MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto

Os escritórios MVRDV e Diamond Schmitt divulgaram o projeto de um novo prédio para a Academia de Medicina e Saúde Integrada de Scarborough (SAMIH) no Campus da Universidade de Toronto. A nova estrutura, com espaços de laboratório, salas de aula e escritórios, funcionará como um local de encontro para a comunidade. As funções estão distribuídas ao redor de um átrio de cinco andares que se abre para o exterior em ambos os lados do edifício e estabelece um ponto de destino dentro dos fluxos de pedestres do campus. Painéis solares integrados na fachada ajudam a abastecer o edifício, enquanto os revestimentos internos contribuem para criar uma atmosfera acolhedora.

MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 2 de 22MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 3 de 22MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 4 de 22MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 5 de 22MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Mais Imagens+ 17

MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 4 de 22
Cortesia de Diamond Schmitt e MVRDV

O novo centro está localizado no cruzamento da Avenida Morningside com a Rua Military, atuando como uma entrada para o Campus Scarborough da Universidade de Toronto. O projeto reforça a ambição da instituição de criar uma nova espinha dorsal para pedestres que conecta a Rua Military ao campus sul. Os espaços comunitários são, portanto, enfatizados, pois a fachada transparente do térreo dá as boas-vindas aos estudantes no espaço de encontro centralmente localizado. Além disso, o lado oeste chanfrado do prédio cria um espaço público externo, em resposta às demandas do local.

MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 3 de 22
Cortesia de Diamond Schmitt e MVRDV

O átrio, revestido em tons quentes de madeira, cria um contraste com a fachada do prédio que apresenta uma mistura de cinzas frios, atuando, portanto, como uma "fissura em uma pedra", característica chave para revelar a atividade acontecendo dentro do prédio e fortalecer a continuidade da artéria pedonal. Através do átrio, a academia se conecta com o público, oferecendo ambientes colaborativos de aprendizagem, cafés e várias comodidades onde professores, estudantes e funcionários podem interagir entre si. O espaço também organiza o programa de todo o edifício, com escritórios e salas de aula localizados no lado oeste e laboratórios no lado leste, todos conectados por passarelas.


Artigo Relacionado

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023

Os painéis externos assumem um papel fundamental no desempenho energético do empreendimento, já que o revestimento das fachadas sul, leste e oeste utiliza tecnologia fotovoltaica Integrada. Esses painéis multicamadas geram energia solar e também reforçam o conceito do prédio, ajudando a enfatizar o átrio. O sistema de construção é baseado em uma malha de aço de 9,6 metros, permitindo flexibilidade na disposição do espaço interno e, portanto, estendendo sua vida útil. 

MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 5 de 22
Cortesia de Diamond Schmitt e MVRDV

O programa do SAMIH foi um ponto de partida inspirador para o projeto. Um prédio universitário que também serve como uma instalação muito necessária para a comunidade local merecia uma edificação que celebrasse e mostrasse essa mistura - e é isso que esperamos fazer com este átrio, criando conexões visuais e físicas entre todas as diferentes partes do prédio para fornecer insights sobre tudo o que está acontecendo aqui dentro. - Nathalie de Vries, sócia fundadora da MVRDV

MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 6 de 22
Cortesia de Diamond Schmitt e MVRDV
MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto - Imagem 7 de 22
Cortesia de Diamond Schmitt e MVRDV

Recentemente, o MVRDV também divulgou o projeto de um novo complexo residencial localizado próximo à Harvard Business School, em Boston, Massachusetts. O escritório também está trabalhando em um plano diretor para o distrito Tour & Taxis de Bruxelas, Bélgica, em parceria com outros seis estúdios de arquitetura para desenvolver um bairro vibrante e um ambiente comunitário livre de carros. Além disso, os arquitetos foram selecionados para projetar a extensão do Aeroporto Václav Havel em Praga, após uma competição internacional com o objetivo de criar um ambiente acolhedor para aqueles que entram no país.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MVRDV e Diamond Schmitt projetam novo edifício da Universidade de Toronto" [MVRDV and Diamond Schmitt Collaborate on University of Toronto's Scarborough Campus Addition] 13 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009379/mvrdv-e-diamond-schmitt-projetam-novo-edificio-da-universidade-de-toronto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.