Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers?

Desde sua introdução ao público, as tecnologias de inteligência artificial parecem propensas a mudar o cenário de trabalho para profissionais em todos os campos, e a arquitetura e o planejamento urbano não são exceção. Enquanto muitos temem seu impacto negativo, as tecnologias de IA também podem ser vistas como um conjunto diferente de ferramentas no arsenal de arquitetos e designers. Por mais revolucionárias que sejam, há uma infinidade de aplicativos e plataformas sendo desenvolvidos não para substituir, mas para ajudar, descarregar tarefas repetitivas e ajudar a visualizar ideias ou grandes conjuntos de dados, tudo para fornecer uma base para o processo de tomada de decisão do arquiteto.

Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 2 de 10Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 3 de 10Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 4 de 10Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 5 de 10Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Mais Imagens+ 5

Encurtando a distância entre ideia e visualização

Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 2 de 10
Cliffhouse não. 5. Imagem © Matias del Campo via Midjourney AI via Archipaper

Entre as primeiras ferramentas de IA a serem utilizadas por arquitetos e designers estão os geradores de imagens, como o DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion, que transformam prompts de texto em imagens. Isso incentiva os designers a utilizar a conceitualização baseada em linguagem, muitas vezes ajudando a testar ideias rapidamente e diminuindo o limiar de conhecimento para o design, para melhor ou para pior.

Brainstorming com ferramentas generativas de design de espaço

Indo além, ferramentas de IA generativas podem aproveitar o aprendizado de máquina para ajudar a testar e criar planos e representações visuais de espaços seguindo o conjunto de critérios fornecido. Aproveitando as ferramentas amplamente utilizadas para o desenho assistido por computador (CAD), novas tecnologias podem ajudar a otimizar espaços, gerar planos e volumes, e melhorar o fluxo de trabalho.

Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 4 de 10
museum of a tundra. Imagem cortesia de Ralph Appelbaum Associates

Entre eles, o Hypar é uma plataforma baseada em nuvem que facilita o design generativo para propostas de construção, completa com ferramentas de análise e simulação para otimização de desempenho. O Ark AI automatiza o projeto esquemático e estudos de adequação, produzindo estudos de viabilidade compatíveis com o código e designs otimizados. O Planner 5D integra um chatbot alimentado pelo GPT-4 para assistência em tempo real no design de interiores e apresenta tecnologias de IA, RV e RA para visualizações realistas, enquanto o ARCHITEChTURES emprega aprendizado de máquina para design de construção alimentado por IA, facilitando a interação direta com os resultados gerados.

Avaliação de riscos para edifícios existentes

Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 9 de 10
Degradação em uma ponte de concreto. Imagem © roibu via Shutterstock

Pesquisadores da Universidade de Drexel estão desenvolvendo tecnologias semelhantes às usadas para reconhecimento facial para detectar e avaliar danos estruturais. Dada a necessidade de trabalhar com edifícios existentes, avaliações eficientes e precisas podem fornecer a base para projetos de restauração e reutilização adaptativa. Os pesquisadores estão utilizando uma câmera de profundidade estéreo e uma rede neural convolucional para identificar rachaduras e defeitos em elementos estruturais de construção e, em seguida, direcionar um braço robótico para escaneá-los com um scanner de linha a laser, criando um modelo 3D. Esta abordagem aprimora a eficiência da inspeção, reduz a carga de trabalho humana e fornece dados precisos para decisões de manutenção. Além da arquitetura, o sistema também pode ser usado para avaliar a integridade de infraestruturas como pontes, túneis ou barragens, fornecendo assim um diagnóstico oportuno e prevenindo potenciais riscos.

Uma ferramenta adaptável para planejamento urbano

Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 5 de 10
Gêmeo digital. Imagem © Shutterstock/Videoflow

Os sistemas de IA são hábeis em auxiliar em domínios que lidam com grandes volumes de dados. No que diz respeito ao planejamento urbano, tecnologias como sistemas de planejamento urbano baseados em IA, como Urban Insights e gêmeos digitais, possibilitam a prototipagem rápida e a simulação de paisagens urbanas, aprimorando os processos de tomada de decisão. A IA também auxilia na adaptação climática, com ferramentas como o Tree Canopy do Google, que auxiliam na mitigação de ondas de calor extremas por meio de uma avaliação precisa da cobertura arbórea. Além disso, o mapeamento aéreo alimentado por IA, exemplificado pelo software MAIIA da Colômbia, facilita o planejamento de infraestrutura ao identificar eficientemente assentamentos informais. Além disso, a IA promove o engajamento comunitário por meio de aplicativos de RV/RA e sistemas inteligentes de gestão de tráfego, promovendo processos participativos de planejamento. As tecnologias de IA também são usadas para avaliar e promover a segurança urbana, com várias aplicações focadas especificamente na segurança urbana das mulheres.

Mudando o espaço de trabalho dos arquitetos

Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers? - Imagem 10 de 10
© Fernando Guerra

Os arquitetos também estão começando a integrar a inteligência artificial no design de seus locais de trabalho. O New York Times relata sobre o Zaha Hadid Analytics + Insights, ou ZHAI, uma equipe dedicada na Zaha Hadid Architects que utiliza IA para personalizar o espaço de trabalho dos funcionários de acordo com suas necessidades e preferências individuais. As ferramentas de IA da ZHAI geram inúmeras opções de design de interiores em uma fração do tempo que levaria manualmente, facilitando a prototipagem rápida com base nas condições ambientais e no movimento humano. Eles usam os dados para otimizar layouts e realocar comodidades, no entanto, tecnologias como essas têm levantado algumas preocupações em relação à privacidade e ao uso de dados.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Como sistemas de inteligência artificial estão auxiliando arquitetos e designers?" [How are AI Systems Assisting Architects and Designers?] 26 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013503/como-sistemas-de-inteligencia-artificial-estao-auxiliando-arquitetos-e-designers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.