O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho

Há 10 anos nascia a SPACE10, uma plataforma pioneira em sua abordagem de inovação corporativa, consolidando-se por sua capacidade de ser aberta, democrática, impulsionada por um propósito lúdico e orientada para a comunidade. Composta por uma pequena equipe central de cerca de 23 pessoas com base em Copenhague, seus esforços se concentraram em combinar o poder da criatividade, ciência e tecnologia para encontrar soluções que abordassem a acelerada crise climática e as injustiças sociais.

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 2 de 17O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 3 de 17O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 4 de 17O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 5 de 17O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Mais Imagens+ 12

O laboratório de pesquisa e design empreendeu um grande esforço colaborativo, convidando pessoas de todo o mundo para ajudar a imaginar e projetar um caminho melhor para as pessoas e para o planeta. Através da promoção de eventos, ideias, conceitos e pontos de vista foram compartilhados abertamente com o público, espalhando sementes de imaginar novos futuros.

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 3 de 17
Exposición – Diseño en la era de la IA – Diseño espacial de Wang _ Söderström – Fotografía de Seth Nicolas. Image Cortesía de SPACE10

Sendo totalmente financiado e dedicado exclusivamente à IKEA para oferecer uma abordagem de fora para dentro, o objetivo era fomentar uma cultura de inovação mais sólida dentro da empresa, inspirar novas estratégias e criar novas oportunidades de negócios dentro e ao redor da marca. Hoje, após 10 anos de parceria com a Inter IKEA, foi anunciado que a SPACE10 fechará suas portas.

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 12 de 17
Made in Space – Fotografía de Flemming Bo Jensen. Image Cortesía de SPACE10

A SPACE10 nunca almejou durar para sempre e, após uma década trabalhando com a IKEA, conseguimos realizar o que inicialmente nos propusemos. Sentimo-nos imensamente orgulhosos por termos influenciado uma das maiores empresas de design do mundo, ao mesmo tempo em que lideramos o debate em áreas como tecnologia, design, arquitetura e alimentação. Sabemos que a visão e os valores da SPACE10 continuarão se espalhando para novos lugares e organizações por meio de nossa incrível equipe, os 500 parceiros com os quais trabalhamos ao longo dos anos e as 250.000 pessoas de nossa comunidade. A SPACE10 apenas encerrará como empresa, mas sua missão permanece viva. — Kaave Pour, cofundador e diretor da SPACE10

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 11 de 17
Espacios sobre ruedas – En colaboración con Foam Studio – Visual de Foam Studio. Image Cortesía de SPACE10

Esses 10 anos de trajetória deixaram um legado significativo na comunidade global de design e inovação, por isso é importante honrar e continuar estudando esses projetos colaborativos para enriquecer o coletivo imaginário de futuros possíveis. A SPACE10 inspirou a IKEA a abrir um novo formato de loja em áreas urbanas, além de lançar as bases para um novo cardápio de alimentos mais saudáveis e sustentáveis para os clientes da marca.

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 13 de 17
IKEA Place – En colaboración con Norgram – Visual by SPACE10. Image Cortesía de SPACE10

O laboratório desenvolveu um relatório para identificar os elementos essenciais de lares saudáveis e práticas globais de design com inteligência artificial para explorar e discutir o uso dessas ferramentas. Além disso, conduziu pesquisas específicas em países como a Colômbia, que se transformaram em documentários explorando o urbanismo comunitário. Realizou vários pop-ups que se tornaram espaços de discussão e pesquisa para o futuro, que resultaram em projetos locais de biomateriais. Além disso, no ano passado, a plataforma abriu suas portas para a comunidade com uma biblioteca pública de 100 livros selecionados sobre design, que ganhou o prêmio de inovação do Design Awards 2023 promovido pela Fast Company neste mês de agosto de 2023.

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 16 de 17
Pop-Up de la Ciudad de México – Diseño espacial de Ninos Héroes – Fotografía de César Béjar. Image Cortesía de SPACE10

A colaboração entre a SPACE10 e o Grupo Inter IKEA tem sido uma grande jornada de aprendizado, com conquistas e resultados variados ao longo dos anos. Isso desafiou nossa mentalidade a pensar fora do comum, fez nossos olhos mirarem o futuro, facilitando novas parcerias e projetos comerciais, ajudando-nos a pesquisar como podemos criar uma vida cotidiana melhor para muitas pessoas. Mas talvez o mais significativo seja que a parceria entre a Inter IKEA e a SPACE10 tenha impulsionado nossa cultura interna e nos inspirado na abordagem de inovação da IKEA. — Jon Abrahamsson Ring, CEO do Grupo Inter IKEA

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 4 de 17
Biblioteca SPACE10 – En colaboración con Spacon _ X – Fotografía de Seth Nicolas. Image Cortesía de SPACE10

A influência da plataforma foi reconhecida com diversos prêmios de design, incluindo o reconhecimento como uma das empresas de design mais inovadoras do mundo pela Fast Company, "por abordar questões difíceis, como habitação acessível e alimentação sustentável, com projetos engenhosos". O trabalho da SPACE10 foi exibido em instituições culturais de todo o mundo, do Museu do Design de Londres à Bienal de Arquitetura de Shenzhen, da sede da ONU-Habitat em Nairóbi ao Smithsonian em Washington DC.

A abordagem colaborativa da SPACE10 criou uma comunidade de 250.000 pessoas de mais de 100 países que participaram dos eventos promovidos. Além disso, profissionais independentes, especialistas e estudantes de instituições como Harvard GSD, MIT e ECAL se juntaram ao programa de residência para elaborar ideias e soluções junto com a equipe da SPACE10.

O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho - Imagem 2 de 17
Made in Space – Fotografía de Flemming Bo Jensen. Image Cortesía de SPACE10

Para celebrar uma década de inovação na SPACE10, hoje foi lançado um novo site com produtos e trabalhos realizados entre 2015 e 2023, contendo todos os dados internos, modelos de apresentação, diretrizes, manuais da equipe, projetos e exposições que estarão disponíveis para o público em geral. A SPACE10 encerrará todas as operações até 1 de setembro de 2023.

Para mais invormações acesse SPACE10.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho" [El laboratorio de investigación y diseño SPACE10 cierra definitivamente después de 10 años] 29 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006124/o-laboratorio-de-pesquisa-e-design-space10-fecha-suas-portas-apos-10-anos-de-trabalho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.