Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Cemex, Comex, Mosaicos La Peninsular, Sika, Tecnolite
  • Arquitetos Responsáveis: Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar
  • Construção: Juan Díaz Cab, Raúl Arcila Guardián
  • Estrutura: Juan Díaz Cab
  • Colaboradores: Emmanuel Torres Ramírez, Yahir Ortega Pantoja, Jorge Avalos Jiménez
  • Maquete: Emmanuel Torres Ramírez
  • Cidade: Mocochá
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto busca a conexão da arquitetura com o mundo natural, uma conexão onde o edifício abraça a paisagem e vice-versa, uma conexão onde a arquitetura se submete ao ambiente natural e este é entrelaçado em uma retícula que gera espaços abertos e fechados e permite que a vegetação existente permaneça, se integre e se torne uma parte primordial da nova construção.

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Tamara Uribe

Uma residência longe da cidade e projetada para uma família que deseja ter um espaço para fugir do agito da vida urbana para a tranquilidade de viver em paz em uma comunidade rural situada a 20 minutos da cidade de Mérida.

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Tamara Uribe
Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Tamara Uribe

Implantado em um vasto terreno de 15.000,00 m2 o projeto está inscrito em uma área de 610 m2 delimitada por uma plataforma que se eleva a 90 centímetros do terreno natural e define a área de intervenção da arquitetura, criando um universo próprio, diferenciado do contexto com um conjunto de paredes que contemplam a vegetação existente e ao mesmo tempo criam janelas para enquadrar a beleza natural de seu entorno.

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Tamara Uribe

Os 3 volumes, feitos a partir de uma trama de vigas de concreto feita em obra, repousam sobre esta plataforma, gerando um pátio central que os conecta e dá origem ao ambiente doméstico onde coexistem a vegetação pré-existente e a retícula geradora do projeto. É aqui que a vida ao ar livre dos habitantes ocorre em uma atmosfera única, seja relaxando junto à piscina, desfrutando da floresta artificial e natural onde eles podem pendurar suas redes ou simplesmente escutar o som natural dos pássaros e os galhos das árvores, ou o som da fonte localizada no pátio central.

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 16 de 24
Planta

O programa arquitetônico contempla em um único pavimento a área privada no volume leste com 3 dormitórios e uma sala de costura, enquanto o volume norte abriga a área comum com o hall de entrada, salas de estar de jantar, ligadas ao volume oeste com a cozinha, terraço, bar e áreas de serviço.

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Tamara Uribe

A paleta de materiais, composta de pedra local, revestimento de cimento polido e pisos feitos à mão, procura aproveitar ao máximo os recursos existentes e locais, complementados, é claro, por grandes janelas de alumínio e vidro que transformam os espaços completamente fechados em espaços integrados com o ambiente. Com algumas exceções, foram utilizados materiais mais duros, como no caso dos banheiros e bancadas de cozinha, onde são utilizados mármore e granito.

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Tamara Uribe

A Casa Reticular é uma casa de campo que oferece a seus habitantes um espaço que integra a vegetação existente e a arquitetura contemporânea, respeitando o contexto e suas tradições, mas ao mesmo tempo é inovadora e indica claramente que a arquitetura e a natureza podem coexistir sem impor uma sobre a outra.

Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura" [Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura] 11 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978195/casa-reticular-taller-estilo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.