Takumi Ota

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Edifício Shikism / Ryuichi Sasaki + Sasaki Architecture

© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  771
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Shinko Stainless Kemma

Principais tendências mundiais no paisagismo de interiores

Já não há dúvidas sobre os muitos benefícios que as plantas trazem para o espaço doméstico uma vez incorporadas a um projeto de “paisagismo de interiores” ou Plantscaping, como tal prática tem sido chamada. Integrar jardins e hortas em projetos residenciais atende a muitos propósitos, sejam eles práticos, estéticos ou psicológicos. Embora existam alguns requisitos básicos que devemos considerar ao incorporar plantas e jardins em nossos espaços interiores, as espécies de plantas assim como as soluções técnicas de projeto costumam variar enormemente de acordo com a sua localização. Ao explorarmos alguns dos principais projetos de interiores que incorporam plantas e jardins em seus espaços, identificamos uma série de padrões recorrentes, cada um refletindo características relevantes ao clima, ao estilo e às soluções construtivas específicas.

Enquanto as espécies de plantas escolhidas costumam variar de acordo com as condições climáticas do lugar, as principais diferenciações nos projetos avaliados estão relacionadas ao espaço em si e como os projetistas procuram aclimatá-las. Embora saibamos da importância do contanto direto com a natureza para a nossa saúde física e mental, plantas também são utilizadas em projetos residenciais com a finalidade de criar micro-climas ou para oferecer espaços onde as pessoas podem cultivar seus próprios alimentos. 

Touches of Green. Image © Pol ViladomsVertical Greenery. Image © Minq BuiVertical Greenery. Image © Hoang LeInterior Green Courtyard. Image © Mariela Apollonio+ 33

Tendências da arquitetura, construção e interiores para 2021: o popular, o relevante e o essencial

Ao rever os projetos de arquitetura que publicamos como parte de nossa seleção anual de 2020, pudemos distinguir muitos elementos e soluções recorrentes em termos de materiais, programas e funções.

Uma vez que a indústria da arquitetura se move um pouco mais devagar do que outras, descobrimos que muitos elementos e soluções de design dos últimos anos voltaram com força em 2020. Nesse sentido, acreditamos que as tendências no mundo da arquitetura podem ser definidas não apenas pelo que foi recorrente e popular, mas também pelo que se mostrou relevante e substancial.

Frenches Interior / Sibling Architecture. Image © Christine FrancisVilla in Ibiza / Reutov Design. Image Courtesy of Reutov Dmitry, Gerner EkaterinaSky House / MIA Design Studio. Image © Trieu ChienMountain View House / CAN. Image © Jim Stephenson+ 49

Interiores brutos: 20 projetos com concreto e madeira aparente

O projeto de interiores pode ser profundamente influenciado pelas opções de revestimento, acabamento e mobiliário. Atualmente, muitos arquitetos e profissionais de áreas próximas à arquitetura buscam soluções e materiais inovadores, no entanto, há também uma tendência que busca o calor dos espaços interiores, expondo os materiais em seu estado natural, bruto. Materiais ricos, como madeira e concreto, oferecem durabilidade que, combinada com um projeto que dê atenção aos detalhes, faz com que os espaços transmitam a sensação de calor e autenticidade.

Diluindo os limites entre arquitetura e desenho de mobiliário

Uma nova tendência de design, inserida entre os domínios da arquitetura e do design de interiores, está transformando a relação entre estas duas disciplinas ao estabelecer objetos capazes de definir e moldar nossos espaços interiores, criando ambientes dinâmicos e altamente flexíveis. Fugindo à qualquer tipo de categorização, tal prática está aproximando duas disciplinas historicamente não muito distantes: a arquitetura e o design. Com cada vez mais frequência nos deparamos com projetos que transitam entre a arquitetura em pequena escala e o design em grande escala, ou melhor, com objetos que não são nenhuma coisa nem outra, ou talvez, que sejam as duas coisas ao mesmo tempo. Quer seja uma consequência da crescente necessidade por espaços cada vez mais flexíveis e compactos ou de uma resposta arquitetônica aos novos desafios de uma sociedade cada dia mais digitalizada, estes projetos estão abrindo caminho para uma extrema versatilidade do espaço habitado.

"A Guy, his Bulldog, a Vegetable Garden, and the Home they Share" by HUSOS. Image © José HeviaMJE house by PKMN Architectures. Image © Javier de PazTakeshi Shikauchi’s Bath Kitchen House. Image © Koichi TorimuraWriter's Block by CHACOL. Image © Edward Duarte+ 10

