
Casa Maca / Workshop, Diseño y Construcción
Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais

Seja apreciada em um restaurante ou preparada em casa, uma coisa é fato: a comida une as pessoas. Por essa razão, os arquitetos passaram a colocar as cozinhas no coração das casas, oferecendo aos moradores um espaço para cozinhar, jantar e passar bons momentos com seus familiares e amigos. No entanto, nem todas residências comportam cozinhas espaçosas, já que algumas casas são muito pequenas e outras não têm uma configuração espacial favorável para isso. A seguir, exploraremos como arquitetos e designers utilizam diferentes layouts de cozinha em diferentes situações e para diferentes usuários.
Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura

-
Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura
- Área : 330 m²
- Ano : 2021
-
Fabricantes : American Standard, Cemex, Comex, Mosaicos La Peninsular, Sika, +1
Casa Huolpoch / Workshop, Diseño y Construcción
Edifício Kokonut / Riparia
Casa Canela / Workshop, Diseño y Construcción
Casa Sol / Workshop, Diseño y Construcción

-
Arquitetos: Workshop, Diseño y Construcción
- Área : 135 m²
- Ano : 2019
Casa Inverno / LAAR
Capela da Terra / Cabrera Arqs

-
Arquitetos: Cabrera Arqs
- Área : 65 m²
- Ano : 2020
-
Fabricantes : AutoDesk, Predecon
Casa Hannah / Workshop, Diseño y Construcción
Restaurante Hermana República / Taller Mexicano de Arquitectura

-
Arquitetos: Taller Mexicano de Arquitectura
- Área : 257 m²
- Ano : 2019
-
Fabricantes : Alianza Concretos, Interceramic, Lightstyle&co, MS Cercas, Metaltec, +3
Arquitetura mexicana: 15 escadas escultóricas

Um dos elementos de maior potencial escultórico da arquitetura é a circulação vertical – sejam rampas ou escadas. E apesar de serem frequentemente desenhadas a partir de uma abordagem puramente funcionalista, em alguns momentos tornam-se a peça fundamental do espaço.
Integrar o passado: projetos contemporâneos que conservam fachadas preexistentes
Operar em entornos urbanos faz com que, na maioria dos casos, precisemos tomar decisões a respeito das preexistências materiais. O aumento na densidade das cidades afetou diretamente na porcentagem de espaço livre remanescente para desenvolver construções novas e independentes, dando lugar a debates a respeito de qual posição devemos tomar frente ao patrimônio edificado que ficou obsoleto - por detrimento ou incapacidade de satisfazer as necessidades funcionais da população contemporânea. Em situações em que os edifícios estão demasiado deteriorados ou os novos projetos estão longe das possibilidades espaciais que um edifício antigo pode oferecer, preservando apenas a fachada - como um envelope exterior, quase como um elemento epidérmico - pode ser apresentado como uma solução parcial que permite preservar, em parte, o caráter urbano de uma obra se esta tiver algum valor público ou cultural. A controvérsia surge, evidentemente, da falta de relação ou de ligação entre o interior -transformado - e o exterior -preservado.
Arquitetura e habitação coletiva: 50 projetos de apartamentos no México
.jpg?1587612590)
O clima talvez seja a mais elementar e fundamental das condicionantes em um projeto de arquitetura. As condições atmosféricas de um determinado lugar podem ser vistas como um desafio e até mesmo, um problema o qual solucionar. Muitas vezes, em climas extremos, é preciso utilizar materiais isolantes e soluções construtivas específicas para poder lidar com a hostilidade das condições ambientais. Entretanto, quando se trata de um país tropical como o México, com seu clima privilegiado, o clima passa a ser um ponto positivo, um aliado dos arquitetos, algo que os permite transitar entre a arquitetura e a paisagem de forma fluida e dinâmica, criando microclimas e espaços que se esparramam para fora ou incorporando a natureza em seu centro, jogando com os limites entre interior e exterior de uma forma criativa e fecunda para a própria arquitetura.
O uso da piscina em casas, hotéis e edifícios públicos mexicanos

O clima é um dos principais fatores que definem a arquitetura específica de um lugar. Em se tratando de situações extremas, as condições climáticas podem se transformar em um grande desafio para a arquitetura, demandando a utilização de complexos sistemas de isolamento para viabilizar a habitabilidade dos edifícios em ambientes hostis. Entretanto, quando o clima favorece, ele se volta à favor dos arquitetos, permitindo o desenvolvimento de soluções arquitetônicas intimamente conectadas ao seu ecossistema específico, dissimulando os limites entre arquitetura e paisagem.