Casa Inverno / LAAR

Casa Inverno / LAAR

© Tamara Uribe© Aaron Morales© Tamara Uribe© Tamara Uribe+ 39

Mérida, México
  • Arquitetos: LAAR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  848
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografías:  Aaron Morales, Tamara Uribe, Diego Lizama
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Carpintec, Cemex, Coberma, Procon
  • Arquitetos Responsáveis:Andrea Cecilia Alcocer Carrillo, Diego Andrés Lizama Azcorra, Manuel Trujillo Ojeda
  • Engenharia:CIE Ingeniería Estructural, Carlos Fernando Cárdenas Pinelo
  • Cidade:Mérida
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Inverno é uma casa unifamiliar cujo objetivo é ser um refúgio e espaço para desfrutar das condições privilegiadas do lugar: a vida ao ar livre, a vida no campo. É por isso que o conceito arquitetônico é organizado em quatro blocos interligados a partir do controle dos habitantes sobre a permeabilidade do interior para o exterior da casa. O esquema é proposto através das texturas dos volumes, da tectônica e dos vãos do edifício, como filtros dinâmicos que expandem (abrem) ou fecham os espaços de acordo com as necessidades.

© Diego Lizama
© Diego Lizama

O programa arquitetônico é composto por uma área social: a sala de estar, a sala de jantar, o bar, o escritório, a cozinha, a piscina e o terraço; uma zona privada, composta por quatro quartos e a área de serviço. Era necessário que estas áreas se mantivessem independentes uma da outra, por isso o acesso apresenta-se como um ponto de convergência, cuja função é a de expandir todos os espaços em direção ao campo de golfe.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
Planta Baixa
Planta Baixa
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Todos os espaços se caracterizam pelo controle da privacidade e da permeabilidade ao exterior, como é o caso do escritório, que se divide em dois: uma parte interna e outra externa, dependentes uma da outra. A vegetação proposta e a tectônica da casa permitem (se desejado) eliminar a separação entre essas áreas, promovendo ventilação constante e luz solar controlada. 

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
Planta Superior
Planta Superior
© Aaron Morales
© Aaron Morales
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

A disposição das texturas responde à permeabilidade do local: pedra nos volumes que delimitam os terraços; paredes com acabamento em concreto aparente e madeira e vidro como os elementos de controle mais flexíveis.

© Diego Lizama
© Diego Lizama
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Inverno / LAAR" [Casa Invierno / LAAR] 09 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960989/casa-inverno-laar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.