Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial

Dentro de uma cidade, existem preocupações múltiplas quando se trata de moradia: a localização, distâncias em relação a serviços básicos, mobilidade, acesso a iluminação natural, a vista, o nível de ruído. São pontos importantes – ainda mais em áreas adensadas –, mas que normalmente dizem respeito a apartamentos em edificações em altura. Quando se trata de uma casa, parte dessa lista acaba “resolvida” apenas pelo programa. Subentende-se que uma residência unifamiliar é mais afastada de centros movimentados (o que pressupõe maiores deslocamentos a serviços), que a iluminação natural é farta a depender da relação entre área construída e terreno, e que o ruído é diminuído, já que, em geral, áreas residenciais não estão inseridas em contextos urbanos agitados.

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 2 de 20Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 3 de 20Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 4 de 20Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 5 de 20Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Mais Imagens+ 15

Ainda assim, existe a possibilidade de que essas premissas não estejam dadas. Tudo depende da cidade e seu contexto específico. No caso do ruído, geralmente a prevenção é focada em barrar o som externo à edificação de entrar nos ambientes, mas a dissipação sonora de dentro para fora é igualmente uma inquietação. Em edifícios verticais, a influência do som entre apartamentos costuma ser uma vantagem ou desvantagem para muitos moradores. Numa casa, essa questão também é colocada, embora com menor frequência. Contudo, não se deve esquecer que salas de TV muito equipadas, ou estilo de vida podem incomodar casas vizinhas, ou até mesmo moradores de uma mesma residência.

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 13 de 20
Casa de Campo / zaa © Paolo Belvedere

Existem minúcias da propagação sonora que podem ser atenuadas em alguns contextos, portanto, é importante diferenciar os materiais e suas propriedades em relação ao som para que cumpram o desempenho esperado. Se se trata de isolamento acústico – barrando a propagação do som –, trata-se de volume de massa e mais densidade. Entretanto, além da não propagação sonora, o que se espera de um ambiente é que o som tampouco reverbere de maneira a atrapalhar a atividade exercida nele, ou seja, trata-se também da absorção adequada. Isso significa menos densidade e volume. Para um desempenho acústico excelente e controlado, o projeto de arquitetura deve estar associado a um bom projeto de engenharia acústica. Em outros casos, é ideal que profissionais de arquitetura tenham alguma noção técnica de como conseguir o resultado acústico que se espera dos ambientes.

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 20 de 20
Casa Manancial / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño © Jaime Navarro

Reformas ou construções residenciais talvez não tenham a demanda do controle acústico fino de uma casa de espetáculos, por exemplo. O que não quer dizer que não exigem alguns cuidados acústicos, e para isso, existem estratégias projetuais básicas que podem contribuir para o conforto sonoro dentro das casas, quer isoladas, em meio à cidade, ou entre cômodos. Antes de decidir os materiais isolantes ou absorventes, é preciso definir qual é o efeito sonoro desejado: diminuir o ruído ou maior propagação do som. A depender do conceito do projeto, a propagação sonora pode ser desejada. Por exemplo, a casa Butantã, de Paulo Mendes da Rocha e João de Gennaro, possui paredes que não tocam a laje, na intenção de que o som das áreas comuns da casa invadissem a área íntima e vice-versa. Em contextos mais convencionais, algumas escolhas de aplicação e material podem ser usadas para melhorar o conforto acústico em residências.

Madeira

O uso da madeira é predominante com finalidade (também) acústica. Afinal, é esteticamente agradável e facilmente encontrado no mercado da construção civil. Usada como forro, nos pisos ou revestimento de paredes, ajuda a absorver parte das ondas sonoras ao mesmo tempo que realça o efeito visual do ambiente. Painéis ripados ou com reentrâncias também podem diminuir a reflexão do som em relação ao mesmo material aplicado como uma superfície lisa. Caso a madeira não seja aplicada diretamente ao substrato, é possível se aproveitar do vão entre eles para inserir uma camada de lã de rocha ou outro material isolante, melhorando o desempenho acústico do ambiente.

