UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf

O UNStudio foi selecionado o vencedor do concurso internacional para o projeto de um empreendimento de uso misto em Düsseldorf, Alemanha, superando outros escritórios participantes reconhecidos internacionalmente, incluindo 3XN, BIG, David Chipperfield Architect e os finalistas Hadi Teherani Architects, HPP Architekten e Ingenhoven. A proposta do UNStudio é composta por duas torres de uso misto de quase 120 metros de altura e um embasamento de uso semi-público. Além dos espaços residenciais e de escritórios, o projeto também inclui usos e serviços multifuncionais, como esportes, academia, instalações médicas, espaços gastronômicos, um hub de transporte, uma creche e espaços para eventos culturais.

UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 2 de 12UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 3 de 12UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 4 de 12UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 5 de 12UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Mais Imagens+ 7

UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 2 de 12
New Heart on the Block, Dusseldorf, Alemanha / UNStudio. Imagem © Engram

O empreendimento New Heart será localizado no Kennedydamm, uma área que deverá sofrer grandes mudanças nos próximos anos. As duas torres definirão a imagem do novo distrito, enquanto o centro comunitário ao redor cria um espaço público dinâmico para ativar o bairro no nível da rua e oferecer amplos espaços para os moradores organizarem eventos e encontros. O centro comunitário permite uma ampla gama de atividades, desde lazer até eventos culturais e sociais. O centro de mobilidade garante conexões fáceis com a cidade, enquanto uma ponte para pedestres no primeiro pavimento conecta o hub com a ciclovia e a garagem do bairro, oferecendo oportunidades para uma ampla variedade de dispositivos de mobilidade.

UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 3 de 12
New Heart on the Block, Dusseldorf, Alemanha / UNStudio. Imagem © Engram

A torre residencial apresenta vários tipos de apartamentos para diferentes configurações familiares contemporâneas. Um conceito inteligente para áreas molhadas permite que os moradores configurem individualmente os tipos de apartamentos, garantindo mais flexibilidade. A segunda torre oferece espaços para escritórios voltados para os funcionários, juntamente com recursos adicionais, como espaços compartilhados para descanso e concentração, áreas de recreação e vegetação exuberante que se estende por todo o edifício como uma fita verde. O cenário de escritórios Plug'n'Play incorporado, com cabines flexíveis e plantas com conceito aberto distribuídas por todo o pavimento, incentiva a socialização e a interação e, ao mesmo tempo, oferece adaptabilidade e flexibilidade em resposta às necessidades de mudança de um espaço de trabalho moderno.


Artigo Relacionado

Habitação de uso misto: uma ferramenta para ativação urbana

Estratégias de sustentabilidade estão integradas ao projeto, que apresenta uma fachada geradora de energia com superfícies fotovoltaicas integradas, aquecimento e resfriamento geotérmico, fornecimento de aquecimento urbano e infraestrutura de carregamento de mobilidade elétrica. A massa das duas torres permite ventilação e conforto, enquanto o design das fachadas utiliza módulos pré-fabricados, recicláveis e circulares para garantir adaptabilidade e uso correto dos recursos.

UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 5 de 12
Axonométrica Explodida. Cortesia da imagem do UNStudio

"Nosso projeto não é apenas altamente sustentável e saudável para as pessoas que viverão, trabalharão e visitarão, mas também oferece suporte a uma combinação altamente diversificada de funções que animarão o local 24 horas por dia e acrescentarão um diferencial cultural a essa área da cidade. Ele realmente celebrará o poder de conexão da cultura e do espaço público de alta qualidade". - Ben van Berkel, Fundador e Arquiteto Principal, UNStudio

UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf - Imagem 4 de 12
Cortesia de UNStudio

Recentemente, o UNStudio foi encarregado de criar um empreendimento de uso misto em grande escala na orla marítima de Nanjing, China demonstrando as vantagens de criar bairros residenciais multifuncionais que integram uma variedade de funções, desde escritórios até serviços, espaços públicos e instalações centradas na comunidade. Juntamente com HKS e Gehl, o UNStudio também foi selecionado para liderar uma grande expansão do sistema de transporte público em Austin, Texas. O escritório também é um dos finalistas do World Architecture Festival 2023, juntamente com arquitetos como Foster + Partners, Grimshaw Architects, MAD Architects, WilkinsonEyre, Safdie Architects e Nikken Sekkei.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "UNStudio vence o concurso para projeto de uso misto sustentável em Düsseldorf" [UNStudio Wins Competition for a Lively and Sustainable Mixed-Use Development in Düsseldorf] 14 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006578/unstudio-vence-o-concurso-para-projeto-de-uso-misto-sustentavel-em-dusseldorf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.