhower, da agência Cupola Media, a partir das propostas elaboradas por Jeff Speck.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Vídeos: Quatro propostas para transformar vias para automóveis em ciclovias" [Videos: Cuatro propuestas para cambiar vías para automóviles por ciclovías] 09 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780051/videos-quatro-propostas-para-transformar-vias-para-automoveis-em-ciclovias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.