Praça da Estação Tenri CoFuFun / nendo

  • Arquitetos: nendo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

©  Takumi Ota© Daichi Ano© Daichi Ano©  Takumi Ota+ 36

  • Colaborador De Projeto:IWATAYA ARCHITECTS
  • {:Area=>"área", :Architects=>"Arquitetos", :Interior Designers=>"Arquitetos De Interiores", :Designers=>"Designers", :Landscape Architects=>"Arquitetos Paisagistas", :Engineers=>"Engenheiros", :Artists=>"Artistas", :Location=>"Localização", :Year=>"Ano Do Projeto", :Project Year=>"Ano Do Projeto", :Photographs=>"Fotografias", :Competition=>"Competição", :Award=>"Premio", :Project Name=>"Projeto", :Credits=>"Autores", :Title=>"Título", :Type=>"Tipo", :Website=>"Website", :Organizers=>"Organizadores", :Registration Deadline=>"Prazo De Inscrição", :Submission Deadline=>"Prazo Para Envio", :Venue=>"Onde", :Address=>"Endereço", :Price=>"Preço", :Country Restrictions=>"Restrições Geográficas (Restrições Por País)", :From=>"De", :Until=>"Até", :Isbn=>"Isbn", :Author=>"Autor", :Publisher=>"Editor", :Publication Year=>"Ano Da Publicação", :Binding=>"Encadernação", :Language=>"Idioma", :M2=>"M2"}:KOKUYO
  • Sinalização:Nippon Design Center, Inc. Irobe Design Institute
  • Projeto Luminotécnico:izumi okayasu lighting design
  • Paisagismo:studio mons LLC.
  • Cidade:Tenri
  • País:Japão
Mais informaçõesMenos informações

Casa em Zenpukuji / aoyagi design

© Takumi Ota
© Takumi Ota

© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota+ 29

  • Arquitetos: aoyagi design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  93
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AGC Glass, AutoDesk, IOC Flooring, Sankyo aluminum, Yamada shomei lighting, +1

Os melhores projetos de arquitetura de 2020

© Shiromio Studio© Kevin Scott© Daici Ano© Jino Sam+ 102

Em nome de toda a equipe do ArchDaily, gostaríamos de agradecer seu apoio – a participação de vocês, leitoras e leitores, ajudou a tornar 2020 um ano melhor. Podemos dizer com satisfação que este ano, mais que em qualquer outro, alcançamos profissionais da arquitetura de todas as partes do mundo, contribuindo com ferramentas e inspiração para a criação de espaços melhores. 

Com mais de 5.500 obras diferentes publicadas ao longo do ano, nossa equipe de curadores tem o prazer de compartilhar esta seleção dos 100 projetos mais acessados de 2020. Esta lista representa o que há de melhor no conteúdo criado e compartilhado pela comunidade do ArchDaily nos últimos 11 meses.

Transformação de Casa no Estilo Pradaria de Frank Lloyd Wright em um Hotel / Kamiya Architects

© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota+ 22

  • Arquitetos: Kamiya Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  364
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Paisagismo de interiores: o que é "plantscaping"?

© Nelson Kon© Quang Dam© Edward Hendricks© Helene Binet+ 49

Os jardins e plantas de interiores trazem diversos benefícios para a vida cotidiana. O projeto paisagístico de interior, também chamado de plantscaping, é muito mais que simplesmente alocar plantas nos espaços internos; envolve a localização estratégica de espécies vegetais dentro de uma obra, buscando potencializar e destacar certos aspectos do projeto arquitetônico.

Casa K / miya akiko architecture atelier

© Shinkenchiku-sha© Shinkenchiku-sha© Takumi Ota© Takumi Ota+ 29

Yokohama, Japão

Preenchendo lacunas: a arquitetura dos espaços residuais

Em praticamente todas as cidades do mundo, sempre encontraremos algum tipo de espaço residual: terrenos vazios, áreas abandonadas, lacunas deixadas entre uma obra e outra, espaços em branco, sem uso. Nestas circunstancias, uma série de lotes urbanos acabam se tornando inadequados ou inaptos à construção de tipologias convencionais. Entretanto, estas mesmas limitações podem se tornar um terreno fértil para a nossa imaginação. Ressignificar um espaço esquecido, uma esquina desocupada, becos sem saída ou terrenos de formatos estranhos pode nos abrir uma nova frente de trabalho, criando novas oportunidades para o desenvolvimento urbano como um todo. Seja ampliando os espaços existentes de moradia ou acrescentando novas atividades e programas em áreas densamente povoadas, ocupar terrenos residuais pode ser uma valiosa contribuição para a ativação do espaço urbano.

House in Nada by FujiwaraMuro Architects. Image © Toshiyuki YanoSO&CO's multi-storey retail and office building in Ginza. Image © Takumi OtaSO&CO's multi-storey retail and office building in Ginza. Image © Takumi OtaO House by Hideyuki Nakayama Architecture. Image © Takumi Ota+ 8

Centro de Aprendizagem da Comunidade Central de Taga / Onishimaki + Hyakudayuki Architects

© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota© Kai Nakamura+ 7

Casa Marebito / VUILD

© Takumi Ota© Hayato Kurobe© Takumi Ota© Hayato Kurobe+ 20

  • Arquitetos: VUILD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hiramiya, Kawabe Metal Plate Kougyou, Nagata Corporation

Between the Greens - Salão Matrimonial / Archipatch

© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota+ 17

  • Arquitetos: Archipatch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1367
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Kamism, Rhinoceros, Sangetsu, channel original

Armários, estantes e prateleiras: 33 espaços de armazenamento

© Hey! Cheese© Kat Lu© Hey! Cheese© Kai Nakamura+ 34

A falta de espaços de armazenamento é um problema recorrente no projeto de uma casa. Na maioria dos casos, espaços residuais ou cantos desconfortáveis são usados para resolver a falta de prateleiras, gavetas e armários. A seguir, 33 exemplos de espaços de armazenamento que podem servir de inspiração para seus próximos projetos.

Casa O / Hideyuki Nakayama Architecture

Cortesia de Hideyuki Nakayama Architecture© Takumi Ota © Takumi Ota Maquete+ 24

Kyoto, Japão