Palestra com Guilherme Wisnik: “A Formação do Pós-Modernismo”

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo de uma palestra com o professor, ensaísta e crítico de arquitetura Guilherme Wisnik, intitulada “A Formação do Pós-Modernismo”, que faz parte da série Arte e Arquitetura Hoje promovida pela Escola.

No evento, Wisnik apresentou sua interpretação sobre a passagem histórica do pós-modernismo desde o pós-guerra, à medida que se consolidava uma forte cultura de consumo que almejava os bens oferecidos pelo sistema de produção capitalista.

A partir de exemplos da mídia de massa, o crítico buscou demonstrar o constante cruzamento entre arte e arquitetura. Analisando a obra tardia de Le Corbusier, e a maneira como o discurso pós-moderno se concretizou, Wisnik procurou expor a ligações que se consolidariam entre brutalismo e pop-art, como visto no Centro Cultural Georges Pompidou.

Guilherme Wisnik é arquiteto formado pela FAU-USP, doutor e docente na mesma instituição. Foi crítico de arquitetura da Folha de São Paulo, com artigos reunidos no livro Estado Crítico, e foi curador da X Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2013. Atualmente é vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia.

Via Escola da Cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Palestra com Guilherme Wisnik: “A Formação do Pós-Modernismo”" 13 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755132/palestra-com-guilherme-wisnik-a-formacao-do-pos-modernismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.