Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim

O escritório Henning Larsen venceu um concurso internacional para o projeto do Kurfürstendamm 231, um novo empreendimento urbano de uso misto em Berlim. Outros finalistas na competição incluíram Cobe, David Chipperfield e Mäckler Architekten. A proposta vencedora centraliza o conjunto em torno de um pátio urbano que atua como um grande ponto de encontro para a comunidade local. Nove edifícios delimitam o pátio, incluindo a Agrippina House, edificação que será reabilitada no projeto.

Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 2 de 10Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 3 de 10Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 4 de 10Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 5 de 10Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Mais Imagens+ 5

Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 4 de 10
HENNING LARSEN - Berlin K231, Kulturterrasse. Imagem © Vivid

A proposta tem como objetivo fomentar a vida cultural e o engajamento comunitário, priorizando áreas de exposição e espaços para instituições culturais. Restaurantes, galerias de arte e áreas comerciais ativam o térreo, ao passo que os programas específicos para o bairro, como o jardim de infância, complementam a imagem de um distrito ativo e envolvente.

Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 3 de 10
HENNING LARSEN - Berlin K231, Rankestrasse. Imagem © Vivid

O projeto também inclui a preservação e transformação do tecido edificado existente. A listada Agrippina House será complementada na parte traseira anterior por um novo edifício de madeira voltado para o pátio. O edifício também será conectado aos edifícios residenciais circundantes para integrá-lo ao conjunto. No interior, espaços culturais e de startups contribuirão para a cena cultural proposta para o desenvolvimento.

Várias estratégias são empregadas para reduzir a pegada de carbono do projeto, incluindo maximização de espaços verdes, reutilização de materiais e construção em madeira. Para todo o conjunto, o fator estimado de área de biótopo é de 0,4, o que se encaixa nas diretrizes da DGNB para áreas urbanas densas. O caráter misto da quadra é refletido pela imagem variada das fachadas, os espaços exteriores integrados e a ampla variedade de conveniências. O conjunto é completado por um novo edifício de 134 metros de altura projetado para se tornar um marco ao longo do icônico Kurfürstendamm. Outro edifício elevado posicionado ao longo da Augsburger Strasse cria a transição para o distrito de Charlottenburg / Wilmersdorf.

Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 2 de 10
HENNING LARSEN - Berlin K231, Aerial View. Imagem © Bloom

A colaboração é fundamental para criar um quadro aberto para um desenvolvimento urbano vibrante. Queremos ser generosos com a cidade, encontrando um equilíbrio delicado entre honrar a história e o DNA de Charlottenburg e o icônico Ku'damm. Os nove edifícios distintos do plano exemplificam a tapeçaria arquitetônica pela qual Berlim é conhecida, e a beleza do projeto reside no pátio público em seu coração. Este é o espaço pelo qual Ku'lturhof será conhecido. - Louis Becker, Diretor de Projetos Global, Henning Larsen

Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 8 de 10
HENNING LARSEN_- Berlin K231, Passagem 1b. Imagem © Vivid
Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 10 de 10
HENNING LARSEN - Berlin K231, Bem-estar. Imagem © Vivid

Recentemente, Henning Larsen, juntamente com o escritório australiano Architectus e os consultores globais Arup, foi selecionado para transformar o Canberra Theater Center na Austrália em um espaço vibrante e inclusivo. A proposta vencedora inclui projetos preliminares que retratam um novo edifício teatral a ser adicionado ao distrito, além da renovação do Courtyard Studio, do Teatro Canberra e do Playhouse. Durante uma exposição no Aedes Architecture Forum em Berlim, o escritório reconhecido internacionalmente apresentou as iniciativas e estratégias que empregam para avançar em direção a um futuro mais desejável através dos projetos que estão projetando e da pesquisa que estão conduzindo.

Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim - Imagem 5 de 10
HENNING LARSEN - Berlin K231, Ku'Damm. Imagem © Vivid

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Henning Larsen vence concurso para projetar novo distrito de uso misto em Berlim" [Henning Larsen Wins Competition for a New Urban Center for West Berlin] 15 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002255/henning-larsen-vence-concurso-para-projetar-novo-distrito-de-uso-misto-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.