Casa Jardim / MAMM DESIGN

Casa Jardim / MAMM DESIGN - Imagem 2 de 21Casa Jardim / MAMM DESIGN - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa Jardim / MAMM DESIGN - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Jardim / MAMM DESIGN - Imagem 5 de 21Casa Jardim / MAMM DESIGN - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: MAMM DESIGN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lighting M
  • Arquitetos Responsáveis: Maya Mada, Akira Mada
  • Estrutura: Ohno JAPAN
  • Arquitetos: MAMM DESIGN
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jardim / MAMM DESIGN - Imagem 2 de 21
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno fica de frente para uma rua a oeste. Todos os outros lados são cercados por casas vizinhas no lado leste e sul, e um prédio de apartamentos de tamanho médio no lado norte. Depois de considerar tudo o que o cliente precisava para a casa, não havia espaço de terreno suficiente para um jardim.

Casa Jardim / MAMM DESIGN - Fotografia de Exterior
© Takumi Ota

Ao separar o volume em pequenas caixas e colocá-las em diferentes posições, evitamos outras condições claustrofóbicas. Depois de fazer pesquisas e estudos meticulosos de diferentes implantações, o projeto final permite que cada volume  tenha ventilação natural e luz solar controlada através dos vazios entre espaços construídos. As diferentes alturas e deslocamentos horizontais e verticais também contribuem para este efeito. Como resultado, quase todos os telhados são cobertos com vegetação e tornam-se espaços secundários.

Casa Jardim / MAMM DESIGN - Imagem 20 de 21
Corte

As plantas e folhagens, visíveis de dentro pelas janelas, são cuidadosamente posicionadas e colocadas de forma que possam ser visíveis de maneiras interessantes. A família aprecia a vista das flores e frutos, bem como vivencia as folhas mudando de cor com as estações. Algumas das ervas que eles cultivaram também podem ser usadas para cozinhar diariamente. Árvores altas atuam como barreiras da rua e dos vizinhos e impedem que o forte sol da tarde entre pelas janelas. O solo da cobertura atua como isolante térmico natural e a transpiração das plantas contribui muito para o conforto térmico da casa.

Casa Jardim / MAMM DESIGN - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Takumi Ota

Incorporamos os jardins de forma a induzir a família a realizar diversas atividades ao ar livre. Podem utilizar estes espaços verdes como salas de estar ao ar livre, espaços recreativos para as crianças e até mesmo como espaços para a prática de golfe. Sua vida diária agora existe tanto fora quanto dentro, tudo dentro da liberdade de sua própria casa. O céu, juntamente com os espaços verdes em terraço, cria espaços exteriores metafóricos acima dos espaços físicos literais. Esses mundos paralelos colidem para formar um todo coerente.

Casa Jardim / MAMM DESIGN - Fachada
© Takumi Ota

O espaço interior inclui salas de estar, salas de jantar e quartos para as crianças. Cada espaço flui um no outro em uma circulação contínua sem separações rígidas e definidas. Os volumes compartilham suas paredes que atuam como elementos resistentes a terremotos e como divisórias suaves dos espaços maiores. Simplificando, as paredes proporcionam espaços coletivos e privativos adequados para os clientes.

Casa Jardim / MAMM DESIGN - Fotografia de Exterior
© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jardim / MAMM DESIGN" [Garden/House / MAMM DESIGN] 17 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972009/casa-jardim-mamm-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.