Casa Unifamiliar em Bonlez / LRARCHITECTES

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 2 de 20
Casa Unifamiliar em Bonlez / LRARCHITECTES © Maxime Vermeulen

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 3 de 20
Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism © Building Narratives

Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 4 de 20
Residência Oxidada / OK PLAN ARCHITECTS © BoysPlayNice

Casa perto de Demachiyanagi / atelier Luke

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 6 de 20
Casa perto de Demachiyanagi / atelier Luke © Yohei Sasakura

Cortiça

Derivada da madeira, a cortiça é obtida a partir da casca do sobreiro (Quercus suber), portanto, compartilha de suas propriedades termo-acústicas, e pode ser usada como revestimento ou enchimento. Por ser um material orgânico, apresenta-se como uma boa opção em termos ambientais. Todavia, o processo de extração da matéria-prima para sua produção ocorre em plantas de 25 a 30 anos, o que indica um tempo contrário à voracidade construtiva. De toda forma, a cortiça utilizada na construção pode vir de processos de reciclagem ou refugo do próprio material.

Casa no Castanheiro / João Mendes Ribeiro

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 7 de 20
Casa no Castanheiro / João Mendes Ribeiro © José Campos

Casa na Praia Grande / Atelier Data

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 8 de 20
Casa na Praia Grande / Atelier Data © Richard John Seymour

Casa de Madeira, Palha e Cortiça / LCA architetti

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 10 de 20
Casa de Madeira, Palha e Cortiça / LCA architetti © Simone Bossi

Paredes espessas ou compostas

Parte do isolamento sonoro depende de vedações robustas o suficiente para impedir o “vazamento” de som. Paredes com grande massa e espessura, além da grande inércia térmica, impedem a propagação de ruído de um ambiente (ou edificação) a outro. Quer entre cômodos, quer entre uma residência e sua vizinhança, vedações densas ou compostas – chamadas sanduíche: uma combinação de duas chapas externas com o miolo em material isolante térmico, acústico ou ambos – barram a saída de ruído. Contudo, o isolamento não significa que a qualidade sonora está assegurada no ambiente em que o som se produz, portanto, é ideal que além de boas vedações, o tratamento sonoro seja adequado dentro do ambiente em questão.

Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 12 de 20
Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro © Cristiano Mascaro

Casa de Campo / zaa

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 14 de 20
Casa de Campo / zaa © Paolo Belvedere

Casa gjG / BLAF Architecten

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 16 de 20
Casa gjG / BLAF Architecten © Stijn Bollaert

Coberturas compostas

Da mesma maneira que as vedações verticais, as coberturas podem ser forradas, tratadas ou associadas para que o desempenho acústico no ambiente seja melhor. As telhas sanduíche facilitam a aplicação porque é um produto industrializado, mas é possível combinar materiais para alcançar um efeito semelhante. Novamente, a madeira pode ser usada, ou é possível utilizar materiais isolantes entre o forro e a laje. A possibilidade de associação de materiais faz sentido quando se trata de processos que permitem autoconstrução, como no caso da cobertura Domotej, utilizada na casa Manancial.

Casa Mantiqueira / ARKITITO Arquitetura

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 17 de 20
Casa Mantiqueira / ARKITITO Arquitetura © Maíra Acayaba

Casa Lua Nova / Vivian Hunnicutt arquitetas e associadas

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 18 de 20
Casa Lua Nova / Vivian Hunnicutt arquitetas e associadas © Oka fotografia

Casa Manancial / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño

Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial - Imagem 19 de 20
Casa Manancial / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño © Jaime Navarro

As premissas básicas para melhorar o desempenho acústico de um projeto são diversas e podem ser combinadas e exploradas: entre materiais, técnicas, formato da construção. A noção básica da interação sonora com qualquer superfície é o início de um bom projeto acústico. O desenvolvimento dele vai responder às demandas do programa e do contexto, para o silêncio ou para o volume.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Estratégias básicas de conforto acústico em arquitetura residencial" 17 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012141/estrategias-basicas-de-conforto-acustico-em-arquitetura-residencial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.