Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de InterioresSalão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraSalão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, TijoloSalão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de InterioresSalão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Addwall, MIYAKOYOGYO, ModuleX, Union
  • Arquiteto Responsável: Yusuke Yoshino
  • Lighting Designers: Takayuki Hashimoto, modulex
  • Arquitetura: YYA / Yusuke Yoshino Architects
  • Lighting Design: ModuleX
  • Cidade: Osaka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

Da cidade para o campo — Mesmo antes da pandemia causada pela COVID-19, as pessoas já deixavam a vida urbana para trás e se deslocavam para áreas rurais. Com o surgimento das redes sociais e outros meios de comunicação, não era raro criar espaços em áreas afastadas, já que os proprietários podiam atrair os clientes recorrendo a lojas exclusivas. Atualmente, devido à COVID-19, esta tendência de retorno às áreas rurais está se acelerando.

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota
Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

Arquitetura na localidade — Queríamos criar uma arquitetura que diferisse de outros salões de beleza. Normalmente, os salões são espaços onde o proprietário pode se expressar, frequentemente com ambientes inorgânicos feitos de concreto ou de madeira. Muitos salões seguem o mesmo conceito, como se houvesse uma imagem tradicional deste tipo de espaço. Para este projeto, quisemos criar uma existência diferente, onde o desenho do espaço não seria digerido. A palavra "diferente" pode soar como algo fora do comum, mas em outras palavras, achei importante que a arquitetura tivesse um certo estilo. Buscamos criar um salão distinto que atraísse ou fizesse as pessoas quererem vir a este espaço, mesmo se construído em uma área rural.

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota
Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Imagem 19 de 19
Planta

Um espaço fenomenológico, como uma miragem — A loja está localizada no pavimento térreo de um edifício de apartamentos de cinco pavimentos, com um revestimento típico de azulejos. Em resposta ao azulejo, procurei criar uma composição contínua ao edifício existente, porém que também tenta romper esta continuidade. O piso é revestido com telhas sob medida, em quatro tons de cores diferentes, como um elemento indefinível. O rosa é a base, cor usada nas paredes externas das casas do Marrocos e no Oriente Médio, na tentativa de criar um espaço e uma paisagem anônima.

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Tijolo
© Takumi Ota
Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

As paredes também foram pintadas com uma tinta especial composta de duas cores. O espaço então se torna uma complexa interação de múltiplas tonalidades, na busca de um espaço ambíguo que não pode ser definido. Além disso, a percepção das cores do piso, das paredes e do teto aparecem de maneira diferente à medida que a luz se transforma durante o dia, criando um espaço fenomenológico. É um local onde podemos observar e perceber os aspectos primitivos da arquitetura, mutáveis a cada momento do dia. De certa forma, é um espaço abstrato; o espelho no salão de beleza é o único elemento que nos traz de volta à realidade e, neste caso, é feito como uma chapa fina apoiada, como um elemento irreal, um objeto flutuando no espaço. Da mesma forma, as mesas laterais também são totalmente espelhadas.

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Takumi Ota

Ao ver as cores, alguns podem pensar no Marrocos, enquanto outros pensam no México. O projeto estimula a percepção das pessoas, evocando livremente algo diferente para cada visitante. Além disso, embora seja raro sentir uma sequência vertical em uma loja, ao colocar os degraus deliberadamente nos lugares corretos, criamos um espaço sequencial, obtendo um espaço contínuo dentro de um local estreito.

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Takumi Ota
Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

A galeria foi projetada para ser um lugar onde as pessoas possam se engajar proativamente em atividades como fotografia, lojas pop-up, café, exposições, etc., a intenção é que seja um local que transcenda a estrutura de um salão de beleza. O ambiente destinado ao salão está localizado sobre uma plataforma elevada, dividindo o espaço e o diferenciando da galeria. Ao observar o salão do lado de fora, o palco elevado à noite é iluminado por luzes, como um espetáculo, que atrai as pessoas do lado de fora.

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

O spa na parte posterior do edifício é acessado por uma escadaria, cercado por salas semi-privativas com paredes independentes. Por motivos de segurança, a altura da parede é ajustada para que o usuário possa ver o acesso. Os materiais internos escoam-se para o exterior para criar uma sensação de continuidade e, ao mesmo tempo, para defender uma arquitetura descontínua do revestimento do edifício. Acredito que ao projetar um espaço que apela para os cinco sentidos e estimula a percepção de cada visitante, criamos um novo tipo de arquitetura. 

Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Osaka, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão Lula Hair / YYA / Yusuke Yoshino Architects" [Lula Hair Salon / YYA / Yusuke Yoshino Architects] 09 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973287/salao-lula-hair-yya-yusuke-yoshino-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.